Machado de Assis- a Causa Secreta
Aaa a paixão é fogo, arde, deseja, sonha, tem ciúmes, tem carência, causa insegurança ao mesmo tempo que promete a eternidade, pra sempres, universos, um monte de superficialidades, porém sem a paixão uma aproximação amigável tem a tendência de ser somente amizade que, considerada, aceita a distância, afinal cada um tem sua vida, sua família, seus outros amigos, o parente, o churrasco, a balada, a revoada, a falta de compromisso, falta de interesses se a conversa não for a da pauta rsrs, a tiração, a provocação, a beira da inimizade, chegando por vezes o ódio.
Já o amor, aaaaaa o amoorr, esse tem consistência, nem sempre fala sim, mas quando promete cumpri, caminha, cria possibilidades, cria aventuras, tira da rotina, da segurança, estabilidade, cuida, cura, afaga, abraça no peito, assume estar junto e cumpri, faz sacrifício, se doa sem troca, transforma em simples o que estava complexo, diz tmj, é cordão de três dobras, é força, é conquista, é prosperidade, com saúde, são instantes de felicidades ímpar, são pares, são inesquecíveis afetos com sinceridade sem machucar, sem dolo.
Difícil resumir o amor quando se ama.
Ninguém adora por causa do conhecimento que tem, mas pelo nível de revelação que tem do Eterno. Se o nosso nível de revelação é rasa, a nossa adoração também será rasa. Somos nós que decidimos o nível de revelação que teremos de Deus; pois, se não imergimos nas águas do Rio de Deus e ficarmos somente na beirada, seremos rasos a vida toda. Ezequiel 47.1-5. No Abba, que nos chama para as águas profundas.
Abandonar a fé por causa dos escândalos de homens e mulheres que envergonham o Evangelho é, o mesmo que pedir para Pedro e Paulo deixarem de amar a Jesus por causa de Judas e Demas. Todos eles fizeram parte do corpo de Cristo, mas cada um escolheu o seu destino.
Sim, Deus julga as intenções do coração, mas o calvinismo diz falsamente que Ele causa as intenções que ele julga.
Tragicamente a Igreja de Cristo se tornou alvo de zombarias e hostilidades por causa do comportamento dos lobos, bodes e joio que estão infiltrados no meio dela.
A cauterização da mente e a ingenuidade de algumas ovelhas, algumas vezes me causa mais perplexidade do que as mentiras e falta de caráter dos falsos pastores.
Há coisas que Deus não faz, não porque não tem todo o poder, mas por causa de quem Ele é. A sua onipotência não pode subjugar seu caráter:
1° Deus não pode negar a si mesmo (2ª Tm 2.13);
2° Deus não pode mudar ou ser mudado (Ml 3.6; Tg 1.17);
3° Deus não pode mentir (Tt 1:2);
4º Deus não pode entrar no coração de quem não permite (At. 7.51; Ap 3.20) etc...
O Argumento da Causalidade de Deus
Todos os efeitos preexistem na sua causa eficiente, visto que uma causa não pode produzir o que não possui — não pode dar o que não tem para dar. Deus é a Causa primeira de tudo que existe ou existirá. Portanto, o futuro (incluindo todas as suas ações livres) preexistem em Deus. Portanto, conhecendo a Si mesmo, Deus conhece todas as ações livres futuras. Deus se conhece infalivelmente e eternamente. Por conseguinte, Deus tem conhecimento infalível e eterno de todas as ações livres que acontecerão. Norman Geisler — Teologia Sistemática, A Onisciência de Deus, pág. 704, livro I, vol. II.
Mateus 13.58: "não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles".
Os antigos Nazarenos incrédulos do tempo de Jesus são os atuais cessacionistas de hoje. Isso é apenas o processo histórico se repetindo.
Como disse certa vez Randy Clark: Não há milagres acontecendo porque nós nos tornamos “Nazaré”, uma cultura de incredulidade - cética - como Nazaré, onde Jesus, por causa da incredulidade dos habitantes, não realizou feitos poderosos, a não ser curar uns poucos.
Randy Clark, Intimacy With God.
Mateus 13.58: "E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles".
Se Jesus entrasse em muitas igrejas cessacionistas (Atuais Nazarenos) também não realizaria muitos milagres.
Mateus 13.58: "não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles".
Os antigos Nazarenos incrédulos do tempo de Jesus são os atuais cessacionistas de hoje. Isso é apenas o processo histórico se repetindo.
Cristo a Causa e Fundamento da Eleição
Calvinistas não Creem que Cristo é a Causa ou Fundamento da Eleição.
François Turretini, um dos papas intocáveis do calvinismo, admite que os Arminianos crêem que Cristo é causa ou fundamento da escolha da eleição (Ele nega que Cristo Seja causa eleição). Vai além, diz que os Luteranos estão do lado dos Arminianos nesse sentido, além de outros mais:
“Os Arminianos aqui e ali elaboram isso como o fundamento primário de sua opinião (como aparece no Collatio... Hagae [1615], nas Atas do Sínodo de Dort, nos escritos de Armínio, Corvinus, Grevinchovius, entre outros). [...] Os Luteranos concordam com os Arminianos aqui em sua afirmação de que Cristo é a causa meritória da eleição (como Eckhardus, Fasciculus controversiarum Theologicarum [1631], Gherardus, Brockmannus, entre outros). Sob o pretexto de enaltecer a glória de Cristo, seu objetivo é estabelecer a graça universal e destruir a eleição absoluta de Deus segundo seu beneplácito (kat' eudokian). Com eles concordam também alguns de nossos doutores que defendem a graça universal (os quais, para mais facilmente elaborar a redenção universal, afirmam que o decreto de enviar a Cristo para a salvação da raça humana precedeu o decreto da eleição, o qual, dizem, se ocupou em gerar fé e fluiu do amor geral de Deus pelos homens [philanthropia], e, por isso, era mais amplo do que aquele)."
Cristo nunca foi o fundamento da doutrina Calvinista, mas apenas um acessório!
“Cristo é a causa e o fundamento da eleição? Isso negamos contra os Arminianos e Luteranos. (...) os Luteranos concordam com os Arminianos aqui em sua afirmação de que Cristo é a causa meritória da eleição (...)”. François Turretini - Págs. 452-453, Os Decretos de Deus em Geral e a Predestinação em Particular – 12º Pergunta: A Causa da Eleição. Compêndio de teologia apologética: Vol. 1 / tradução de Edições Paracletos. São Paulo: Cultura Cristã, 2011.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Se você se afastou de Cristo por causa dos homens, foi porque sua aliança com os homens foi maior que a com Cristo.
Diz o católico desinformado: “sair da igreja católica, por causa do erro de alguns é a mesma coisa que pedir para João deixar de ser apóstolo, só porque Judas era traidor”.
Resposta: Um dos erros dos apologetas da igreja católica apostólica romana é confundir o termo "CATÓLICO" (Universal) com a sigla que identifica a denominação que eles pertencem. Seria o mesmo que um membro da IURD dizer que quem sai da Igreja UNIVERSAL do Reino de Deus perdeu a salvação. Os nomes dessas instituições são apenas a identificação e um marketing da instituição e mais nada.
Não podemos desistir da nossa caminhada com Deus por causa dos escândalos promovidos por alguns homens; pois revelaria que a nossa fé estava fundamentada em homens e não em Deus. Homens são relativos, sujeitos às falhas, e em algum momento nos decepcionarão, mas Deus é Absoluto e permanecerá fiel até o fim.
Os invejosos quase sempre são gerados por causa da intimidade. Cuidado com quem você deixa entrar na sua vida.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp