Machado de Assi Poema a Carta
Um Momento Para Nós...
Algumas vezes na semana, no mês ou até mesmo no dia, precisamos de um momento nosso.
Um momento em que possamos dedicar a nós mesmos e nada mais.
Parar para pensar sobre nossas vidas. O que tem acontecido, o que temos feito, como estamos vivendo.
Pensar nisso tudo sem ter que ouvir críticas, sugestões, apenas deixar que o nosso interior fale por nós.
Pensar em quem ou como gostaríamos de ser. O que gostaríamos de fazer, onde ir, quem conhecer...apenas sonhar. Afinal os sonhos alimentam a alma.
Um momento para chorar, para falar sozinho ou até rir de si mesmo.
Pensar naquelas pessoas que nos fazem sentir tão bem, tão felizes, tão humano.
Pensar também naquelas pessoas que não estão mais entre nós, mas muito importante pensar nisso com total tranquilidade, uma saudade gostosa e que com a certeza de que as lembranças nesse momento, são os melhores presentes que foram deixados por elas. E sorrir... Sorrir a todo instante.
Lembrar de algo bom que nos aconteceu e nos mínimos detalhes e fazer com ele se transforme em um sonho bom.
Precisamos imaginar o cenário perfeito da felicidade para nós e viajar nessas emoções.
Sentir que ainda somos nós mesmos e que a felicidade existe e está dentro de nós.
Devemos relaxar... deitar, fechar os olhos, ouvir uma boa música. Desligar nosso pensamento do mundo e imaginar um mundo bom que gostaríamos de viver.
Esse é o momento que precisamos ter em alguns momentos da nossa vida. Para uns será um momento de descanso, para outros reflexão, outros até ilusão, mas, com certeza será um momento que teremos certeza de que será somente nosso e cabe a nós decidir como ele será.
Nossos Propósitos
Já parou para pensar que todos nós temos um ou vários propósitos nessa vida?
Como é possível haver tanta desigualdade, tanta indiferença com pessoas tão iguais nesse mundo?
Cada um de nós traz consigo sentimentos profundos que ninguém além de nós mesmos pode defini-los.
Vivemos nossos dias muitas vezes, como se não houvesse amanhã, como se nossas ações não terão consequências e por acreditar nisso desacreditamos no mundo, nas pessoas e muitas vezes até em Deus.
Fazemos das nossas vidas um passar de dias ociosos e sem amor próximo achando que nada disso importa ou faz sentido. Não devemos pensar assim.
Cada ser humano que faz parte das nossas vidas, levam suas dores que precisam serem vividas, e algumas vezes fingimos não ver ou não querer ajudar.
Precisamos encarar a realidade e ver que estes são tão necessitados quanto nós.
As pessoas ao nosso redor precisam de ajuda sim e nós precisamos ajudá-las.
Em alguns casos é difícil ajudar a quem não quer ser ajudado, mas precisamos colocar isso como um dos nossos propósitos do dia a dia. Precisamos fazer a nossa parte.
Todos nós temos propósitos na vida e vida tem um propósito para nós também.
E diante disso, precisamos correr atrás das oportunidades e tentar transformar vidas e pessoas.
Não sabemos ao certo qual a tarefa que nos é dada, mas podemos fazer dias melhores para muitas pessoas que estão próximas de nós, bastamos nós realmente querermos.
Ajude para que você possa ser ajudado. Ao transformar a vida de alguém com bondade e amor, estamos transformando a nós mesmos em pessoas melhores e assim tendo cumprido um propósito que tenho certeza que é dever de todos que é dar sempre amor ao próximo.
Nossas Ações
Algumas pessoas nesse mundo, se tornam grandes exemplos para outras pessoas.
Uns tem o dom da palavra, outros o dom da escrita, mas muito difícil aquele que tem o dom das ações. Esse é quase raro.
É muito bom podemos ler uma boa mensagem, ler um livro que nos faça sentir melhor e
viajar em sentimentos e emoções, mas melhor ainda é por em pratica todos esses
sentimentos e de forma intensa e real. Isso é um grande desafio.
Nossas ações muitas vezes, dizem quem somos e o que queremos. Esse é o nosso
exemplo maior. Daí então a importância de tentarmos a cada dia ter um boa postura diante das situações. Tentarmos ter melhores pensamentos pois eles são a fonte das nossas ações. É muito difícil controlá-los, mas com a prática diária e esforço, todos nós podemos controlá-los e assim consequentemente melhorar nossas ações.
