Luis Fernando Verissimo poemas Sonhos
Amor? Amor não se pede, não se implora, não se mendiga, não se força. Amor chega sem marcar data e hora, sem ter pressa de ir embora. Vem bem naqueles dias que nosso estado está precário, sem maquiagem, mal vestido, todo bagunçado. Vai entrar em sua vida quando estiver tudo pelo avesso, vai gostar de você do seu jeito. Ainda vai te ajudar a dar uma faxina, colocar o que não presta na esquina. Vem quando paramos de procurar, porque ele adora nos assustar; mas que ele vem, vem. Até porque estamos falando do amor meu bem. ''O amor? Adora fazer surpresas.''
Coloquei meu fone de ouvido e dei play em um mundo só meu. Me balançando em uma rede barulhenta num tedioso domingo, o tempo se passou e o dia anoiteceu. Ouvindo letras sonoras, as verdades batiam em minha porta. O coração escuta com toda atenção; alguns momentos que ando vivendo em forma de canção. Meu olhos se fecham, enxergo em minha frente um espelho negro. Meu corpo fica em pausa, meu rosto não sabe se sorri ou transborda lágrimas. O passado em alguns segundos volta, meu presente fica parado por algumas horas. Meus pés entram em sintonia, minha voz grita, o coração acompanha no ritmo da batida. ''Uma droga chamada música, as vezes fere ou as vezes, cura.''
Fala um pouco em meu ouvido que sentiu saudades de mim. Abre um pouco desse teu sorriso que parece um branco sem fim. Encara um pouco meus olhos, me fala como foi seu dia. Dá aquelas gargalhadas que eu gosto, deixando minha tristeza vazia. Olha pra mim, sei lá, fala qualquer coisa! Mesmo no inicio da conversa ou no fim, fico hipnotizado por sua boca. Me dá um pouco de amor, um barquinho de segurança. Me diz, por favor, que aos poucos o nosso a-mar se avança. ''Por pouco que seja, seja o pouco que preencha.''
Por que será que tudo que vem, vai. Que tudo que entra, sai. Que tudo que anda, desanda. Que tudo que vai em frente, da ré? Por que será meu Deus, que muitos tem tudo na mão, já outros não possuem nada no pé. Por que tantos têm dinheiro no banco, da mesma forma que encontro mendigos ao pranto? Por que será meu Deus, que tem tanta gente viciada? tantas pessoas se matando por nada. Por que será meu Deus, que tem tanta gente roubando, matando, odiando... e eu aqui feito um idiota, dentro da minha toca, de pernas para o ar, simplesmente a sonhar por um mundo melhor. Poderia acabar com o mal, a corrupção, o vício; mas termino como sempre, no inicio. Por que será, meu Deus?
Sempre ouvi dizer que o conhecimento é tudo. Mas ando observando que ter o conhecimento sem poder aplicar, é tão inútil quanto ter como aplicar sem o conhecimento. Decida a criar suas próprias oportunidades, de aplicar o que se sabe, e assim evite a inércia.
Hoje eu tenho um pedido: não me peças o que sempre pede, verbalmente, intencionalmente ou de forma inocente. Não me peças o obsceno, o apaixonante e intrigante fogo, pois quem sabe esse é o fogo que não arde, que não queima e se queima não queima mais em mim. Deixa apagar, afinal é apenas um desejo que nada tem de importante pois já vivíamos sem ele antes que a vida nos presenteasse com ele, um docinho que agora amarga.
Ao levar-se em conta que "nada na vida acontece por acaso" preciso ter ciência que sou eu o maior responsável e construtor dessa vida.
Então: tudo na vida será resultado das minhas escolhas, decisões e atitudes. Nunca poderei culpar o acaso por meus resultados.
Entre o amor e a solidão, prefiro estar só.
O amor te trai, abandona e acaba. A solidão é sem dúvida a maior verdade nesta vida. (...)
O conhecimento adquirido no meio acadêmico não se compara com a sabedoria adquirida pela curiosidade!
"Os tolos ignoram a sabedoria e jogam palavras ao vento, Os sábios escutam as tolices e aprendem o que não deve se dito"
Descobri que existe uma longa distância entre querer respirar e poder respirar. Assim como a vida e a morte se separam por uma tênue linha denominada fôlego, esperança e desespero se misturam e a única coisa que realmente faz sentido é que para se morrer já dizia meu velho: Basta se estar vivo.
🄵🄸🅅🄴 🄷🅄🄽🄳🅁🄴🄳 🄰🄽🄳 🅃🅆🄴🄽🅃🅈 🄾🄽🄴 🄳🄰🅈🅂
Despedir dói, por isso nunca me despeço, mas hoje deixo para trás uma parte de mim, sem despedidas, adeus ou até logo. Sigo em frente trazendo na bagagem apenas o que sou e nada do que tenho.
Chega a doer quando alguém se diz de esquerda, mas não renuncia a parte da sua comodidade. Temos de vigiar constantemente a estupidez que nos rodeia e tenta devorar-nos.
Se é certo que a vida é breve e frágil, também é verdade que a dignidade e a coragem lhe conferem a vitalidade que nos faz suportar os seus enganos e desditas.
Auto estima é essencial, amor próprio e preciso mas Amar o próximo é divino.
🙏🏾 Ame mais pois nada vive para si mesmo. O sol brilha todos os dias mas não é para ele e sim para iluminar e aquecer o seu dia Amigo . Ame mais.
Hoje falei com Deus. Sobre meus medos, anseios e indagações, falei sobre a vida e de tudo que quase nunca falo. Bem mais que as estrelas do céu, bem mais que as águas dos mares, muito mais que o ar que eu respiro ou a falta de tudo aquilo que um dia sonhei. em você tenho o abraço apertado que por um amigo foi negado, o auxilio e amparo de um parceiro de caminhada que na estrada por diversas vezes carregou-me em seus ombros. Em meio a tanta dor, deixei de te agradecer por tudo o que tenho, enquanto tentava te fazer ouvir tudo o que eu queria. Em meio as lagrimas esqueci de te sorrir e dizer: Muito obrigado meu Deus, Pai e Amigo.
A estrada não mudou, os atalhos me trouxeram exatamente aqui. Pedras, espinhos, feridas e suas dores me fortaleceram, como um peregrino me abriguei em sombras as margens desta estrada, me refugiei em refúgios que durante os vendavais se mostraram frágeis, e que ao caírem ainda me feriram. As marcas serão eternas, as experiencias promoverão força e crescimento. mas hoje depois de percorrer os 45 anos dessa estrada, percebo que só caminha contigo o que faz parte, o que completa mas que acima de tudo se completa em sua companhia. E se não basta, então basta!!!
