Livre em Jesus
Que a Graça e a Paz de Cristo Jesus resplandeça e “...cresçamos e andai em amor como Cristo...” Ef 4:15 e 5:2
Certamente a mais relatada e admirada historia da humanidade, é “A Vida de Jesus”. Certamente você admira o exemplo de vida dele, a humildade dEle (todos nós admiramos). Mas se formos honestamente o suficiente; queremos ter uma vida igual à dele. “...aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.” 1 João 2:6.
Enfim, o versículo citado diz que qualquer pessoa que declara que está em Jesus, deve andar como Jesus andou. A palavra é muito clara: Se você diz que está em Jesus, dele andar como ele andou. Avalie a vida dele descrita nos Evangelhos; veja como ele tratava as pessoas; e depois faça uma introspectiva e veja se você está andando com Jesus e colocando a vida dele como um modelo para a sua própria vida.
Atente para o adagio popular: “Diga-me com quem andas e te direi quem és”
RESSURRETO PARA JUSTIÇA
Leia: Romanos 4:20-25
Jesus foi entregue para morrer por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado a fim de que nós fôssemos aceitos por Deus ( v.25 ).
Examine: ...assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova ( Romanos 6:4 ).
Considere: Se a ressurreição de Cristo nos justifica perante Deus, então como nosso contínuo pecado pode ser uma vida de engano ? Em que área você precisa clamar a verdade da ressurreição ?
A ressurreição de Jesus pode ser como a presença de um mestre confeiteiro numa convenção de pessoas que lutam para emagrecer ou como sentir dos forte no dedinho do pé bem sensível. Sabemos que cada um é importante, sem compreender exatamente a razão.
Muitos cristãos tratam a ressurreição como o final de uma história infantil - "E viveram felizes para sempre" - um lembrete de que tudo acabou bem no final. Acreditam que a ressurreição assegura que a cruz foi "vencida", e garante que os cristãos viverão para sempre, sem ser estritamamente necessária para a nossa salvação. Nossos pecados, pensam eles, seriam perdoados mesmo se Jesus não tivesse se levantado dos mortos, pois a cruz sozinha nos torna justos diante de Deus.
Errado. Paulo disse por duas vezes que a ressurreição é tão importante quanto à cruz para nos justificar perante Deus. Romanos 4:25 declara que Jesus "...foi ressuscitado a fim de que nós fôssemos aceitos por Deus", e 1 Coríntios 15:17 declara que "...se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados".
Eis a razão: Jesus morreu na cruz como um pecador culpado em nosso lugar ( Romanos 3:25 ; 2 Coríntios 5:21 ). Se terminasse ali, Jesus continuaria a carregar o salário do pecado, a morte. Ele permaneceria culpado, e não estaria justificado com Deus, e nós também não.
A ressurreição é a revogação deste veredito, feita pelo Pai. Ele aceita o sacrifício de Seu Filho e o liberta da culpa do pecado e do castigo. O Pai ressurge Jesus para restaurá-lo à Sua justa posição e à vida que retorna quando o pecado e a morte são destruídos.
A ressurreição declara que Jesus está " justificado " perante Deus, e nós que cremos nele, também estamos. Nós os pecadores precisamos da justiça de Cristo, e recebemos esta justiça através da Sua cruz e ressurreição. - Mike Wittmer
UM LUGAR MELHOR
Leia: João 14:1-14
Jesus respondeu:
- Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim ( v.6 ).
Examine: Atos 4:12
Romanos 5:2
Efésios 2:15
Considere: Em que sentido a fé em Jesus Cristo é exclusiva e restrita ? Com quem você vai compartilhar as boas-novas hoje ?
Há um mito que é comum em círculos cristãos e não-cristãos. As pessoas que morrem sempre vão para um lugar melhor. Estive em funerais de indivíduos sobre os quais foi dito que estavam "nesse lugar melhor" - mas eu sabia que não estavam num lugar melhor. As conversas de funerais trazem palavras de consolo que garantem e dão confiança às pessoas de que seus entes queridos - independente da vida que tiveram ou no que acreditaram, foram para o céu.