Outro fator importante também é termos consciência de quem nós realmente somos. Não
adianta você tentar ser quem você realmente ainda não é. Isso pode nos trazer decepções com as pessoas ao nosso redor e principalmente com nós mesmos, o que é ainda bem pior. Se você quer se modificar, tente ao poucos, mas tente sempre. Algumas vezes você vai cair, mas o importante é se levantar em todas elas.
Mude seus maus hábitos, mude seus pensamentos, mude suas ações. Mude sempre e
para melhor. Com boas ações, bons frutos. E assim teremos o alimento necessário para
nos transformamos e podermos ser exemplos para aqueles ao nosso redor.
Para Você Refletir...
Pare esse momento para fazer uma reflexão sobre a sua vida. Esvazie sua mente e reflita sobre o que você tem feito:
Pela sua família
Pelos seus amigos
Pelos seus sentimentos
Com o seu tempo
Com o seu corpo
Com o seu mundo
Com você mesmo
Reflita se sua vida está tão ruim quanto pensa.
Reflita se não há pessoas com lutas maiores que a sua e mesmo assim segue com amor e otimismo.
Reflita se o que você deseja é o melhor para você.
Será que o que você pensa ser sua felicidade não poderá será sua desgraça?
Reflita se enquanto você reclama do que não tem, muitas pessoas vivem felizes mesmo sem ter o que hoje você possui.
Já Parou para pensar onde está a verdadeira felicidade?
Reflita sobre o seu corpo. Essa máquina perfeita que Deus lhe proporcionou e que
muitas vezes você maltrata e julga ser imperfeita, quando há muitos que apenas gostaria de caminhar, ver, falar, sorrir.
Reflita sobre o seu comportamento com seus pais, filhos, irmãos, parentes e amigos.
Será que você não tem nenhum tempo de seu dia que possa dedicar a ele?
Já pensou se amanhã ele não estivesse mais aqui entre nós?
Sua consciência estaria tranquila de que você fez o máximo por ele e que você deu o melhor de si para ajudá-lo e vê-lo bem?
Reflita sobre o que a vida significa para você. Será que é só um mundo de conquistas e méritos?
Será que daqui levaremos valores que conquistamos em nossas lutas ou nossos bens materiais?
O que realmente vale nessa vida para você?
Já parou para refletir, como Deus é bom e tem colocado grandes maravilhas em seu caminho?
Será que você sabe aproveitar, reconhecer e ser grata por tudo isso?
Reflita sobre sua vida! Dedique um tempo do seu dia a você mesmo. Aproveite o seu
tempo da melhor forma que puder pois cada dia que passa não é um dia a mais, e sim,
um dia a menos. Procure plantar a semente do bem para que sua colheita futura possa
ser agradável. Seja, faça, dê, sempre o melhor que puder. Você não mudará hoje, no
entanto, é necessário iniciar o processo de mudança para evolui cada dia mais e preparar
de forma agradável o seu futuro.
Reflita sobre isso...
Julgamento Por Aparência
Em alguns momentos em nossas vidas costumamos julgar as pessoas pelo que elas aparentam ser.
Às vezes as conhecemos e outras vezes não e ainda assim logo tratamos de criar um pensamento em relação a uma pessoa pelo que ela aparenta ser.
Não cogitamos a possibilidade de a pessoa estar passando por um dia difícil ou por ela ter sentimentos obscuros do qual todos nós seres humanos temos dentro dos nossos corações e do qual precisamos saber conviver e tentar superar essa situação doando um pouco de nós mesmos e daquilo que temos de bom dentro de nós.
Seria tão bom que sempre que passássemos por essa situação pudéssemos tentar conversar com o outro. Tentar conhecê-lo melhor e saber sobre seus pensamentos, sentimentos, sonhos, defeitos e tudo aquilo que lhe aflige o coração e fazer com que essa pessoa se possa talvez se sentir mais humana e se sentir bem por ter um apoio, uma palavra amiga.
Por agir assim tão imaturamente, às vezes deixamos pessoas maravilhosas passarem em nossas vidas sem ao menos tentar conhecê-las, e sendo assim, algumas vezes perdemos grandes amigos, grandes lições que a vida nos enviou. Tudo isso por nosso egoísmo, preconceito, medo,reputação, entre tantos outros sentimentos que nos impedem de se tornar pessoas melhores.
