Machado de Assi Poema a Carta
Qualquer coisa que comprometa a narrativa indígena abre discussão para questionamentos sobre conteúdos indígenas e indigenistas. É muito comum haver confusão entre os dois e o lugar de fala de cada um. No cinema cresce cada vez mais o número de documentários e filmes indigenistas, em que não indígenas trazem seu olhar sobre as temáticas indígenas por meio de depoimentos de indígenas dos diferentes povos no Brasil.
Quando falamos em comunicação indígena não estamos limitados ao formato jornalístico padronizado ou apenas na missão de produzir notícias indígenas feitas por diferentes etnias, mas falamos de uma comunicação ampla, além das palavras, imagens, ativismo ou faits divers. A força da comunicação oral é a mesma que permite memórias e saberes serem compartilhados por gerações. Um bom comunicador indígena possui uma sensibilidade que ultrapassa o mundo físico.
Etnomídia é uma ferramenta de empoderamento cultural e étnico, por meio da convergência de várias mídias dentro de uma visão etno. Por isso o uso deste prefixo. Ela é uma forma de promover a descolonização dos meios de comunicação, podendo ser executada por diferentes identidades étnicas e culturais. A apropriação dos meios de comunicar tornou possível aos povos serem seus próprios interlocutores.
Para viver não existe manual, não existe filosofia que possa ser aplicada à todos. Manejar a vida da forma que você quer não é ser livre. Ser livre é minimizar seu ego, e entrar em plena harmonia com tudo. Note que harmonizar não é desistir, mas aceitar com serenidade o que aconteceu ou o que está acontecendo.
Os realizados pouco sabem do que os frustrados sentem. As frustrações chegam a todos, mas em níveis diferentes, para defini-los como tais seres. A paz pode fugir das mãos por detalhes. A loucura e a tristeza são irmãs siamesas. Os desejos que alimentam, são os mesmos que matam de fome. A honra, mãe de todos os homens, às vezes tortura até a morte os que não a respeitam. E essa tortura é vergonhosa, dia à dia, paulatinamente; arrastando a face dos futuros frustrados ao solo. A paz não some de um dia para o outro, é retirada por pequenas frações de tempo e volta, continuamente, até que se soma em alguns casos. E aí, é como se uma tsunami arrasasse a terra fértil do coração, transformando os sonhos em arrependimentos.
Há algo obscuro que ninguém entende, mas se diz entender sobre a vida. Existem estudiosos religiosos, estudiosos ateus, estudiosos agnósticos, mas nenhum deles vai chegar numa verdade absoluta, porque cada um de nós carrega uma verdade, do que nosso Ser vivenciou através de nossos sentidos. Algumas dores, ou alegrias que vivenciamos, podem nos atrapalhar nessa busca pelo entendimento. As pessoas não entendem, que não são a plenitude da sabedoria, e que a verdade em que elas acreditam, pode nunca ser comprovada. Viveram, acreditarão e morrerão sem saber se as coisas que acreditavam era realmente a verdade.
Quem quer melhorar sua concepção de vida, o simples desejo não basta, é preciso criar condições para que as coisas aconteçam, quando agimos assim, nós sentimos no "ar" que as mudanças estão acontecendo ou irão acontecer. O inimigo número um do Desejo, é o desânimo, e nós estamos ainda jovens para desistirmos, tão fácil...
Quando não entendemos algo, culpamos o outro por falar algo sem sentido. Só entendemos algo através de conhecimentos adquiridos, pressupõe-se que não podemos interpretar sem o conhecimento prévio daquilo que tentamos entender, ou de algo semelhante. Fingimos não precisar do passado, mas só agimos como agimos pelos conhecimentos que adquirimos, agindo de acordo com o futuro que pretendemos, racionalmente ou não.
