Machado de Assi Poema a Carta
É sua, é minha... É dor, de amor.
Cabe a nós pensarmos em algo que nos abrigue a mente e de fato nos faça reagir ao sombrio da dor. Pelo que deixa minha alma embasbacada pelo não compreender da traição, e com meus botões fico a relutar, como posso tão nefasta sensação e desprezível sentimento retrair minha mente no não merecer perdoador?
Todas as lágrimas não apagarão jamais minha sombra de angústia, as palavras não serão de prolongar algum capaz de amenizar as feridas do meu eu, e porque me dizer perdão, se perdão não vem de mim? Perdoar é santo e santa no momento está longe da minha condição humana.
Muitas águas sobrevirão, e milhares de casos se repetirão, mas jamais será normal, não será aceitável e feliz desdenhar do amor, como se as mudanças negativas da sociedade hipócrita e mentirosa venham acessar minha vida e tirar de mim o direito de ser antiquada sim, infeliz pela felicidade da nação de modo algum.
Cabe a nós não permitirmos deixar acontecer, mas caso aconteça, não nos é correto fingir entender a farsa da traição e desmedir a realidade de que quem ama também pode facilmente trair e pedir desculpas.
Sou dona da minha razão, sou eu quem decide se fico ou se não, quem é você para decidir de mim e fingir assim?
Não sou dona do que sente o coração, agir irracionalmente me faz ser chocante e buscar dentro da dor a solução para o que não pode ser explicado.
Bom, diante de tanta indecisão, me resguardo no meu eu para tentar uma possível reabilitação e por fim, continuar vivendo, pois quem não vive não tem coração.
Definho-me no meu âmago e me detenho de uma dose de sabedoria, me permitindo ser forte e caminhar rumo a mais uma jornada, porque este é o verdadeiro sentido de viver.
E nada, jamais poderá ser explicado sem antes ser, vivido, sentido, chorado!
Oi amigo, como anda sua vida, com as pernas e força total, ou empurrando com a barriga nesse mundo velho e desigual?
Espero sim é que esteja distribuindo muita saúde e força pra lutar, pois nesse caso manda um pouco dela pra cá!
Não esqueça que eu existo em! E que comigo podes sempre contar!
Que é isso papai?
A garotinha de dois aninhos é quem pega a cueca do pai todo dia na hora do banho...
Uma bela tarde o pai foi tomar banho e ela vendo seus desenhos preferidos.
Banho terminado chega a hora, o pai entre abre a porta e pede :
___Bebe, traz a cueca do papai.
Ela pega a cueca na gaveta como faz sempre e passa pela fresta da porta, mas resolve ficar no quarto pois a tv estava ligada...
O pai achando que estava sozinho, sai do banheiro vestindo a cueca e depara com ela pasma olhando para ele, perguntando:
__Papai, que é isso na sua prexeca????
Por que?
Por que penso em você?
Por que simplesmente não te esqueço?
Por que tive que te conhcer?
Por que não fui a outro lugar para evitar aquele encontro?
Por que quando o vejo, meu coração acelera?
Por que ele não bate normalmente como bate para com todas as outras pessoas?
Por que sinto prazer em ouvir sua voz?
Por que não o encaro como mais um barulho em meus ouvidos?
Por que o seu beijo é doce?
Por que ele não pode ser comum como os das outras?
Acho que esses "por quês" podem ser simplesmente respondidos...
Todas essas perguntas tem uma resposta...
Tudo isso é porque TE AMO!!!
Amo... simplesmente amo.
Amo porque quero, porque só em você posso encontrar minha felicidade completa.
Amo sem ver, sem razão, sem medo, sem tempo... simplesmente amo.
Podem falar, podem não gostar, podem me julgar... porque eu simplesmente amo.
Amo apesar de qualquer distancia no mundo todo, porque se eu tiver que dar a volta no mundo a pé nem o oceano vai me impedir de te ver... porque eu simplesmente amo.
Amei, amo... e simplesmente enquanto estiver vivo vou amar incondicionalmente.
Tenho medo.
Medo de que tudo o que eu fiz
você não ache o suficiente,
pra me amar e ficar comigo.
Medo de que por mais que eu:
lute contra tudo e todos;
queira fazer você feliz;
seja sincero...
você não volte.
Medo de estar...
enfrentando tudo e sofrendo com o tempo,
pra no final você me dizer um simples adeus.