Que possamos aproveitar mais as pessoas. Aproveitar tudo de bom que elas podem nos oferecer. Sempre há algo de bom, nós que precisamos fazer essa busca. Pessoas que fazem parte das nossas vidas são anjos enviados para nos mostrar o caminho da felicidade, cabe a nós analisar esses fatos e transformar o nosso trajeto para a melhor direção possível.
Desânimo
Em alguns momentos na nossa vida nos deparamos com um grande desânimo e uma enorme falta de vontade de mudar as coisas.
Um momento em que nos vemos cansado. Casando das coisas, das pessoas, da vida como um todo.
Nada ao nosso redor parece ter importância, nem as distrações, nem as pessoas que tentam nos animar.
É como se a nossa vida fosse em vão.
Nos sentimos solitários mas ao mesmo tempo não queremos estar com as pessoas.
Há momento em que queremos apenas que o dia acabe para que o amanhã talvez possa ser melhor.
E que bom que pelo menos nisso ainda acreditamos. É sinal de que ainda há esperança dentro de nós.
Todos nós passamos por esse momento. Seja com frequência ou não, mas ele sempre vêm e vai.
Às vezes ele não desaparece com facilidade, mas isso também passa, sempre passa.
Que nesse momento possamos aproveitar e fazer algo que possa nos ajudar a refletir e tentar melhorar.
Por mais que seja difícil, precisamos tentar. Ouvir uma música, conversar com algum amigo, ver algum filme, dormir. Fazer aquilo que possa distrair nossa mente e trazer algum benefício para nós.
Sempre há algo que podemos fazer para tentarmos se sentir melhor.
Precisamos nos conhecer melhor e fazer com que as coisas aconteçam.
Tentar isso sempre que for necessário...
Nossas Máscaras
Como seria bom se pudéssemos viver sem máscaras. Em várias situações do dia passamos uma imagem daquilo que não realmente somos. Às vezes por necessidade, outras vezes por orgulho, outras vezes para fugir de quem realmente somos.
As máscaras fazem as pessoas nos ver como queremos, e às vezes isso não é bom. Nem para os outros a quem estamos engando e principalmente a nós mesmos. Com elas tentamos enganar ou omitir coisas aos outros, mas no fundo estamos enganando só a nos mesmos. Seria bem melhor se as pessoas deixassem suas mascaras de lado e tivessem coragem para ser que realmente elas são.
É tão bom quando se escolher viver sem medo de ser quem você realmente é. Sem medo do que as pessoas vão pensar ou falar de você. Ainda vivemos muito pensando no outros, não que não devemos pensar, devemos pensar sim, mas de uma maneira diferente, em outra situação, com outros tipos de sentimentos.
Quando o assunto for nosso bem estar interior, precisamos raciocinar de forma real e sem pensar muito nos outros.
Quando vivemos preocupados demais com os outros deixamos de se preocupar com nós mesmos e assim deixamos muitas coisas de lado, coisas que são realmente nossas e que definem as nossas virtudes.
Que possamos ser sinceros com os outros, com a vida e com nós mesmos. Não tenha vergonha de ser quem você é ou de fazer o que te faz bem. Viver de máscaras não nos trará um futuro feliz. Só teremos liberdade e felicidade real quando decidirmos viver por nós mesmos e principalmente sermos nós mesmos.
Meu Medo
Um dia refletindo sobre os sentimentos humanos, me perguntei do que eu tinha medo em relação aos valores da vida e ao refletir intensamente e de coração chequei a conclusão que...
Tenho medo de que tudo de bom que eu fiz e escrevi se perca no tempo. Que se tornem apenas palavras ou simplesmente ações comuns e passageiras de um ser humano qualquer. Palavras e gestos sinceros e reais sobre fatos reais da vida e que muitas pessoas insistem em ignorar.
Tenho medo que meu objetivo de tentar fazer as pessoas se sentir melhores, dar a volta por cima, mudarem suas vidas, acreditarem mais em si, não dê tão certo quando eu espero.
Tantas lições compartilhadas, tantos momentos vividos, tantas ideias e sonhos de um mundo melhor onde as pessoas pudessem se amar e se respeitar mais...
Medo de que eu não consiga mostrar o lado bom da vida para as pessoas ao meu redor, pois muitas vezes eu também erro e me desequilibro em situações cotidianas. Medo de decepcioná-las, pois tantas vezes me sacrifiquei para que pudesse ver todos que eu amo felizes e completos no que dizia respeito a mim.