Existem motivos para que as pessoas tendam a crer que há um lugar melgor para todos. Em primeiro lugar, elas acham que Deus os reconhece contanto que sejam sinceros, e que qualquer caminho espiritual vai funcionar. Esta ideia se destrói por falta de veracidade, pois não há qualquer área da vida na qual seja verdadeiro ( pense, por exemplo, numa cirurgia e no conserto de um carro ).
As pessoas também querem acreditar que um Deus amoroso não mandaria ninguém para o inferno. Afirmam que apenas os fanáticos religiosos acham que Jesus é o único caminho.
Então, o que a Bíblia diz de verdade ? Pode não ser um ensino popular, mas conforme Mateus 10:28 e Marcos 9:42-45, realmente existe um lugar chamado inferno. Lemos em Mateus 25:41 que o inferno foi criado para Satanás e seus anjos - não para os que creem em Jesus. Todavia, aqueles que se recusam a receber a dádiva gratuita e preciosa de Deus também irão para lá ( Mateus 25:41-46 ). O pecado nos separa de um Deus santo. Em nossos melhores dias todos nós falhamos diante dos padrões divinos. No livro de Romanos 3:23, vemos que todos precisam de Jesus para ser salvos da morte eterna.
A Bíblia afirma claramente que Jesus é o único caminho para o céu ( João 14:6 ). Confiar nele como nosso Senhor e Salvador é a única garantia que temos de que iremos para um lugar melhor quando morrermos. Rompamos todas as barreiras e falemos de Jesus para as pessoas ! - Marvin Williams
POR CAUSA DE JESUS
Leia: João 16:1-4
Mas eu digo isso para que, quando essas coisas acontecerem, vocês lembrem que eu já os tinha avisado ( v.4 ).
Examine: Mateus 24:9
João 15:18-19
Romanos 8:35-38
Considere: Como Deus pode usar a perseguição para o bem ? Que tipo de perseguição velada ou pública você enfrentou recentemente ?
Como reagiu ?
Recentemente, num país do Oriente Médio, uma adolescente foi espancada pela família, pois se recusou a renunciar a sua fé em Jesus. Na África, um jovem foi pregado numa tábua porque foi ao culto na igreja. Em todo o mundo, pastores e outros cristãos são tratados com hostilidade por realizarem cultos em seus lares.
Na época da igreja primitiva, a perseguição se espalhava por toda parte. Pedro e João foram presos por falar publicamente de Jesus ( Atos 3-4 ). Estêvão foi martirizado por causa de sua fé ( Atos 7 ). Paulo, um ex-perseguidor de cristãos, foi açoitado, espancado, apedrejado e preso ( 2 Coríntios 11:22-33 ). De acordo com a tradição cristã, ele foi finalmente decapitado.
Hoje, muitos de nós não enfrentamos uma perseguição que coloca nossas vidas em risco. Contudo, não devemos nos surpreender quando a perseguição nos atingir. Afinal, Jesus nos disse que assim como Ele foi perseguido, nós também enfrentaríamos perseguição, se o seguíssemos ( João 15:20 ). E afirmou: " Eu digo isso para que vocês não abandonem a sua fé [...] chegará o tempo em que qualquer um que os matar pensará que está fazendo a vontade de Deus " ( João 16:1-2 ).
No livro de Mateus 13:20-21, Jesus advertiu que aqueles que não têm raízes profundas abandonarão a fé quando forem perseguidos por crer na Bíblia. Para desenvolvermos raízes profundas precisamos mergulhar na leitura, estudo e obediência à Palavra ( 2 Timóteo 3:12-17 ) e oração ( 1 Pedro 4:7 ). Podemos também confiar que não temos que enfrentar a perseguição sozinhos. Antes de subir aos céus Jesus prometeu enviar o Espírito Santo ( João 16:7-14 ) que agora nos consola e aconselha.
A perseguição virá. A boa-nova é a promessa de Deus: "...Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei '' ( Hebreus 13:5; Deuteronômio 31:6,8 ). - Alyson Kieda
SÓ JESUS
Leia: Atos 4:1-22
Os membros do Conselho Superior ficaram admirados [...] reconheceram que eles tinham sido companheiros de Jesus ( v.13 ).
Examine: Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós ( 2 Coríntios 4:7 ).
