Machado de Assi Poema a Carta
Os multiletramentos direcionaram à multiplicidade cultural de diferentes públicos e multiplicidade de significações, com reflexos dos seus diferentes signos linguísticos, objetos e interpretações.
Extraído do livro: "Fábulas para se ler além da escola", Editora Schreiben
A prática da leitura e da produção textual refletem na cultura e na linguagem, contribuindo à formação humana na perspectiva integral em que os sujeitos aprendem a construir formas de pensar, além de articulações linguísticas capazes de recriarem novas condições sociais.
Extrato do livro: "Fábulas para se ler além da escola", Editora Schreiben
O cravo brigou com a rosa, levou tapa e fez careta,
Disse: “Nunca mais te falo!”, saiu com muita treta.
Mas no baile da alegria, veja só que confusão:
Tavam juntos, lado a lado, dançando de mão na mão.
Paráfrase em cordel da canção popular “O cravo brigou com a rosa” publicada em "Cordel de primeira viagem: estudantes em sua estreia literária pelo sertão encantado da cultura nordestina"
Era necessário que a coroa de espinhos fosse colocada sobre sua cabeça?
Nenhum dos ladrões que com ele foram crucificados recebeu esse ornamento.
Mas a Ele — JESUS — era preciso humilhar, expor, desfigurar.
Colocaram-no diante dos seus, não como mártir, mas como artífice de uma conspiração.
Queriam que o vissem como autor e executor de um levante contra os poderosos.
E assim, sob o peso da dor e do escárnio, coroaram o inocente com o símbolo da culpa alheia.
Surto de alforria
Estamos surtando -
Mas não.
Não é um surto psicótico.
Estamos em um surto contra nós mesmos.
Contra a vida.
Contra todas aquelas coisas e verdades que nos obrigamos a engolir diariamente.
A loucura brota da mesma vertente da sanidade.
Duas faces de uma mesma moeda.
A depender das circunstâncias:
veremos apenas uma delas como verdade absoluta durante uma vida inteira.
E do que tanto digo sem dizer?
Por ora, anuncio o descrédito por si mesmo.
Ou, a loucura de acreditar.
Falo do ódio a si próprio.
Ou, da loucura de, talvez, ousar se amar.
Quero proclamar minha loucura
com a aventura de dar-me alforria.
Denunciar minha sanidade,
de ter me mantido em cativeiro,
privando-me da exposição,
do julgamento,
do apedrejamento em praça pública.
Estou surtando.
Ou, sendo curada por minha loucura.
Amar nas sombras
Não tente explicar aquilo que você ainda não viveu, a experiência grita mais alto e desmascara os sem noção,
me chamam de antissocial só porque eu gosto de ficar em casa a sós pensando nela,
só um pouquinho de você aqui eliminaria o meu silêncio e abriria enormes sorrisos,
uma rede, duas árvores , um livro e a paisagem do vale a frente, é esse o retrato que me faz lembrar de como você é perfeita e doce na sedução através da saudade.
No caos a salvação
No caos, depois do período da cegueira passar o mar vermelho começou a se abrir,
noites densas, reações intensas, perdas imensas, o tempo indefinido,
no quase fim, ao olhar pro nada profundo por muito tempo fui resgatado e guiado por uma luz que dizia sim é possível,
poucas mãos valentes foram suficientes para alimentar a chama ardente que ainda tomava conta de mim,
vozes me diziam que tudo era passageiro, sonhos me mostravam o fim do pesadelo,
noites em vão, dias perdidos, na corda bamba um show de desafios,
com o apoio de corações bondosos o meu ser que até ali era indomável se olhou por dentro e enxergou a mudança,
no churrasco depois de uns anos, entre os sorrisos e as lembranças daquela tempestade, o olhar de orgulho e a salvação enlaçada pela amizade e coragem de poucos me trouxe até aqui firme e motivado na intenção demonstrar o quanto é importante acreditarmos que tudo vai da certo é só focarmos em acreditar que existem saídas e elas vão aparecer para nos resgatar de quaisquer situações que sejam.
Sensatez
Olhar antes fora da caixa é um movimento que pode definir se sua tentativa de escolha foi vitoriosa ou será um erro continuado,
Tentar viver as próprias fantasias no mundo da realidade é um ato de coragem ou uma fraqueza protegida pela soberba,
Uma erupção sanguínea acontece a cada vez que eu penso em você e as flores, o campo, as montanhas e a noite profunda são testemunhas de uma única vítima,
Da lua nova a lua crescente minguante o mais sensato a dizer é que eu continuo observando você.