Em fim... Tenho medo que esse mundo em que vivemos agora não melhore tanto quanto eu gostaria. Medo de que o nosso povo continuem se matando, enganando, usando as pessoas, fazendo mal sem pensar que somos todos iguais e estamos aqui com o mesmo objetivo que é evoluir como ser humano.
Entre quedas e tropeços vou seguindo meus dias sempre tentando ser melhor do que ontem. Diante de distrações terrenas, às vezes eu me esqueço de alguns valores reais, mas continuo devagar e sempre... Sempre tentando levar e doar aquilo de tenho de melhor dentro do coração para que eu possa um dia ter a certeza de que todos os meus medos foram vencidos por um sentimento único e verdadeiro chamado amor.
Ajude a Ser Ajudado
Dificuldade todos nós temos nessa vida. Cada dia um novo obstáculo, um novo desafio.
E durante esse trajeto encontramos pessoas que muitas vezes tentam nos ajudar a resolver essas dificuldades. A questão toda é: estamos prontos e abertos a receber essa ajuda?
Muitas vezes algumas pessoas tentam nos dar um apoio, um conselho, um caminho, mas, enxergamos o nosso problema como algo tão grandioso que não nos permitimos receber essa ajuda.
Muitas vezes nós mesmos tornamos os nossos problemas maiores pensando que nada vai dar certo, que não somos capazes de nos modificar, tomar atitudes ou capazes de enxergar as coisas de uma forma diferente.
Precisamos acreditar mais em nós mesmos, na nossa capacidade de mudança. E quando digo isso é para acreditar mesmo. Levar isso para o nosso dia a dia e tentar fazer disso um exercício diário, por maior que sejam os nossos desafios. Nessa situação de desespero sempre pedimos ajuda a Deus, mas na maioria das vezes não somos capazes de enxergar a ajuda que nos é enviada.
Que tenhamos mais sabedoria para observar as coisas ao nosso redor. Pessoas, exemplos, lições.
E quando percebemos esses fatos, que estejamos abertos a receber essa ajuda.
Ouvir o outro e trazer para nossas vidas aquilo de melhor que nos foi ofertado.
E jamais se esqueça! As pessoas podem fazer algo por você...
Podem dar conselho, incentivo e ajuda, mas a mudança... Essa só você poderá fazer acontecer.
Então faça as coisas serem diferentes.
Mude de atitude e acredite mais no seu potencial e antes de pedir ajuda não se esqueça de que primeiramente você deve se ajudar a ser ajudado.
Estar aberto a receber auxílio já um grande passo.
Busca Por Interesses
Algumas pessoas as vezes se afastam das outras e só as procuram quando precisam de alguma coisa.
Acho interessante como isso acontece a todo tempo, não só com as pessoas que vem até nós mas com nós também quando precisamos dos outros.
Muitas vezes ficamos meses e até anos sem falar com uma determinada pessoa e em algum momento de necessidade vamos procurá-la.
Essa situação é lamentável mas infelizmente acontece constantemente no nosso dia a dia.
Por que não evitarmos esse afastamento e fazer nossas amizades serem mais fortes e duradouras?
Colocamos a culpa no tempo, no trabalho, no cansaço, no corre corre do dia a dia, porém sempre que há uma situação trágica sempre arrumamos um tempo para os nossos amigos.
Alguns pessoas procuram amigos para compartilhar momentos tristes, outros para compartilhar momentos alegres, e isso é bom, mas o ideal é que pudéssemos sempre estar presente na vida do outro com mais frequência. É claro que com o passar do tempo novas responsabilidades surgem, nossos hábitos mudam, mas ainda assim deveríamos nos organizar e nos dedicar com mais atenção a nossas amizades.
Por agir assim muitas vezes deixamos passar pessoas que são importantes para nossas vidas.
Que possamos tentar nos dedicar um pouco mais a aquelas pessoas que estão distantes de nós, seja um amigo, um parente ou até algum conhecido do qual a presença nos faz bem.
Assim como as coisas, pessoas também passam e seria bem melhor pudemos tê-las ao nosso lado espontaneamente sem ter que haver a necessidade de precisar de alguma coisa ou algum favor.
Procurar amigos sem interesse é semear e conseguir uma colheita de frutos verdadeiros e agradável para alimentar a nossa alma.