Todo esse medo
porque não só depende de mim e da minha vontade,
para que possamos ficar juntos e sermos felizes.
Precisamos ter a mesma compreensão, dedicação e amor para com os fracos e caídos na fé, como temos pelos que de todo pecado e imundice entram pelas portas de nossas igrejas (como um dia entramos).
Lembrem-se, eles são nossos irmãos, que por algum motivo tornaram-se filhos pródigos, mas que são tão importantes como a ovelha perdida que o Bom Pastor deixou as outras noventa e nove no aprisco por amor a ela.
AMOR FORA DAS LINHAS É POESIA
É preciso saber lidar com as vírgulas nos relacionamentos para conhecer o que é o amor. O amor pode estar no final do parágrafo e ser assunto de um texto inteiro. O amor faz do homem um grande escritor. Então, escreva, mas com amor.
A tua história de amor também é poesia, mas feita para rimar fora das linhas. Tua identidade singular nessa arte pode ser reconhecida pelo abraço que contagia, pela palavra usada com sabedoria, pelo sorriso que decora o rosto em perfeita harmonia, pelo olhar que também sorri e reflete a magia de um amor que nos toca a alma e, não inesperadamente, arrepia.
Vai escrever sua história de amor, poeta. Põe amor no teu caminho, pois de nada vale as melhores coisas da vida apenas entre linhas. Quem sabe assim, para o escritor que ainda não foi descoberto, surge o leitor(da vida) - aquele que valoriza o escritor tanto quanto a obra, que percebe o sentimento por traz de cada palavra, que por conhecer e admirar nos detalhes, quer se arriscar a escrever contigo uma história de amor fora das linhas. Isso é poesia, para quem sabe o valor do amor fora das linhas.
Homenagem - Dia das mães
________O Dia das Mães é um dia que promete ser de felicidade
É uma data que tem valores especiais de amor e Gratidão
Ocasião de sentimentos raros ... Tem cheiro de flores no ar
É um dia cheio de afeto, aconchego, beijos e união...
Lágrimas de felicidade e de saudade.
Quem não tem mais este Anjo Protetor aqui na terra
Sente uma dor no coração e muita tristeza no olhar
Sente as mãos vazias - sem presente ou flores para ofertar
Mas sabe que, onde a mãe estiver, sempre haverá amor para dar!
Mãe está sempre presente - é o mais valioso dos presentes
É o maior presente Que Deus deu aos filhos.
Feliz dia das Mães!
____________________Delza Marques
Te escrevo hoje, de longe. De você e do que eu era.
Hoje vejo que tudo não passou de uma insistente tentativa de encaixar peças que não eram compatíveis. Existem várias coisas nesse mundo que nos fazem acreditar que o oposto completa, que o diferente acrescenta e por ai vai, mas a divergência machuca.
Te escrevo não pra dizer que estou melhor sem você ou que queria que nunca tivessemos cruzado o caminho um do outro. Pelo contrário!
Queria mesmo é que soubesse que sou grato por tudo. Cada vez que fico feliz com a forma que lido com as coisas e pessoas hoje em dia (sim, separando bem coisas de pessoas, porque tenho me dedicado a essa diferenciação), são reflexo de tudo que vivi e isso inclui você. Somos constituidos e constituintes e tudo que fazemos transforma as pessoas a nossa volta e a nos mesmos.
Hoje me sinto livre de arrependimentos. Fiz tudo que sabia fazer na época e exigir de mim uma decisão ou ação que aprendi apenas por ter passado por isso ou aquilo é apenas uma forma de torturar meu raciocínio ingênuo.
Ainda não aprendi a confiar menos nas pessoas. Ainda não aprendi a ser menos cordial, a não me entregar tanto, a não querer te mostraro que eu acho que seria melhor em cada situação. Não aprendi a ser menos exasperado e a pensar muito antes de gastar dinheiro com algo. Ainda não sei bem qual é o melhor momento pra dizer como me sinto ou a perguntar menos sobre o que alguem esta pensando enquanto me olha diretamente nos olhos.
Mas também não deixei de te querer bem. Não parei de me perguntar se você ja trocou de emprego ou conseguiu se acertar em casa. Não poupei minha mente em momento algum e ainda me pergunto se as pessoas a sua volta se importam com você de verdade e sabem perceber aquelas pequenas coisas que eu sabia sobre você. Se alguém te lembra de almoçar ou se foi saber daquela dor no estômago que te incomoda a anos.
