Machado de Assis Poemas a Palmeira
''Tiré una piedra en dirección al hogar de las aguas.Corrí en las sombras de los bosques entre los haces de luz de la copa de los árboles ancestrales. Bajé por caminos ocultos en la oscuridad. En mis oídos sólo llegaban los sonidos de la piedra, el caer de los frutos maduros, amanecer de las plantas y nacer de los pájaros. Mi cuerpo se convirtió en una cáscara de semilla brotando de la tierra, mi piel unida con el suelo, mi pierna tronco y raíces. Soy un poco del flujo de los ríos con el soplido del aire y llamas de fuego. Soy un canto fuera del tiempo en la ausencia de pensamiento. Mi ser una flauta de la selva tocada con gotas de lluvia.''
Gostava de observar o horizonte como um pássaro entusiasmado que prepara suas asas para fazer sua última dança no ar.
Eterno é o instante que nasce de um sopro musical, ele é como um belo sorriso que traz luz aos becos escuros das grandes avenidas da vida. Bom é sentir a força desse sopro nutrido de musicalidade e harmonia - é o despertar de um estado sagrado em que o ser não é apenas humano.
Nosso narrar é como as águas em movimento com fluxos tecidos no espírito e que, nas raízes cantam nossa história. Palavras são sementes que plantamos para que continuem a crescer fortes e em árvores nossos filhos ainda possam ler nas folhas os saberes do nosso povo.
Ser bom em algo é trabalhar arduamente até que se torne um hábito, a felicidade segue esse mesmo princípio.
O amor é normalmente comparado com coisas que crescem, ou morrem aos poucos. Essa comparação é feita porque realmente ou o amor cresce, ou o amor morre aos poucos.
As coisas mudam. Assim com em um piscar de olhos, tudo aquilo que se prometia eterno, não passou de ilusões. O amor é assim, mas quem dera se os sentimentos passasem como em um piscar de olhos.
Você é como meu travesseiro. Nos dias tristes me apoio nele e choro. A única diferença é que ele está perto. Mas as minhas lágrimas secam no travesseiro assim como secam na sua companhia
Eu sinto saudade de como éramos antes. Antes das brigas. Antes das mentiras. E antes das mágoas que causamos um ao outro.
A maior decepção, é se dar conta que a vida lhe ensinou e você não se deu conta de corrigir seus erros a tempo.
Há tanto para dizer-te, posso não ser a mais bela, mas o que é a beleza senão uma mera expectativa de realidade? Tenho algo que jamais irei perder, que não se passará com o tempo, pelo contrário, se intensificará .
Porque você não consegue me ver?
Quando tiver difícil, lembre- se são provações necessárias para testar, te fazer forte.
Em meio às turbulências, na frente a vitória.
[...] Eu segurei minha respiração, pensei em tudo que me sufocava e me matava aos poucos; e só me vinha em mente, você.
No deleito da morte súbita de devorar a carne sem lhe atribuir qualquer afeto, penetrou e dilacerou
Tirou proveitos a seu bem-estar e a matou lentamente sob o inesperado pensamento dócil de que ele seria um cavalheiro.
O mercado está diferente, o cliente está diferente, e você ainda insiste em atender da mesma forma de anos atrás? Acorda! Crie, reinvente-se, mude!