Para Você... O Que é Ser Feliz?
Muitas vezes em nosso dia a dia questionamos o assunto felicidade e em muitos casos algumas pessoas dizem que não se sentem felizes, não reconhecem o que as deixam felizes e outras de fato não sabem nem resumir o que é felicidade. Hoje faço a pergunta a você. O que é ser feliz para você?
Para algumas pessoas ser feliz é poder possuir muito dinheiro e fazer o que quiser e para outras é conseguir ter o essencial para sobreviver junto a sua família.
Uns acham que felicidade pode ser definida em se ter um carro moderno e luxuoso e poder ir a qualquer lugar a qualquer hora, para outras pessoas felicidade pode se resumir em passear de bicicleta em uma tarde agradável contemplando a perfeição da natureza.
Uns acham que é ter um filho saudável e sem problemas físicos ou mentais, outros acreditam que é poder conviver com seu filho ao longo de muitos anos em meio ao mundo tão violento e injusto em alguns aspectos.
Para algumas pessoas ser feliz é poder ter um amor correspondido, para outras e poder corresponder a tantos amores que são ofertados.
Uns acham que é chegar à velhice e ainda ter seus filhos juntos a eles, mas para outros, é chegar a velhice e ainda ter seus pais.
Para uns é receber uma doação, para outros é apenas doar.
Ser feliz é um ato muito distinto para as pessoas. Para uns a felicidade está nas coisas mais simples e para outros nas coisas mais complexas. E para você? Onde mora a felicidade? O que é ser feliz? Você é ser feliz?
Felicidade está em toda parte do mundo e principalmente dentro de nós mesmos. Façamos a nossa reflexão e saibamos o que nos faz ser feliz, e ao identificar os itens, que possamos valorizá-los e aproveitá-los ao máximo enquanto ainda podemos. Hoje é o momento de ser feliz. Aproveite esse presente!
Porque Que a Gente é Assim?
Às vezes paro e fico pensando... Por que a gente ganha?
Por que a gente perde?
Por que a gente aprende, cria, ensina e esquece?
Seria bem melhor se pudéssemos levar
A vida de jeito melhor, sem pensar.
Muitas pessoas reclamam de tudo
Dizem que não presta que a vida é um absurdo
A vida é um jogo e um jogo real
Quem não se der com ele certamente se da mal
Todo mundo tem consciência do que é certo
Mas acaba agindo errado achando ser esperto
Leve sua vida de um jeito legal
Humildade, atitude, disciplina e moral.
Ah ê! Quem não “se liga na parada”... Pode se dar mal
Porque que a gente é assim? Se a vida é bela pra você e pra mim
Porque que a gente é assim? Se a vida é bela...
Eu já tentei ser igual a todo mundo ser um pouco diferente
Mas agora me pergunto, pra que? Por quê?
Tudo planejei nada fiz, pensei que era feliz
E tudo que hoje eu tenho não foi nada do que eu quis
Mas por que reclamar? Se a vida é trabalho então vamos trabalhar!
Amei, lutei, briguei, chorei, mas tudo isso é consequência que eu mesmo procurei
Tudo que acontece na vida tem seu preço
Se hoje estou onde estou tenho certeza que mereço
Deus te dar o direito de você escolher
Se você vive intensamente ou se vive por viver
Sempre há dois caminhos um errado e o outro certo
Agora que se vê quem realmente é o esperto
Pense com a cabeça mas também com o coração
Não troque a liberdade por pura ilusão
Esse é o caminho então tente aproveitar
Sem medo do destino e sem medo de amar
Porque que a gente é assim? Se a vida é bela pra você e pra mim
Porque que a gente é assim? Se a vida é bela...
No corre-corre da vida a gente às vezes se esquece
De tudo que passou de tudo que nos cresce
Tente lembrar das coisas que te fazem bem
Hoje em dia reconheço e hoje em dia digo amém
E obrigado meu Deus por acertar a minha vida
Se que se eu não te encontrasse ainda estaria perdida
O legal da vida é quando você aprende, cresce ensina e vira boa gente.
Sábio é aquele que leva isso adiante
Nesse mundo louco, nessa luta constante.
A vida é eterna para quem sabe viver
Lembrando que o bem começa por você...
“Escrevi essa música na minha adolescência. Mais precisamente no dia 27/09/2006. Como desejo de adolescente, sempre tive o sonho de ouvir o Charlie Brown Jr. cantando essa música... Mas... Como isso não será possível (acho que não mais), estou postando ela no blog.
