Luto Morte
Confesso que a sua morte não foi nada fácil pra mim,sinto a sua falta na hora dos amigos,é difícil passar em frente da sua casa e não te ver mais ou ate mesmo em uma festa :(, é amigo você se foi tão jovem,eu ainda me pergunto a Deus por que ele te levou,queria tanto que tudo aquilo que eu vi fosse mentira sabe,eu só queria o meu amigo de volta pra gente rir das coisas mais bestas do mundo,pra você me da conselho,pra você fica do meu lado quando todos se forem,é meu anjo não consigo aceitar sua perda pra mim você foi viajar só pode,mais volta logo pois todos esta com saudade de você,lembra aquele dia que a gente se divertiu bastante nem parecia uma despedida não é mesmo!.Um anjo veio me falar que você ta feliz ai no céu,queria tanto que você vinhe-se ate mim pra me contar como é ai no céu,eu sei que você esta presente em todos os momentos,mais é difícil sabe não te ver mais,não poder mais falar com você.Já faz um mês que você não esta mais entre nós,e ate hoje a dor é a mesma,não consigo falar de você sem uma lagrima cair do rosto,eu paro as vezes e penso nos momentos bons que a gente viveu juntos lembra (risos) É meu amigo eu queria ter vivo mais momentos felizes com você mais infelizmente a sua hora chegou e deus simplesmente te escolheu pra fica do lado dele,eu sei que vocês dois são muito amados ai no céu,ei tenha forças sei que você foi jovem,mais deus achou melhor você ai do lado dele. Cuida da gente aqui em baixo ta bom,estamos todos com saudades meus meninos <3
E quando a dor for tamanha levanta-te forte, espanta-te da morte com muita alegria, assim terá um destino de sorte.
A rebeldia é o tormento da passividade, fere-a de morte toda vez que derruba uma barreira com sua obstinação de tornar o mundo um lugar melhor para se viver.
A morte
A morte acaba com os sonhos, com os planos,
Desestrutura uma família, irreparável os danos,
Deixam-nos em prantos, um minuto e pronto,
Tudo se vai...
A dor fica, martiriza, maltrata, tira a calma
Estraçalha sua alma, e as palavras?
Não fará mais sentido, seu amor?
Não será mais correspondido...
Tudo se vai...
Aproveite os momentos, ame lentamente,
Sorria sempre, viva intensamente,
Abrace forte com carinho, isso que é presente,
E não esqueça faça isso constantemente, porque um dia...
Tudo se vai...
A morte leva uma vida! E mil outras que a cerca...
Robson Farias
30 minutos leva uma pessoa a morte se cortar uma veia ou artéria,20 minutos se a pessoa se enforcar, e +ou-10 minutos se a pessoa pular de um prédio , nesse tempo da para uma pessoa dizer seu ultimo eu te amo , seu ultimo adeus ,seus últimos batimentos cardíacos ,pense nisso
centelha da morte
que abranja doce sumo
que obtenha vitoria,
no destino que se abrangeu
durante o espaço,
difuso em dimensões
que meu espirito
te amou sem medo
sem preconceito,
apenas um espaço,
em outras auroras
lhe dou meu amor,
o mesmo transparece
num momento que me olhou.
face fria pura ostentação
seria mais um prima
de meu coração,
preludio, que se obtêm
o gosto puro meu amor.
Ressonância
Desisti de relutar você em mim.
És como a morte que assombra o doente.
Como um câncer em ressonância,
Abrigando cada centímetro de meu corpo.
E não se trata apenas de um desejo fogoso
É paixão. Uma arma contra a calmaria!
A crença na morte surge através da identificação com o corpo físico, automaticamente ao acreditar que é apenas um corpo acreditará que ira morrer, a morte é uma ilusão que surge através desta crença errada da realidade. Apenas entramos no corpo ao nascer e sairemos quando chegar a hora de ir para uma nova fase de experiência para a alma.
A morte chega para todos nós, mas muito pior que isso é morrer sem ter vivido de verdade, viver apenas seguindo uma rotina fadiga até ultimo dia de vida
Que é a vida, senão a expectativa da morte?
Enquanto a vivemos, com boa ou má sorte,
De quando em quando ela passa seu trote,
E nos sorri, ao passo que dá o seu bote.