Ladrão de ilusões
Navegando pelo mar das ilusões, espalhei sorrisos e abraços fortes,
em cada ancorada pratiquei o escambo e como moeda de troca me oferece como prêmio em busca das joias pulsantes,
sonhos derretidos, prazeres passageiros, promessas jogadas nas ondas, sentimentos aprisionados, distancias infinitas,
conquistador de corpos e mentes, deixei perdido no tempo a magia de um navegante aventureiro, roubei almas, distribui desejos, vendi o retorno, carreguei gritos e sussurros nas viagens sem destino,
de uma lenda, a uma história,
de um pirata aos corações.
Ninguém Viu" – por Wallace de Oliveira Silva
Ninguém viu quando chorei no silêncio,
nem quando segurei o grito com um sorriso.
Fui forte pra todos, menos pra mim.
E ainda assim… ninguém notou.
Fui abrigo pra quem só sabia partir.
Estendi a mão pra quem já vinha armado.
Falei de paz, recebi guerra.
E ainda assim… eu fiquei.
Me chamam de ingênuo,
mas não sabem o quanto eu sangrei
pra continuar Não sabem quantas vezes eu me perdi
pra não perder o outro.
Cresci onde amor era luxo,
mas eu dava de graça.
Sonhei onde era proibido,
e mesmo assim… continuei sonhando.
Não é fraqueza querer ver o bem no outro.
É coragem.
Coragem de ser luz,
mesmo quando só te entregam escuridão.
De Pé Por Dentro" – por Wallace de Oliveira Silva
Tô cansado, mas sigo.
Com a alma rasgada, mas o olhar firme.
Ninguém vê o que eu escondo —
só sentem falta quando eu me calo.
Já levantei gente enquanto eu caía.
Já fiz sorrir quem nem sabia meu nome.
E mesmo assim, continuo doando
um pouco de mim em cada gesto.
Tenho mil cicatrizes,
mas nenhuma me fez virar o que eu jurei não ser.
Não jogo sujo,
não piso pra subir,
não aponto o dedo pra quem já tá no chão.
Já entendi que nem todo mundo vai me querer bem.
Mas isso não muda quem eu sou.
Porque quem é luz,
brilha mesmo em meio ao abandono.
E eu sigo aqui:
de pé por fora,
mesmo quando tudo desaba por dentro.
Vitrine de valor
Relógio travado, noite silenciosa e uma tocha acesa a iluminar os passos,
A imaginação pincelada nas paredes dos casebres, exposta nas árvores, espalhada pelo chão de pedras antigas, o intenso pensar no caminhar,
Nas ruelas da cidade de Ouro Preto, o cheiro do pão de queijo e dos doces mineiros feitos por ela saiam pelas janelas abertas e invadiam a história escrita na intenção de impulsionar e revolucionar um sentimento que parecia perdido no tempo mas por necessidade dos desejos, das verdades e da saudade resolveu se apresentar como um grandioso lustre de uma catedral,
Endossado pelas idas e vindas subi as escadarias do íntimo com o selvagem, o aventureiro, o trapaceiro e o efêmero sendo deixados de lado a cada degrau vencido,
Priorizar a essência pode revelar uma vitrine bem iluminada e cheia de oportunidades de valor.
Mateus 7.13-14 – A Porta Estreita e a Porta Larga.
A régua de medir da hipocrisia é, ironicamente, desmedida...
E quando as narrativas se tornam intérpretes da verdade, a mentira ganha espaço, obscurecendo a realidade e distorcendo o que de fato acontece - espaço aberto para a estrada larga do mal.
E assim... As conveniências do mundo se moldam a um emaranhado de escolhas confusas, com efeitos paralisantes, que recusam o Caminho Estreito — Jesus Cristo — para trilhar o caminho largo do pecado, que conduz à estagnação, à destruição e à separação de Deus.
Movimentos intocáveis
O que não me prende ao chão e não me faz flutuar não merece os meus sacrifícios, não merece as minhas mágoas e muito menos o meu silêncio.
Escavando os desejos encontrei intactos os olhares, as palavras doces e os sentimentos perdidos, logo morri por dentro.
Penalizado pelo ritmo lento das lágrimas deletei os gritos mas recarreguei a saudade e no exagero dos tropeços as desculpas soaram em vão,
A música toca e agora danço inconsequente com a mulher hoje intocável, porém frequentadora assídua da minha mente.
O Amor — por Edergilian Alves de Sousa
O amor é esse mistério doce que nos envolve sem pedir licença. É quando a gente se ilude, mas chama essa ilusão de esperança. É quando buscamos um propósito que nem sabemos se existe, mas mesmo assim seguimos, de olhos fechados, coração aberto, peito entregue.