Correr Atrás dos Nossos Sonhos
Muitas vezes sonhamos em conquistar um bom emprego, conseguir grandes bens materiais, realizar uma grande viagem, conseguir construir uma família feliz e unida entre tantos outros sonhos, porém às vezes nos esquecemos de uma coisa: Precisamos correr atrás dos nossos sonhos.
Muitas vezes queremos muito alcançar nossos objetivos na vida, mas na maioria das vezes ficamos esperando que elas aconteçam sem ao menos dar o passo inicial. Pensamos que se “for para ter” teremos, mas esquecemos de que as coisas não caem do céu.
Tudo que é bom, verdadeiro, honesto e gratificante nessa vida, requer esforço, dedicação e disciplina. Não há vitórias sem luta e nem oportunidades sem buscas. Precisamos a todo o momento buscar o que queremos e fazer isso com muita intensidade, amor e dedicação, pois é todo esse sacrifício que fará nossos sonhos valerem a pena.
Que possamos lutar com mais intensidade pelos nossos sonhos. Acreditar sim, mas principalmente correr atrás e nos doar ao máximo. E sempre sem nos esquecermos de que no caminho da conquista há muitos obstáculos e desafios a serem vencidos, mas que se colocarmos a fé, força e vontade sem dúvidas alcançaremos os nossos objetivos, de um jeito ou de outro.
Boa Vontade
É tão gratificante quando ajudamos ou somos ajudados de boa vontade. Sentimos uma energia tão boa e forte capaz de modificar até os nossos dias mais difíceis. Esse sentimento tão bom, mas que infelizmente ainda o vemos tão pouco entre as pessoas sejam elas conhecidas ou não.
A boa vontade traz alegria, bem estar e um sentimento tão prazeroso, principalmente para quem o pratica. Mas infelizmente ainda somos tão egoístas, sem interesse ou até acomodados que muitas vezes não prestamos um auxílio de boa vontade ao próximo. Quando fazemos algo por obrigação e de má vontade, tornamos um momento que poderia ser tão agradável e proveitoso em um momento amargo e difícil.
Se tivermos que fazer algo, por que não fazê-lo com alegria e disposição? Isso melhora as coisas, minimiza o peso e faz com que façamos algo que irá nos beneficiar e ao próximo também. É demonstração de carinho, amor e consideração ao próximo.
Que possamos procurar ajudar as pessoas com mais boa vontade e tenhamos a certeza de que ao agirmos assim, estaremos trazendo um grande benefício para a nossa vida. Bem estar emocional, físico e espiritual.
Nunca é Tarde
Nunca é tarde é para recomeçar ou começarmos algo de bom em nossas vidas.
Às vezes temos vontade de fazer algo novo, diferente, ou até mesmo recomeçar algo que fazíamos mas que por motivos às vezes complexos ou não, tivemos que parar.
Nesses momentos muitas vezes nos vemos desanimados e colocamos a culpa no tempo, na idade, no cansaço. Acreditamos que não somos capazes de tentar realizar coisas diferentes e assim deixamos grandes oportunidades passarem em nossas vidas. Oportunidades de conhecer algo novo, talvez bom e assim ter a possibilidade de trazer para dentro de nossas vidas, um item que possa nos modificar e nos fazer sentir melhor.
O tempo não para, e cada momento passado é uma oportunidade perdida ou não. Um momento único que não voltará jamais e por isso precisamos aproveitá-lo ao máximo para que todo o nosso esforço possa valer a pena no amanhã. O que não devemos fazer é deixar esse tempo passar, pois nunca será tarde, mas possivelmente ao longos dos anos, algumas coisas podem ser mais difíceis de conquistá-las.
Nunca é tarde para aprender, recomeçar, acreditar. Quando passarmos a acreditar de verdade nisso, conseguiremos viver com emoção, alegria e superação. Isso fará com que consigamos força para lutar e fé para crer que nunca é tarde para fazer aquilo que nos fazer ser feliz.
A Verdadeira Amizade
Todos nós passamos por um momento em nossas vidas em que questionamentos como é a verdadeira amizade. Vemos tantas pessoas traindo, machucando, ignorando aqueles a quem chamam de amigos que realmente nos vemos confusos no que diz respeito a uma amizade verdadeira.
