Machado de Assi Poema a Carta
O inconsciente é um dos maiores mistérios da vida humana. É o conjunto de processos mentais que ocorrem fora da consciência e que influenciam nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos. O inconsciente oculto é a parte mais profunda desse processo, e é a fonte de nossos desejos, memórias, crenças e motivações. Embora possamos sentir, ver e ouvir o que está à superfície, o que está abaixo permanece oculto, e muitas vezes é desconhecido mesmo por nós mesmos. É um mistério que pode ser revelado ao longo do tempo, à medida que entendemos melhor a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor.
A vida seria bem mais leve, se ao contato com nossos semelhantes, abraçássemos as suas limitações e características únicas. O fato de opinar e estabelecer padrões a serem seguidos, nos tiram toda e qualquer singularidade dada por Deus, uma vez que a vida é um fenômeno único e intransferível, ao menos no momento deste rápido pensamento.
Viradas de ano tem diversas interpretações: marcos místicos, milestone de projetos pessoais, data para iniciar mudanças que está adiando ... mas na prática é a troca de um calendário! As maiores transformações não tem data definida, mas sim a vontade de fazê-las. As motivações mais transformadoras vem da inquietação. As decisões mais sensatas precisam de tempo. Por isso, nesta data disruptiva, desejo as melhores reflexões, porque: mais importante que andar é saber para onde ir!
*"DESABAFO LÚCIDO"* Aos meus inimigos, aqueles que me querem morto, que morram bem doído segundo o que me desejam; aos meus inimigos que me desprezam e são sempre meus eternos antagonistas, que vivam longas vidas; aos meus amigos, também, longas vidas; afinal, aos primeiros que fedam longe de mim; aos segundos que fiquem ranzinzas por estarem eventualmente errados, e tenham que me engolir; mas aos amigos, estes, que sempre viram meu coração, que sejam eternos na graça e na alegria. É que, sempre estiveram, segundo e tão-somente pela minha ótica, sobre as bênçãos de Deus. E em sendo assim, DEUS seja sempre louvado!!! (Victor Antunes)
Aceite, não fuja, viva todas as suas dores; mas no final tire as devidas conclusões. De nada vale um tombo se não o aprendizado de como não cair mais. Um dia vai tomar consciência que todas as desavenças e desagrados servem para lapidar quem você é. O que hoje lhe parece algo ruim pode ser um esclarecimento amanhã. Mantenha o foco e não ignore os sinais
Deus nos deu o livre arbítrio, nós escolhemos. A vida tem muitos problemas, mas diante deles devemos escolher: Avançar ( continuar a caminhada, sem se deixar abater), parar ( desanimar, ficar cabisbaixo, entregar os pontos ) ou retroceder ( ficar olhando pra trás, pensando no que poderia ou não ter feito ).
Tem muitos adolescentes, em busca de um emprego pra ajudar a suas famílias, só que sempre que eles tentam procurar um serviço, eles escutam aquela famosa frase (você é de menor,agente nao contrata de menor), o que agente tem que fazer então, nós temos a mesma capacidade de aprender, nós não temos culpa que somos de menor, na hora de nos humilharem eles são bons, agora pergunta se eles nos dão uma oportunidade de vencer na vida, por favor nós só te pedimos isso uma oportunidade nada mais.
O vento vai tão devagar quanto o tempo, levando meu corpo, que arrastando minha alma por essas ruas frias, embora cheias de gente, para mim vazias, não vejo cores tampouco odores, pois o sofrimento é imensurável pela falta de convívio com o pequeno tão santo e amável. Agora pouco importa ser ou não ser, estar aqui ou em qual lugar não fará diferença alguma, é apenas um lugar, já não consigo distinguir o brilho e a beleza nas coisas que outrora alegrara meus dias, angustia e o meu sofrer não foram causadas por mim, e não tem razão de ser, são presentes de quem até sua adolescência e inocência querida, amei mais que a própria vida... Tenho fé no Deus Pai, filho e Espirito Santo, e para semente que cresce a proteção de Cristo, sabedoria e blindagem contra o mal, é tudo que peço.
O passado tão lindo, e maravilhoso que me fazia feliz, quando lhe via ou brincava com você, está sempre presente na minha memoria e tão reais nos lugares onde estivemos juntos. Agradeço a Deus pelas oportunidades de te abraçar, te beijar e lhe fazer dormir. Agora o sofrimento e a saudade me acompanham, porque vejo você, ainda que invisível, à brincar e correr por todos os lugares...
Todos os dias nascemos e morremos, temos que enfrentar os problemas cotidianos, sentimentais, espirituais, financeiros, enfermidades, morais, entre outros, todos os dias há momentos de angustias e sofrimentos. Haverá uma guerra, um conflito, e nós temos que nos acostumar a enfrentá-los, acordar e se preparar para o combate. Ao final do dia estaremos cansados e exaustos, mas teremos que nos preparar para o dia seguinte, descansar e enfrentar tudo novamente, as vezes com maior ou menor intensidade, então não desanime, tenha fé em Deus e vamos à luta para a vitória, nosso aliado, Jesus Cristo...
