Luz e Escuridão
Não se sabe se és riso ou choro, alegria ou imensa tristeza, luz ou escuridão...
Não há brilho em teus olhos perdidos, ou diciplina em teus pensares camuflados, uma hora cá outrora lá, não se sabe se está aberto ao caos que possa sentir, desmasiado ao trovoar dizendo que a chuva está por vir...
Calibra te oh pois e sai ao vento sem rumo a degustar deste pedaço de chão, há algo que realmente se importe? Ou estar sobre o podio é o que lhe basta? Onde vais?
Assim, devastada a não saber o que há...
E os dias que seguem cada um com sua luz, um...dois...trezentos...vago...e suma...
Seja a luz na escuridão de alguém e seu caminho sempre terá a claridade das estrelas como pontos do teu bem ao próximo.
"Observe no medo uma janela,para olhar como a vida é bela,para ser luz na escuridão.Pinte em sua estrada uma aquarela,construa a casa mais bela,no terreno de sua emoção.Transcenda de si a maldade,prove a felicidade de ter Deus no coração".
(Rodrigo Juquinha).
Luz e escuridão. O bem e o mal. Otimismo e pessimismo. Paz e guerra. Amor e ódio. Fartura e miséria. Anjos e demônios. Progresso e estagnação. Verdades e mentiras. Ética e canalhice. Moral e imoral. A dualidade permeia a humanidade, que se agita diante do incerto futuro. O cristianismo se desenvolveu na tradição dualística de Israel. Incorporou a cultura greco-romana, que também era dualista e influenciou outras culturas e religiões. O islamismo não foi diferente. A meditação é um dos caminhos para se ir além do dualismo. Quando a mente cessa, podemos superar resquícios da memória atávica e descobrir um princípio unificador que nos leva a compreensão do todo, da unidade e diversidade cósmica. (D. Juan de Marco - filósofo espanhol Sec. XVIII incorporado por J. Jardim - Sacy Pererê).
Meu Deus é
Deus de milagres, Deus de promessas
Caminho no deserto, luz na escuridão
Meu Deus, esse é quem Tu és
Onde há intuição, há sempre luz, Hô escuridão que hoje lhe servias, pra emergir às ignorâncias, dos, pelo fino trato, quem põe a mão, sem o encontro da humildade em extensão, medo é outra situação.
"Em um mundo de escuridão, quanta luz uma pessoa consegue aguentar? Na desgraça, um vagalume faz sol, mas é apenas o sol dos miseráveis, o sol dos tolos."
Luz na escuridão
Agora, Senhor, tira minha vida, pois não sou melhor que meus pais! - 1 Reis 19: 4
Os cristãos que passam pelo túnel escuro da depressão tendem a se concentrar tanto em seus pecados, fraquezas e falhas, que podem até querer morrer. Deus pode usar momentos como este, no entanto, para aumentar a consciência deles de Sua graça inesgotável.
Em 1964, Alan Redpath, ex-pastor da Igreja Moody em Chicago, afundou nas profundezas do desânimo após um derrame quase fatal. Ele escreveu depois de ter pensamentos terrivelmente perversos. “Ó Senhor”, ele orou, “leve-me para casa!” Foi então que ele sentiu que o Senhor estava dizendo: “Fui eu, seu Salvador, quem trouxe essa experiência à sua vida para mostrar a você [que] isto é o tipo de pessoa - com todos os seus pensamentos e tentações pecaminosas que você pensava serem coisas do passado - que você sempre será, exceto pela Minha graça. ”
A experiência de Redpath me lembra o profeta Elias. Ele também queria morrer. Ele clamou: “Senhor, tira minha vida!” (1 Reis 19: 4). Embora Elias tivesse sido poderosamente usado por Deus, ele precisava ser lembrado da graça sustentadora de Deus. A depressão, que no seu caso foi desencadeada por exaustão física e emocional, tornou-se o espelho da verdade de Deus para permitir que ele visse novamente a maravilhosa luz de Sua graça. A noite mais escura nunca fica sem essa luz.
Embora tentada e tristemente desencorajada,
minha alma para este refúgio fugirá
E descansará nesta abençoada segurança:
"Minha graça é suficiente para ti". —Anon.
Entre as trevas do pecado, a luz da graça de Deus brilha mais. Dennis J. DeHaan
Ela céu
Eu inferno
Ela verão
Eu inverno
Ela luz
Eu escuridão;
Ela chora
Eu acalento
Ela sempre rápida
Eu como sempre lento;
Ela grita
Eu me calo
Ela tempestade
Eu como um riacho calmo;
Ela fala
Eu observo
Ela rainha
Eu mero servo;
Ela brilho, estrela, luar
Eu astronauta, menino querendo voar.
Amor...
Espontâneo...
Sútil...
Recíproco...
Floresce, é aprendido, cresce,
É luz na escuridão,
É guerreiro pois suporta,
Sou eu, somos nós,
É o universo, os seres, a vida...
Amor é tudo, são todos...
É simples, supera, evolui...
Amor. Somente...
fogo constante
alma ardente
coração sem paz,
luz na escuridão
relatos de insonia
voz ao caos da mente,
verão sem sem amor.