Há pessoas que acreditam que amizades possam acabar com o tempo, com a distância, com novas amizades entre tantas outras situações do nosso dia a dia. Mas será que uma verdadeira amizade não resiste aos obstáculos que a vida nos impõe?
Vemos amizades acabando por coisas tão pequenas, quando na verdade pequenos somos nós na nossa sabedoria em relação a vida e no significado das coisas e das pessoas. Tudo isso faz parte da vida e do nosso tempo de aprendizagem, mas ainda assim seria tão melhor se pudéssemos evitar tudo isso.
Há também amizades tão bonitas de ser ver. Amigos que na verdade são irmãos. Amizades que mesmo em meio a intrigas, distâncias, erros e decepções sobrevivem e são intensas e reais.
É tão gratificante saber que há pessoas com quem podemos contar. É um apoio para as nossas inseguranças, socorro para nossas angustias.
Que possamos valorizar mais as nossas amizades e com a certeza que amigos são anjos enviados por Deus para nos ajudar a enfrentar as dificuldades diárias e compartilhar momentos de alegrias e conquistas.
Ainda Assim... Eles Continuam...
Muitas vezes não paramos para analisar as dificuldades e sofrimentos que a vida impõe a certas pessoas em seu dia a dia. Há tantos problemas, desafios, provações e dificuldades presentes na vida do outro e às vezes é como se não percebemos, talvez por achar que nossos problemas são maiores, ou achar que o outro não importa para nós, entre tantos outros motivos.
Basta parar para refletir sobre isso e irmos a ruas, ligar a televisão, ouvir um rádio ou até ouvir alguma conversa a respeito do outro que podemos perceber que muitas vezes há pessoas passando por dificuldades bem maiores que as nossas.
Esses são os que acordam ainda na madrugada para mais um dia de trabalho duro com o objetivo de poder ver ao final do dia, a alegria nos olhos de seus filhos ao poder desfrutar de um alimento que dá energia.
Os que mesmo possuindo limitações por deficiência ou doença física, se esforçam ao máximo para poder tentar levar uma vida normal, ainda que muitas pessoas insistam em criticar e fazer disso um desafio ainda maior.
São os que perderam os filhos para as ruas, as drogas, tráfico, crime ou até para a morte mas que ainda assim tentam colocar um sorriso no rosto todos os dias para mostrar as pessoas que tudo está bem, apesar de por dentro o coração está ferido e frustrado por não ter conseguido conquistar aquele futuro bom que foi planejado um dia.
Entre tantos outros casos...
Mas ainda assim...eles continuam...
Mesmo diante de todas essas e outras dificuldades, muitas pessoas tentam levar a vida de uma forma conformada e tentando fazer dela o melhor que puder. Há esperança e fé de que um dia as coisas irão melhorar e esse fantasma que hoje perturba, amanhã será apenas uma lembrança de um momento difícil, mas que de alguma forma foi necessário para que se pudesse alcançar alguma evolução espiritual.
Que possamos fazer assim como alguma dessas pessoas. Mesmo diante das dificuldades e desafios que a vida nos impor, que possamos tentar ao máximo fazer dos nossos dias os melhores que puderem ser. Viver um dia de cada vez e com a esperança de que amanhã tudo será melhor e que o hoje também passa e devido a isso, devemos tentar manter a paciência, sabedoria e ter certeza que devemos continuar sempre...Mas sempre de forma alegre e com esperança de que dias melhores virão e que o presente já é um desses dias, nós que precisaremos adaptá-los a essa forma.
Nossa Capacidade de Mudança
Em alguns momentos das nossas vidas nos encontramos desanimados e desacreditados em relação a nossa capacidade de mudança. Achamos que não somos capazes de fazer algo e ao agirmos assim, imediatamente criamos um bloqueio em nossas mentes e como consequência, nós adquirimos o sentimento de medo, impotência e depressão, o que muitas vezes e sem perceber acaba se formando sérios problemas psíquicos. Você pode achar que talvez isso não seja possível, mas basta analisar os sentimentos e a qualidade de vida que temos quando vivemos assim para ter a certeza de que esses sentimentos só nos tornam escravos da infelicidade.
Precisamos dominar nossas mentes e um bom começo para isso é trocarmos os termos “não posso”, “não consigo”, “não sou capaz” pelo SIM. “Eu posso”, “eu consigo” e “sim eu sou capaz”. Precisamos fazer isso, mas de coração e com muito entusiasmo, pois só assim alcançaremos os resultados esperados.