Quando entregamos um eletrodoméstico a um técnico para consetar, ou o carro ao mecânico para determinada manutenção, é porque confiamos nele. Quem sabe quando ficará pronto, é o especialista no assunto, e não nós. Temos que esperar... Muitos cristãos entregam seus problemas a Deus, não confiam totalmente em um resultado satisfatório, e não ficam satisfeito com o tempo para a solução, não querem esperar...
Trabalhem e sofram, pois, amando a tarefa a que se consagraram, não só pelo resgate do passado, senão também pela sublime alegria de iluminação do presente. Lutem e esperem. Não somente vocês, mas todos os homens devotados ao trabalho construtivo e redentor do mundo, estejam na pobreza ou na prosperidade, nas Artes ou nas Ciências, nas letras dos livros ou nas leiras dos campos, são missionários da elevação da Terra, não a serviço das dominações efêmeras do planeta, mas em valiosa cooperação com aquele Rei coroado de espinhos.
Tempos difíceis em que as pessoas estão desacreditadas no amor, buscam fugas em bebidas, drogas, vícios, prazeres momentâneos afirmando ser independência o que é desespero e incompreensão. Suas escolhas estão em aparências, status e futilidades e quando enfim entram em um relacionamento, estão sem nenhuma confiança, razas, inflexíveis, melindrosas, tudo que vê no atual parceiro(a) já relacionam de forma impensável a traumas passados reagindo injustamente projetando na pessoa atual o que não lhe cabe, de modo a ir adoecendo e estragando o relacionamento atual e o ciclo se repete.
Há mensagens de amor e carinho que não são ditas, mas a lembrança e a saudade é grande. E se as circunstâncias impedem de a mensagem ser dita, então o que não se diz e se tem vontade é a verdade que o coração guarda e o desejo da alma é que um dia possa acontecer a felicidade de estar junto e falar o que se está no coração.
O grande paradoxo de muitas pessoas que não tem uma estética dos padrões atuais é de querer pessoas que estão nos padrões ideais esbanjando diariamente isso e almejam essa estética também, receita certa para rejeições e relacionamentos desiguais na qual terá de haver compensações e trocas muitas vezes injustas de estético por utilitário.
Não desista, como um alpinista que enfrenta a encosta íngreme de uma montanha, mesmo que o caminho seja difícil e as pedras escorregadias. Não se deixe abater pelas pequenas coisas, como um barco que navega em águas turbulentas, mantenha-se firme e resiliente. Enfrente a tempestade de areia dourada como um guerreiro que batalha em meio à poeira e à tormenta, desafiando as intempéries do destino. Mesmo que a areia entre em seus olhos, obscurecendo a visão, ou que ela o consuma como um fogo avassalador, não retroceda, siga em frente, como um pássaro que voa em direção ao horizonte. Não se deixe paralisar pela areia, como um caçador que persegue a presa em meio à floresta, siga em frente, determinado a alcançar seus objetivos. Lembre-se de que a vida é como um jogo, e é jogando que se aprende a vencer. Arrisque, ousando ir além dos seus limites, e conquiste o que deseja
"O tempo é a dança silenciosa que entrelaça o passado, o presente e o futuro, tecendo as histórias da vida e revelando a impermanência de todas as coisas. É um enigma sutil que escapa à nossa compreensão, pois tentar explicá-lo é como tentar conter o vento nas mãos. Ele representa a efemeridade da existência, o ritmo constante de mudanças e a oportunidade preciosa de viver plenamente cada momento."
Que a chama da liberdade e da democracia arda intensamente em cada coração, inspirando as massas e guiando todas as gerações. Assim como disse Winston Churchill, a democracia é a pior forma de governo, exceto por todas as outras já tentadas. Mantenhamos aceso o fogo da liberdade, pois é através dela que alcançamos o poder de moldar o nosso próprio destino e garantir um futuro de progresso e justiça para todos.
Eu irei conquistar o topo deste mundo; alcançarei a essência abstrata de todo o poder que a elite possui. Não resisto à vontade que foi imposta sobre mim; não temo o fogo ardente que enfrenta a tempestade; não me oponho a nada, nem mesmo à sanidade. Dentro de mim reside uma pintura antiga que anseia por triunfo, glória e paixão.
Precisamos na escola de nativos emocionais e não fugitivos emocionais. Os alunos do século XXI precisam de ser ouvidos e educados, partindo das suas motivações, interesses e sensibilidades. Precisam de projetos consistentes, professores/educadores resilientes e acima de tudo de serem... felizes!
- Relacionados
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poema de Amor Verdadeiro
- Frases de Machado de Assis
- Poesia Felicidade de Machado de Assis
- 28 poemas sobre a infância para reviver essa fase mágica da vida
- Poema para Irmã