É ter coragem de acreditar no inacreditável, de abrir os braços para o impossível, de aceitar o que, para muitos, seria inaceitável. O amor não faz sentido — e é justamente por isso que faz toda a diferença.
Quando se ama, barreiras que pareciam muros viram pontes. Distâncias se encurtam, medos se desfazem, e tudo o que antes era limite vira motivo para continuar. Porque amar é desafiar a lógica, é apostar todas as fichas na incerteza, é se entregar sabendo que não há garantias, mas ainda assim querer — e querer muito.
No fim, o amor é tudo aquilo que a gente deseja pra si mesmo: é cuidado, é calor, é colo. É estar inteiro no outro sem se perder de si. É desejar tanto, tão profundamente, que mesmo sem ter certeza de nada, a gente se sente mais vivo do que nunca.
Amar é isso: um salto no escuro que ilumina a alma. É tudo o que não se explica — mas se sente. E, se for pra ser ilusão, que seja a mais bonita de todas: aquela que faz a vida valer a pena.
Biquíni Cavadão – Vozes que Nunca se Calam
Na curva do tempo, no grito do chão,
Surge o som forte do Biquíni Cavadão.
Não é só uma banda, é filosofia,
É trilha de luta, é luz que irradia.
Bruno Gouveia, a voz que comanda,
Que canta verdades, que nunca se espanta.
Seu timbre é bandeira em qualquer geração,
Nos leva pra dentro da própria canção.
Carlos Coelho, nas cordas da vida,
Transforma em melodia cada ferida.
Com riffs precisos e alma no som,
Nos guia com notas que tocam o dom.
Miguel Flores, maestro dos sons,
Teclado e essência nas ondas e tons.
Pinta com dedos paisagens no ar,
Um mundo inteiro pra nos encantar.
Álvaro Birita, no tempo perfeito,
Comanda os tambores de peito a peito.
Batidas que marcam amor e emoção,
Ritmando histórias do coração.
Quatro estrelas, um só coração,
Formam o universo do Biquíni Cavadão.
E cada canção, uma estrada, um farol,
Nos aquece a alma como um raio de sol.
Entre o ontem e o sempre, seguem sem freio,
Com rock, coragem e um lindo anseio.
E quem já os ouviu sabe da razão:
Eles moram pra sempre dentro da canção.
É válido...
Para caber em meu laço foi preciso deixar você ir e voltar , foi preciso deixar você seguir sem rumo e fugir dos teus próprios sentimentos até você reconhecer que aqui é o teu lugar.
Já tive receios, já te odiei, já até te deixei e na hora que eu me senti um ninguém esperei a água ficar morna em fogo baixo para depois contra - atacar, despejei esperança em cima da minha amargura e fui a colheita do nada ao acaso, das quedas aos novos desafios, dos motivos aos propósitos.
O amor merece as tentativas.
Versos de um Biquíni no Tempo 🎶
No coração do Brasil, um som despertou,
Entre acordes e sonhos, o tempo parou.
Biquíni Cavadão, rebeldia e ternura,
Cantando verdades com alma tão pura.
Vieram dos anos de dor e mudança,
Guiados pela luz da eterna esperança.
Em cada refrão, um grito contido,
Em cada palavra, um mundo vivido.
Não era só música — era libertação,
Era ponte entre o medo e a inspiração.
E até hoje, no peito de quem sente,
Ecoam canções que embalam a gente.
Dual
O bom da vida é viver num lar sem paredes, com teto solar e com suas fundações em cima de uma rocha,
Através do reflexo do espelho caído no meio da floresta o sol brilha e ilumina as flores e as borboletas ao mesmo tempo que sua sombra revela uma paisagem de galhos finos e as folhas secas caindo lentamente e se espalhando pelo ambiente,
A uma dualidade e beleza entre o que é exposto para todos e o que é visível apenas para o que está dentro do nosso cantinho mágico e bem guardado.
Ruínas da dor
Alicerces enfraquecidos, fugas da realidade,
num castelo aonde eu sou o rei as aparências são o meu melhor disfarce,
um dia agente percebe que é tarde demais para voltar atrás , e então de joelhos choramos em ruínas sobre as nossas próprias decisões,
carrego uma dor que não encontrou um lugar para ser enterrada,
nas brincadeiras a joia vermelha foi tratada como bobo da corte,
sob o sacramento a confissão virou piada, a rosa se encheu de espinhos, a mentira fingiu ser verdade e o romance virou uma mentira.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poema de Amor Verdadeiro
- Frases de Machado de Assis
- Poesia Felicidade de Machado de Assis
- 28 poemas sobre a infância para reviver essa fase mágica da vida
- Poema para Irmã