E infelizmente, também ainda não consegui entender porque você fez o que fez. Não consigo me lembrar de algo que eu tenha feito pra despertar esse lado seu que eu não conhecia e nem imaginava que existia. Não sei o que te fez mentir pra mim.
Eu te contei meus medos. Você sabia de todos os meus planos. Me viu chorar quando trairam minha confiança. Se ninguém tem direito de fazer isso com alguém, comigo você tinha menos.
Mas eu ainda não sei odiar. Eu só sei te querer bem, eu ao sei olhar pro futuro e te ver onde você me disse que chegaria.
Hoje em dia não doi mais saber que eu não vou estar do seu lado quando tudo isso acontecer, porque aprendi que amar é querer bem. Eu espero que se você não sentir nada de bom por mim, você sinta indiferença. Se nada te ocorrer ao ler essa carta, que você pense apenas "esse bobo ainda não esqueceu que eu existo?"
Espero que você esteja bem. Espero que tudo esteja dando certo. Espero que a cada dia você tenha um motivo pra sorrir. Espero que um abraço te console todas as vezes que for necessário. Espero que a noite você durma tranquilo e que quando estiver dirigindo toque sempre uma musica que te de vontade de cantar. Espero que sua vida seja doce e que quando você pensar em mim, os pensamentos combinem com tudo que desejo pra você.
Termino essa carta com reticências, pra que você possa se lembrar que cada dia é uma chance de ser melhor...
Encontramos muitas pessoas prestes a desmoronar, faltando apenas uma gota d'àgua. Precisamos ter cuidado para que nossas palavras e atitudes não sejam essa gota.
Na próxima vez que encontrar alguém, encoraje e fortaleça, console e anime.
Palavras e atitudes precisam gerar vida. Pense nisso.
Medrar
"O frio
Faz de vítima
Aquele que tem
O coração descoberto
De amor
A noite assombra
Aquele que está
Com a chama interior
A se apagar
O banquete
Que está na mesa
Não alimenta
A alma
O pano
Veste o corpo
O corpo
Veste o espírito
As noites
São longas
Para aqueles que
Deixaram de sonhar
A morte
É uma realidade
Para aquele que
Não tem esperança
Mas
É uma mera ilusão
Aos olhos
De quem encontra
A verdade
Os dias
São lindos
Mesmo os difíceis
Basta olhar para o
Céu azul
A noite estrelada
É um convite
Em sua imensidão
A ensinar humildade
Temos tudo
O que precisamos
Ao nosso redor
Temos caminhos
A nossa frente
Verdade
Ilusão
Temos liberdade
Pra pensar
Temos um futuro
Pela frente
Longa jornada
Basta
Os ingratos
Perdem a consciência
Se esquecem
Sofrem
Evoluir
Necessidade
Inevitável
Cedo ou tarde
Enterrar
Os murmúrios
Buscar, lutar e
Alcançar
Viver de verdade."
À vontade, o saber e o aprender
“A vontade tinha um plano de ação, mas sem o saber não podia realiza-lo.
O saber, vendo os planos da vontade, se afastou e ficou num canto sozinho.
A vontade era para o saber uma coisa insana e sem escrúpulo.
Um dia, refletindo sobre sua condição, o saber viu que todo o tempo dedicado em sua vida para seu progresso seria inútil, se nada dele pudesse ser realizado.
À vontade, cansada de seus atos fracassados, das amizades perdidas pela falta de cautela e do desgaste de suas energias, decidiu se aproximar do saber. Ao se aproximarem, eles descobriram um amigo em comum; o aprender.
Cada um deu o melhor de si, para aprender o que eles não tinham, e os três juntos fizeram grandes feitos.”
"Quando eu te encontrei"
Houve um tempo em que eu vaguei por ai.
O tal destino me parecia infeliz.
Fiz o que fiz para tentar ser feliz.
Fui, fiquei, cheguei, parti, levantei e cai.
Os meus passos por vezes vararam madrugada.
Mas a vida é mesmo engraçada.
Ela muda de repente, sem avisar nada.
Aquela tristeza em minha vida seria página virada.
Por alguns instantes fiquei meio desconcertado.
E por isso eu tive certeza de que era você a parte que me faltava.
E que o que está escrito não pode dar errado.
Teu olhar e o teu sorriso fizeram minha alma gritar de alivio.
Encontrei paz, encontrei o amor, me vi contigo.
Não preciso de mais nada.
Foi ontem a noite
Bastaram algumas gotas de álcool.
