Lucidez
Fragmentos de “O vazio de Ivan em mim”
(por Leonardo Azevedo)
3.
Carrego a lucidez como lâmina.
Ela me corta mais do que conforta.
A alegria entorpece trazendo cegueira. A paz entorpece trazendo lucidez. A alegria deseja deixá-lo bem não importa qual consequência decorra disto. A paz deseja deixá-lo bem e também preza pelas pessoas ao seu redor. A paz quase sempre é a causa da alegria. A alegria quase nunca é a causa da paz. Para se obter a alegria, faz-se por meio de conflitos. Para se obter a paz, faz-se por meio da ausência deles. A alegria é agitada. A paz é calma.
IV - Caso lúcido
Dar-se que passiva consciência acomode lucidez duvidosa ou que razão aparente seja reflexo primitivo.
Ora, motivo algum tiveram os homens, cônscios quanto ao ato, juraram inocência, não há que estranhar tamanha rapina, é que nascido o homem dificilmente sobrevive o ser.
O desalinhamento aos padrões éticos estabelecidos perturba a lucidez do indivíduo retido, que não violou seu modelo habitual e normativo.
Emoções negativas podem ser controladas com um choque de lucidez, tornando-se passivo, calmo e tranquilo, refletindo seus acontecimentos com forças da alegria, com a determinação de superar novos constrangimentos e usar mais a autoestima para fortalecer sua fragilidade emocional.
"Velha...não! - Eu vivo o hoje de cada dia com muita lucidez.
Jovem...também não! - Juventude é preocupação com o futuro e eu já tô lá...Sou VIDA!"
☆Haredita Angel
A insanidade que nos cerca não deve ser a alternativa para vivermos com plena lucidez numa sociedade repleta de valores ditos sãos
Minha história é isso, uma colcha de retalhos emocionais onde fé, dor, memória, solidão e lucidez coexistem como os fios que sustentam uma alma ferida, mas viva.
Os momentos de maior lucidez do ser encontram-se na profunda reflexão do próprio eu. Todas as experiências vividas habitam o consciente e o inconsciente.