Quando alguém destila veneno em mim através das palavras, observo friamente os motivos, penso na maneira que tal pessoa foi criada, nas dores que já deve ter passado nessa vida. Pensando assim, não enxergo tanto o ignorante, mas penso em todo o seu processo de formação, até dizer tais palavras. Espero que eu consiga ser mais sábio com as palavras, e assim, um dia não serei tão ignorante, tanto como sou agora.
Quem gosta de falar dos outros procura uma comicidade nisso, para que não demonstre ser tão desagradável. Precisa que os outros o admirem, para que as críticas fajutas e hostis, sejam vistas como mera sutileza de um dito sábio. O verdadeiro sábio, sabe guardar seus pensamentos mesquinhos, e se pronunciar quando achar palavras uteis.
Cada descoberta, cada aprendizado sobre a vida, nos eleva o espirito, faz um bem interior imensurável. Estar de bem com a vida, se sentir feliz não necessita estar o tempo todo rindo, até porque, rir toda hora se torna chato. Afaste-se dos barulhos que nada te traz de proveito, neste mundo escasso de paz, observe o quanto Deus tem te dado de graça.
A doutrina de Jesus, desde seu início encontrou resistência nas pessoas que a ouviram. Muitos de seus seguidores foram perseguidos e até mortos. O ensino de Jesus em um primeiro instante parece fácil e bonito, mas quando analisado em profundidade impõe muita renúncia a quem se dispõe a segui-lo. O próprio Cristo falou dessa resistência em sua parábola do semeador. A semente foi lançada em todos os tipos de terreno mental e espiritual. Parte da semente foi jogada entre os espinheiros que representam os cuidados do mundo; depois de germinada os cuidados do mundo sufocaram a planta e ela morreu. Outra parte caiu em terreno pedregoso: a semente germinou, mas porque não havia terra suficiente a planta morreu, quando vieram os raios do sol. Apenas uma pequena parte caiu em terreno propício à germinação da semente, ao crescimento da planta e a consequente produção de frutos por ela. Por outro lado, Paulo apóstolo, autor do primeiro documento do novo testamento, desde o começo de sua pregação no primeiro século, não deixou de alertar à Igreja nascente que a nossa verdadeira pátria não se encontra aqui, mas no céu. E que os cristãos não se acomodassem às coisas do mundo. Dessa forma a Igreja está no mundo para transformar os seguidores de Jesus em novos Cristos que a exemplo de Cristo se proclamou como "a luz do mundo" e esses seguidores também devem ser luz para o mundo. O que vemos nos dias de hoje? Um movimento contrário: o líder espiritual - o papa -, trazendo para dentro da Igreja tudo o que a Igreja em seus quase dois mil anos de existência condenou como algo pernicioso e incompatível com a santidade que deve ser a meta do cristão. Vemos um papa preocupado em combater o efeito e não a causa do que poderia ser considerado mal. Vemos um papa dando claras mostras de simpatia pelo ateísmo e pelo comunismo, chegando ao ponto de preferir o ateu ao católico que se porta com hipocrisia. Ora, o católico, mesmo que se porte de forma hipócrita em certos momentos, é superior espiritualmente falando ao ateu que não crê em Deus. Se não crê em Deus, muito menos em Jesus que se disse Filho de Deus. O católico - se acha tempo para ir à Igreja, no fundo acredita em Deus e por tabela em Jesus. Como escrevi no começo, a palavra de Jesus não é de fácil digestão por quem a ouve e muitos se revoltam ou ouvem apenas aquilo que lhes interessam. Se nos dias de hoje, muitos seguidores do Papa se declaram como fãs dele, devemos concluir que o Papa não está pregando o Evangelho verdadeiro de Jesus como todos os seguidores de Jesus anteriores ao Papa o fizeram. Ainda bem que a Igreja não é uma empresa, pois se fosse estaria a caminho da falência. Nenhuma empresa sobrevive com o próprio diretor presidente falando mal dela. O papa denigre desde os dirigentes espirituais da Igreja até os fiéis que vão à missa. Mas a Igreja não acabará. Nem o ensinamento verdadeiro de Jesus será contaminado pelo ensinamento falso do papa atual.
