Lucro
O "lucro" que se espera da arte e da cultura não pode ser o ingresso vendido, a escultura/livro/quadro/pintura/obra vendida (apenas e tão somente); não pode ser o retorno imediato e visível, mensurável; o verdadeiro lucro da arte e da cultura, além da dimensão econômica, é, essencialmente, a dimensão cidadã e simbólica. Com arte e cultura se transforma mentalidades e relações humanas, se conquista êxito e vitórias impossíveis de mensurar com moedas ou cédulas.
O lucro do Banco é proveniente do empréstimo que se faz, geralmente, a quem não tem condições de pagar. Para tornar o pagamento viável, o tomador escolhe entre os planos propostos pelo Banco sempre o mais longo, e a partir daí se torna escravo do Banco. E quando o pagamento vai se tornando inviável para o tomador, o Banco lhe propõe uma renovação de sua dívida com outro empréstimo. E mais tempo de escravidão pela frente. A desgraça do cliente é a felicidade do Banco.
Prefiro ser um pessimista que às vezes errando sai no lucro, do que um otimista que vive levando ferro.
055-"O futuro sistema econômico que substituirá o capitalismo deverá ser baseado não no lucro, mas na solidariedade e no dever. (Jocax)"
Entenda que Capitalismo não é só um sistema, é a realidade.
Entenda que Capitalismo não é lucro, lucro é o resultado do Capitalismo.
Entenda que as coisas não possuem valor, o ser humano que atribui valor a elas.
Entenda que Comunismo não é uma Ideologia, mas sim uma Cultura.
Entenda que a verdade nunca irá até você. Você que deve ir até ela.
A lei do mais forte ainda persiste, apesar de termos deixado de habitar cavernas. O lucro é o primitivismo latente; é a lei do mais forte do homem civilizado.
Quem faz a "vaquinha" tem lucro em dobro: Leva as sobras! Por isso não faltará quem agite uma festinha às custas dos outros.
A grande prisão é o medo do pensar, pensamento na grade dá muito lucro.Só uma forte reflexão poderá afastar as grades impostas por diversos podres poderes.
Quando se corta a expectativa que você tem de uma pessoa, o que vem dela passa a ser lucro. Tipo um bônus, que nem sempre agrada, mas serve.
