Livre para Amar
…deixa o coração livre para sentir. Não se prive de nenhuma emoção. Tudo faz parte de um processo para alcançar um propósito, seja ele qual for. Senão houver reciprocidade, o sentimento vai murchar como uma flor arrancada, e logo não vai mais fazer diferença.
O Diário de Uma Poeta
O Homem livre
Um Homem não pode ser
escravizado, e também não pode
escravizar ninguém.
Não se pode oprimir um homem alinhado e o mesmo não pode oprimir ninguém.
Ele não pode ser dominado e não domina.
Você não pode possuí-lo e ele não possui ninguém.
Ele é livre e ajuda os outros a serem livres.
Um homem maduro e completo simplesmente não pensa
em termos de posse, de domínio, de poder.
Ele é inocente em sua essência como uma criança.
Ele gostaria que os outros também vivessem plenamente livres.
Você se julga livre.... melhor seria se você não conhecesse a liberdade. Ser escravo é ser propriedade de alguém. Isso não faz bem?
O seu dono pode fazer o que bem quiser com você... ah! mas, nem vem, não quero isso não. Sou dono da minha vida, dos meus atos, de absolutamente tudo o que a mim compete. Ninguém compete comigo quando o assunto diz respeito a mim. Eu sou meu. E de mais ninguém... entendeu?
Claro, claro... não quero tirar de você o gostinho de ser dono do próprio nariz... e quem sou eu pra contrariar você? Não sou ninguém... sou apenas escravo de alguém.
Eu lavo os pés... eu carrego o peso... eu corro ao grito de guerra... eu paro ao som do apito... eu danço quando a música começa... eu paro quando ela chega ao fim...
Se eu escolhi isso pra mim? Não sei bem se foi uma escolha própria, ou se alguém escolheu por mim... só sei que conheço a escravidão... e que ela não faz mal ao meu coração... Já fui julgad@ ou alguém foi julgado por mim... então, não precisarei esperar o julgamento no fim...
Você sabe o que Nietzsche falou? “Os homens foram considerados ‘livres’ para poderem ser julgados, ser punidos – ser culpados”.
Culpad@! É isso que eu não ouvirei no fim... sou escravo.. não sou don@ de mim.
O pardalzinho nasceu
Livre. Quebraram-lhe a asa.
Sacha lhe deu uma casa,
Água, comida e carinhos.
Foram cuidados em vão:
A casa era uma prisão,
O pardalzinho morreu.
O corpo Sacha enterrou
No jardim; a alma, essa voou
Para o céu dos passarinhos!
Num Estado livre a língua e o espírito deviam ser, da mesma forma, livres.
Lógica calvinista:
Você não tem livre-arbítrio para fazer escolhas morais, mas é moralmente condenável pelas decisões que você não escolhe fazer.
Assustadoramente incrível isso!...
Quando o nosso Livre Arbítrio chega a ser assustador mesmo, ao tomarmos consciência de que através dessa bendita concessão divina, o SENHOR nosso Deus bom, onipresente, justo e onipotente nos permite até mesmo não crer nEle, e escolhermos livremente se queremos clamar, e participar ativamente ou não dos milagres que venham a acontecer em nossas vidas. E isso é bom. Muito bom. Mesmo sabendo que antes ainda de sermos recolhidos ao Reino Celestial, prestaremos contas de todas as nossas ações ou omissões em relação a Ele, a nós mesmos e aos nossos semelhantes.
Portanto, podemos crer ou não... Mas todos nós deveríamos amar. Assim, por uma mínima fração de tempo que fosse, seríamos felizes...
Eu creio!
Armeniz Müller.
...Oarrazoadorpoético.
"A desobediência maculou a livre vontade da natureza humana, conduzindo o homem a ter uma inclinação para o mal."
Que Deus nos livre de gente má e de amigos falsos! Que nos dê discernimento para gastarmos nossas vidas perto de quem realmente nos ama e ajudar quem realmente precisa!
Que tenhamos a capacidade de falar ou calar nos momentos necessários!
A muito não me sinto tão livre, parte de mim voa a teu encontro, me desprendendo aos poucos dos grilhões do passado, na busca de teus abraço.
Entreguei nosso a mor ao mar, não demorou para Iemanjá o levar, deixando em mim, a alma livre para amar.