Pensamento é um pulso elétrico estranho, que nos faz superiores à outros animais, mas tem o poder de nos sabotar, escravizar e matar. A linha tênue entre o pensar e o lembrar, faz de nosso cérebro um mártir. Seria bom se a vida fosse literalmente um sonho... Passar meus dias numa maca, mas sonhando, ao invés de abrir meus olhos na mesma merda e chorar sempre pelos mesmos motivos.
Sentava naquele banco e esperava as horas passarem, a vida passar perante meus olhos coloridos e melancólicos. Algumas pessoas o observavam, como se fosse alguém que fizesse efeito no mundo. Enquanto ele não queria observar as pessoas, mas pensar nos seus atos, e em algum ato alheio que pudera influir em sua vida.
Estamos enredados em finas cordas invisíveis, que vibram conforme as movimentamos independentemente da noção maniqueísta de bem e mal. Quando não acreditamos em nossas potencialidades por não conseguirmos enxergar nossos talentos internos, deixamos de ir ao mercado da vida, local onde trocamos talentos uns com os outros, cortando o destino programado de abundância e prosperidade.
Jamais entendi os jovens, e jamais conseguirei compreender os mais velhos, minha idade é única por isso os que me acompanham e conseguem perceber que estamos presos em um lapso temporal criado apenas para nossa geração, é abastecido com coisas e momentos limitados a nossa instrução e relação com a sociedade atual, em termos mais práticos, o que consumo hoje é voltado apenas para minha geração, e o que os jovens consomem é apenas para a geração deles, e sempre foi e será sempre assim, e quando percebemos isso ficamos assustados, pois não conseguimos transmitir as ideias e conceitos para os demais, teremos que aguardar a chegada deles a esta mesma idade para que possam chamar isso de aprendizado de vida.
Introspecção é a melhor forma de evolução, aprendi que voltar não é errado, é o mais coeso a ser feito, a humildade em se reconhecer e poder corrigir é mais libertador do que manter-se na falsa inspiração daquilo que nunca seremos, talvez, isso seja a forma mais divina de redenção, ou não, mas de qualquer forma será a melhor alternativa para matar nosso ego e seguir em paz ao que desejamos e chamamos de redenção, no que o budismo chama de iluminação!
Diga-me a verdade, sempre a verdade, mesmo que doa, mesmo que vá me deixar triste, mesmo que pense que não poderei suporta-la, saiba que, embora demore eu ficarei bem, caso insista em mentir pra mim, ficarei doente, impotente, perdido, a mentira é uma doença que por ironia só pode ser curada com a verdade.
Olho para trás, nem sempre com orgulho mas, satisfeito com as experiências que vivi. Umas me trouxeram inestimáveis lembranças e outras me ensinaram quem eu não devia seguir e quem eu não devo me tornar. Olho para o passado não porque tenho medo do futuro e sim porque lá (no ontem) estão os fragmentos lapidados de mim. E são essas partes que se tornaram minha grande riqueza, compondo todo o tesouro do meu ser.
Dizem por aí que se o olho não vê o coração não irá sentir e eu não acredito nisso. Se essa fosse mesmo uma verdade por que será que as musicas me fazem chorar e cheiros aguçam meus desejos? Sempre vai existir gente que tentará nos cegar, mas lembrem-se que o amor que podemos tocar é superficial. Quando esse sentimento amadurece e se torna mais verdadeiro ele fica mais difícil de ver e de sentir por estar além da epiderme. A intangibilidade do amor o dignifica e o ressignifica deixando obvio que ele já não faz mais parte do mundo e sim parte de nós.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poema de Amor Verdadeiro
- Frases de Machado de Assis
- Poesia Felicidade de Machado de Assis
- 28 poemas sobre a infância para reviver essa fase mágica da vida
- Poema para Irmã