Ele me disse "eu te amo"
E eu disse "eu também" "eu te amo"
Nós plantamos
E estamos regando todos os dias
Na maioria da vezes com coisas boas
Esta florescendo.
E te ver dormindo ao meu lado
A cada dia é um presente mais gratificante
Você, garoto, consegue fazer meu coração sorrir.
14 de dezembro - em homenagem a cidade de Caieiras/SP
Da terra roxa cortada por raízes,
De árvores gigantes,
De fábrica com chaminés fumegantes,
De famílias, sonhos, vozes.
O operário com trabalho abundante,
Fez da luta diária
O teu lar, a tua história,
Dali para o progresso constante.
A fazenda, o rio, o mineral,
A velha estação, o papel,
Os eternos fornos de cal.
Da companhia a emancipação
És o nosso orgulho, Caieiras.
Abençoado é esse teu chão.
- Eduardo Soares
PENSAMENTOS POSITIVOS GERAM ATITUDES POSITIVAS.
Quando não conseguimos ter otimismo e perseverança em nossos sonhos e projetos, se torna impossível o sucesso.
É que nossas ações vão ser determinadas pelos nossos pensamentos, se eles são negativos, nossas ações também serão negativas e não acharemos motivo para continuar ou acreditar.
O segredo é mudar de pensamento, comece acreditar, suas ações serão mais positivas, estratégicas e eficientes.
Não se esqueça, enquanto você não acreditar em seus projetos e sonhos, eles não poderão se realizar.
Quando Deus criou Lúcifer, o fez com qualidades e capacidades, mas também impôs limites. O erro de Lúcifer foi esquecer, que apesar dessas virtudes, tudo foi dado pelo Dono do limite.
Precisamos, em todas as áreas das nossas vidas, reconhecer a importância da obediência e submissão, ainda que tenhamos capacidade de ultrapassar limites e gerar outros resultados, não podemos esquecer que o limite não é imposto por nós, mas por quem nos alistou.
Um ser! Um ser humano...
De contradições, encontros e desencontros, aos poucos,
Uma máquina, um objeto composto por elementos individuais, que forma um todo,
Foi ganhando alma, foi ganhando corpo, se vestindo de sentimentos, de empatia.
O que dantes não tinha vontade própria, agora, sente, se expressa; é um ser.
Um ser humano.
A ciência que explica a alma humana, mais uma vez se desmitificou;
Outrora, a psicologia que só via o comportamento humano como a única forma de percepção,
Agora, tem a alma como desafio, tem outra forma de olhar, de olhar para o interior.
Uma forma especial de tocar o íntimo do outro, de tocar uma outra alma humana; um ser.
Um ser humano.
Outra força foi criada, a psicologia ganhou força, foi reforçada,
Entra em ação a terceira força, entra o Humanismo em ação.
Com o humanismo, veio os sentimentos, veio a singeleza do toque, ao tocar.
O amor entrou em cena, com ele, veio junto a empatia, a qualidade de se colocar no lugar do outro; de um ser.
Um ser humano.
No início dessa jornada, em um passado não muito distante,
Essa forma de pensar, de ver o mundo; foi criando forma, foi criando força.
O que te motiva? Quais a suas necessidades que te deixa auto realizado?
Maslow começou a se perguntar, a questionar; como se ver o outro. Apenas um ser?
Um ser humano.
Aah! Carl Rogers... o grande Carl...
Um grande nome que merece os holofotes;
Ele, com o seu jeito humanista de ser, ajudou a revolucionar a história da psicologia.
Fez-nos nos tornar mais humanos em nossas intervenções, um ser humano diante de outro ser humano; um mero ser.
Um ser humano!
Um "oi, estou brincando com os cachorros". É pedir muito?
Um "o que vc está fazendo?" É pedir muito?
Um "estou indo agora no mercado". É pedir muito?
Um "eu te amo" no meio da tarde. É pedir muito?
Um "como foi seu dia?" É pedir muito?
Um minuto da atenção mesmo que esteja fazendo algo importante. É pedir muito?
Uma mensagem dizendo que está bem, mas que sente minha falta. É pedir muito?
Uma ligação quando o que mais se quer é ouvir sua voz. É pedir muito?
- Relacionados
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poema de Amor Verdadeiro
- Frases de Machado de Assis
- Poesia Felicidade de Machado de Assis
- 28 poemas sobre a infância para reviver essa fase mágica da vida
- Poema para Irmã
