Selecção semanal
5 achados que vão mudar sua rotina Descobrir

Livre em Jesus

Cerca de 38672 frases e pensamentos: Livre em Jesus

⁠A vida é fantástica e não aceita limitações

Inserida por Loren_Esmeralda

⁠A felicidade é a maior e melhor recompensa que podemos conquistar

Inserida por Loren_Esmeralda

⁠Música é a melhor e mais rápida forma de se libertar, sem nenhum movimento.
Deus está nas notas certas que nos tocam!

Inserida por Loren_Esmeralda

⁠Toda mulher que vive, presta uma homenagem para aquelas que morrem de forma precoce

Inserida por Loren_Esmeralda

Em certa medida, fico incomodado com atitudes de muitos cristãos, ao atribuírem ao demônio todas as coisas que porventura dão errado em suas vidas, até mesmo no cotidiano. Não é que estou desconsiderando o poder do mal agir nas nossas vidas, todavia sabemos que Deus nos dotou com imensa capacidade e nos deixou o livre-arbítrio. De tal sorte que muitas das coisas erradas que nos ocorrem, dependem em grande parte das nossas atitudes e decisões equivocadas. Devemos sempre buscar intimidade com Deus e discernimento para vida neste mundo.

Inserida por LazaroGomes

Muitas crenças/religiões se misturam na mente e fazem um mingau indigesto.... O bom seria não existir religião... Mas uma CONSCIÊNCIA LIVRE ... (Márcia Raphael)

Inserida por MarciaRaphael

⁠Atravessar fronteiras era um desejo meu desde menina, incluindo as fronteiras mentais, não apenas as geográficas. Conhecer, descobrir, avançar, aprender: verbos que de certa forma me definem, todos relacionados com o exercício da liberdade.

Martha Medeiros
Um lugar na janela. Porto Alegre: L&PM, 2012.
Inserida por felipeninefour

⁠Liberdade é Ser.
Ser algo ou alguém é aprisionamento.

Inserida por aldrin_parreiras_maia

⁠⁠Somos livres para fazer o que pretendemos, jamais somos livres pra pretender o que pretendemos.

Robert M. Sapolsky
Determined: The Science of Life Without Free Will (2023).
Inserida por aldrin_parreiras_maia

⁠A salvação e a condenação não vêm de um duplo decreto feito unilateralmente na eternidade passada! Deus escolheu salvar os que creem em Jesus e condenar os que rejeitam Jesus! Esse é o único meio que Deus usa para salvar e condenar os homens (Joao 1.12; João 3.16-19; João 3.36; João 5.24; João 11.25-26; Atos 4.12; Atos 16.30-31; Romanos 6.23; Romanos 10.9; Gálatas 2.16 Hebreus 7.25; 1ª João 5.10-12).

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Sem duvida alguma, as “doutrinas” da eleição incondicional, da graça irresistível e da dupla predestinação – são ofensivas ao caráter de Deus, que é amor; essas “doutrinas” se configuram em uma blasfêmia, porque tornam quase impossível diferenciar entre Deus e o diabo.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Katērtismena e Proetoimazo
Romanos 9.22-23: E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados (κατηρτισμένα katērtismena) para a perdição; Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou (προετοιμαζω proetoimazo)...
A predestinação calvinista parte do princípio da teologia do Agostinho velho. O Agostinho velho dizia que por causa da queda, toda humanidade potencialmente se transformou numa massa de perdição, ou seja, todos estão perdidos, todos estão condenados. Então dessa massa de perdição, Deus escolhe alguns para salvação e abandona o restante. Para Agostinho, se Deus não fizesse nada, todos estariam perdidos, então Deus escolheu salvar alguns e ninguém tem condições de discutir com Deus, porque Ele é soberano e nós somos simples criaturas. Essa é a ideia base da predestinação calvinista e o texto favorito é Romanos 9.22-23.
Resposta:
Em Romanos 9.22-23, Paulo usa duas palavras diferentes:
- Versículo 22, Paulo usa a palavra grega κατηρτισμένα katērtismena, que é voz média para palavra perdição, ou seja, não é Deus que prepara as pessoas para perdição, mas são as pessoas deliberadamente que se preparam, tornando-se adequados para a perdição.
- Versículo 23, Paulo não usa a palavra grega κατηρτισμένα katērtismena, mas a palavra grega προετοιμαζω proetoimazo, que é voz ativa, ou seja, Deus que prepara.
A confusão ocorre porque no texto em português a palavra PREPAROU nos versículos 22 e 23 aparecem duas vezes sem distinção, mas no grego elas têm funções diferentes.
Outro problema é que no português não tem a voz media, mas no grego tem. No português eu promovo a ação ou eu recebo a ação (voz ativa, voz passiva e voz reflexiva), mas no grego a voz média é utilizada quando o sujeito pratica uma ação na qual ele tem interesse ou se empenha particularmente.
Versículo 22. κατηρτισμένα katērtismena, eles se tornaram adequados para vaso de ira. Não foi Deus quem os preparou, mas eles se tornaram adequados por seus corações obstinados, sempre rejeitando a oferta de salvação, assim a passagem entra em sinoticidade com toda a escritura e ortodoxia cristã. (Jeremias 18 e 2ª Timóteo 2.20-21).
Versículo 23. προετοιμαζω proetoimazo, voz ativa, ou seja, Deus quem prepara, e aqui para a salvação e não para perdição.
A predestinação é em Cristo, ou seja, todos que estão em Cristo estão predestinados para salvação.
Outra observação a ser feita é que o contexto dos capítulos 9,10 e 11, Paulo está abrindo um parêntese para tratar da eleição corporativa do povo de Israel.
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

Não se reprima
Não segure muito teus instintos
Porque a vida é uma festa

Inserida por tonioloneto

⁠Anota aí:
Ser exibido NÃO É ser oferecido.

Inserida por tonioloneto

⁠Quanto menos posse desejo,
mais eu tenho.

Inserida por tonioloneto

⁠O autoconhecimento é libertador.

Inserida por tonioloneto

⁠Só aqueles que cometem crimes precisam justificar suas ações, todos os outros não devem satisfação sobre seus atos.

Inserida por tonioloneto

⁠Dou o quê quiser,
Só não dou
satisfação.

Inserida por tonioloneto

⁠A liberdade sempre foi a minha maior companheira de jornada.

Inserida por elianaoliveira

⁠São as repetições das coisas que nos aperfeiçoa ou nos destrói. Que nos liberta ou nos aprisiona, torna-nos heróis ou bandidos. Se é livre para alimentar as virtudes ou os vícios!

Inserida por regismeireles