Independente daquilo que queremos mudar ou alcançar, todos somos capazes de conseguir bons resultados. Com determinação, disciplina e alegria nós conseguiremos conquistar o mundo do “Sim! Eu sou capaz!”. E no final teremos o prazer da felicidade de ter acreditado em nós mesmos e ter vencido os nossos medos e bloqueios da nossa própria mente.
Compreendendo o Próximo
Todos nós seres humanos que vivemos aqui na Terra somos iguais uns aos outros em essência. O que nos diferencia uns dos outros é o entendimento e a forma em como olhamos a vida. Isso não é baseado no lado material, pois daqui nada levaremos, mas sim no lado espiritual de cada um.
Cada um de nós já viveu, vive ou ainda viverá momentos de dificuldades, desafios e alegrias. Momentos necessários para que possamos aprender valiosas lições e consequentemente ter oportunidade de nos melhorar ou não. Porém, ainda somos tão imperfeitos que precisamos da compreensão e paciência do outro, assim como outro também precisa da nossa paciência e compreensão.
Precisamos entender que aquele que ainda possui comportamento arrogante, ainda precisa viver solidão e rejeição para compreender o valor da humildade e consideração ao próximo. Aqueles que praticam a maldade precisam sentir na pele uma dor igual ou muitas vezes maior a feita ao outro para entender que as pessoas também têm sentimentos e quando feridos, muitas vezes não voltam a ser como antes. Aquele que critica, possui tal comportamento muitas vezes por inveja ou por não ter a capacidade de mudar a si próprio para lutar por aquilo que o outro é.
Esses entre tantos outros aspectos é o que nos fazem ter a certeza da necessidade de ter paciência com o próximo. A vida é uma escola do qual vamos aprendendo, praticando, realizando provas e conseguindo resultados. Algumas vezes bom outras vezes nem tanto, mas a vantagem é que na maioria das vezes, Deus nos permite ter uma nova chance para realizar as mesmas provas, porém com questões diferentes. Ao término dessa vida, somos encaminhados para outro mundo onde termos nossas férias e o que fará com que elas sejam boas ou não será nossa consciência, que levará as marcas de tudo aquilo que fizermos nesse mundo.
Que no que diz respeito à compreensão ao próximo, possamos tentar ao máximo ter paciência e sabedoria para aceitar a forma com que os outros se comportam diante das situações da vida. Ninguém é igual a ninguém, mas todos somos irmãos de jornada caminhando juntos rumo à felicidade eterna.
Alegria Pela Manhã
Todos os dias ao nos levantar, muitas vezes saímos para o trabalho, escola ou outras atividades de forma rápida e tumultuada, o que gera um alto nível de estresse em nossas mentes. Ao agirmos assim, esquecemos um dos grandes itens essenciais para começar o nosso dia. A alegria!
Devemos acordar alegres e dispostos, pois um novo dia começa. Novas oportunidades deverão surgir. Um dia que se depender de nós, poderá ser bem melhor que o de ontem.
A alegria de tem o poder de nos deixar mais bonitos, fazer com que encaremos melhor os nossos desafios e cativar e conquistar as pessoas ao nosso redor. Por isso é importante termos alegria pela manhã. É ela que vai permitir que possamos viver mais um dia e ao chegar ao final dele, tenhamos a certeza que hoje foi melhor que o ontem. Isso tudo é comprovado, mas mais importante que começar o dia de forma alegre e manter esse sentimento durante o decorrer das horas. Muitos obstáculos virão para fazer com que possamos perder esse sentimento, por isso precisamos ser fortes e tentar a todo o tempo mantê-lo em lugar seguro dentro de nós para que ninguém possa levar embora o que lutamos para conquistar.
Faça essa experiência! Hoje ou amanhã comece o dia de forma alegre e tente mantê-lo no decorrer dele. Faça isso, mas com muita intensidade e entusiasmo. Sem esses dois itens você provavelmente terá dificuldade. Não os deixe de fora! Ao final do dia, você com certeza terá como resultado, menos stress, mas oportunidades, mais simpatia, mais paz interior entre muitos outros itens que irão lhe proporcionar uma vida mais saudável e feliz.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poema de Amor Verdadeiro
- Frases de Machado de Assis
- Poesia Felicidade de Machado de Assis
- 28 poemas sobre a infância para reviver essa fase mágica da vida
- Poema para Irmã