Que é ela, senão uma cama vazia e desfeita
Na qual deitamos sonhos que ninguém suspeita?
Sonhos idolatrados. Um culto, uma seita.
Por que razão ela tinha de ser tão estreita?
Nascemos, morremos; entre os dois, a temos.
Ou somente a esperamos.
porque és saudade...ergues-te contra o tempo numa harmonia longa, acreditando que a morte é teu único destino...
A morte do tio António
Tio António nasceu na vila de Gondola, Província de Manica, Centro do país, já crescido e a vida não lhe dava nada de bom, ele tentou aranjar alguns m'pakamissos, mas apenas em Gondola o único m'pakamisso que existia e existe é de fazer tijolos e capinar nas machambas bwanas ou mesmo ser djoridjo. Ele tentou outra vez procurar emprego oficial mas não conseguiu porque não possuia certificado de nenhuma das classes, concluíra apenas a 4ª classe do antigo sistema da educação. A única ideia que tio António achou fiável para encontrar melhores condições de vida seria viajar para Sul do país, na terra dos Machangana e foi parar na cidade de Maputo, a então capital do país. Nos primeiros dias não tinha onde morar porque não tinha família na cidade Maputo, ele dormia nas acacias, debaixo de ponte e percorria toda a cidade em apenas uma hora procurando emprego mas, a sorte não lhe batia a porta, colectava lixo na lixeira de Laulane para vender e conseguir comprar um prato de arroz e feijão nas barracas de Matola para fazer a refeição do dia.
O tempo não parou, aliás nunca para e finalmente tio António conseguiu um job de lavar carros na baixa da cidade, ganhava 100 MT por cada carro bem lavado e a felicidade começou a brotar na vida de tio António, tudo cada vez mais aventuras na cidade e com ajuda de alguns amigos, ele conseguiu outro 'job nice' na construção civil e ja ganhava uma boa mola por mês.
Tio António comprou um terreno e construiu uma casa enorme e bonita no bairro Kongolote, comprou dois carros HIACE e um COROLA particular. Ele sentia saudade da sua terra natal, Gondola e a sua família mas ele só dizia:
- Saudade é um sentimento nostálgico de dor que ata e desata mas não mata.
Passando o tempo ele resolveu procurar uma mulher, companheira para casar. Encontrou-se com uma moça Machangana gorda e bonita, ela só olhar a aparência do tio António logo disse que:
- Eu aceito tudo o que você quer dizer, antes de mais nada digo digo que sim sem demoras nem se quer meio segundo.
Namoraram durante uma semana, ao invés de tio António pedir em casa, a própria moça foi a protagonista pedindo em casemento. Eles casaram cercados com uma multidão da família do lado da mulher e ele estava completamente sozinho sem nenhum membro da sua famía mas, tudo foi às mil maravilhas.
A esposa do tio António era tão sorridente por fora mas por dentro era uma leoa devoradora. Eles ficaram juntos e tiveram três filhos que nem sequer os mesmos conheceram os seus avôs, tios, primos que estavam na sua terra natal porque a esposa não aceitava viajar para Gondola e o tempo sempre voava, isso é consabido que o tempo não espera e nem perdoa a ninguém.
Como de hábito um pouco tribalista, a esposa do tio António procurou formas de como eliminá-lo fisicamente para depois usurpar todos os seus bens que conseguira outrora, ela procurou Macharapita e Magamba para tirar a vido do seu marido. A vontade da mulher foi bem-vinda e sucedida, logo o tio António começou a padecer com doenças anónimas e os médicos do Hospital Central de Maputo não conseguiram detectar que tipo de doença era, pois continha sintomas incomuns porque estava conectada e sincronizada na base da magia.
Ele emagreceu 50 kg em apenas meio dia, o seu corpo uma carga de osso e a esposa nem se quer lhe visitava no hospital para cuidá-lo e estress tomou conta de tio António, assim acabou perdendo e ninguem ao seu lado a nao ser homens com batas brancas, os enfermeiros. O seu corpo foi entregue ao conselho municipal para realizar o enterro, a sua familia nao tivera a informacão.
🔍 Está em busca de se entender melhor?
Todos os dias, compartilhamos ideias, perguntas e reflexões que ajudam a olhar para dentro — com mais clareza e menos julgamento.
Receba no WhatsApp