Considere: Você vive a vida à sua maneira ? Como isto influencia o seu testemunho cristão ?
Recentemente, minha família se deparou com um mendigo que tinha o apelido de "Reverendo". Conversamos e compramos para ele um sanduíche de atum numa lanchonete. Mais tarde, Sandro, meu filho de quatro anos, perguntou: "Papai, por que eu tenho uma casa e ele não?" Tentei dar uma resposta rápida. Entretanto, sabemos que a verdade é complicada. Fiquei sem saber como o "Rev" foi parar ali e como poder ajudá-lo. Tudo que pude fazer por ele foi dar-lhe um sanduíche e bater um papo. Eu oro para que tenha sido suficiente.
No livro de Atos encontramos dois homens que tinham pouca coisa para dar. Pedro e João haviam testemunhado a terrível tortura e morte de Jesus. Cada um reagiu àquele evento cataclísmico de forma diferente, mas ambos foram radicalmente alterados - suas vidas foram abaladas. Nenhum deles continuou sendo o mesmo homem a partir daquele acontecimento.
Ao compartilharem suas histórias, eles o fizeram com um pouco de enfeite ou sabedoria filosófica. Relataram simplesmente o que viram, e plocamaram sua experiência extraordinariamente intensa, "...isso provava que os mortos vão ressuscitar" ( Atos 4:2 ). Mas aquelas palavras eram mais que suficientes para suscitar a ira das autoridades religiosas.
No entanto, quando confrontaram Pedro e João, eles ficaram surpresos pela resposta resoluta dos apóstolos, e reconheceram que estavam simplesmente lidando com homens que eram ''...simples e sem instrução..." ( v.13 ). A única outra coisa que as autoridades notaram sobre os dois era que "...eles tinham sido companheiros de Jesus " ( v.13 ).
Isto não era insulto algum, pois nossa experiência com Jesus é tudo que qualquer um de nós tem a oferecer. A esperança para o mundo não está centradan em nossa inteligência, habilidade, coragem ou genialidade. A esperança para o mundo são pessoas comuns-você, eu- vivendo a profunda, graciosa, curadora, curadora e salvadora presença de Jesus. - Winn Collier
Tenho a certeza absoluta, Jesus ficaria do lado dos pobres necessitando de uma moradia do que juízes querendo auxílio moradia.
Jesus amava e não julgava. Ensinava e não cobrava.
Ele não se sacrificou por nós, mas sim pela verdade.
Aqueles que seguem seus passos, perseguem o mesmo caminho:o do auto-sacrifício pelo amor.
Você pode esquecer de todos, menos de Cristo!
Todos podem se esquecer de você, menos Jesus!
Todos podem se lembrar de você, mas só Jesus Cristo que nunca irá se esquecer de você!
Prof. Esp. Marcos
Vivenciar Jesus Cristo no dia a dia, com atitudes mais do que simples palavras, é jogo duro. Cristo é radical, visceral, não comporta meios-termos. Diz que devemos servir, acolher, sem julgar. A fazer o bem sem segundas intenções. A amar o estranho como amamos a um irmão. A doar o que temos para os pobres. A deter nossa a caminhada para socorrer um desconhecido. Ser cristão é muito difícil. Talvez por isso, muitos dos que se dizem cristãos se apegam aos santos, enquanto outros tantos se refugiam no Velho Testamento – cujas leis, por sinal, Cristo aboliu. São tentativas, talvez inconscientes, de agradar a Deus sem abrir mão do egoísmo e da vaidade, passando ao largo do próprio Cristo e de tudo o que ele ensinou.
Vivenciar Jesus Cristo no dia a dia, com atitudes mais do que palavras, é jogo duro. Ser cristão exige renúncia, doação. Talvez por isso, muitos dos que se dizem cristãos se apegam aos santos, enquanto outros tantos se refugiam no Velho Testamento. São tentativas, talvez inconscientes, de agradar a Deus sem abrir mão do egoísmo e da vaidade, passando ao largo do próprio Cristo e de tudo o que ele ensinou.
Jesus Cristo
Religiões e Políticas causam guerras entre os homens! Porém Jesus Cristo é paz! Está é uma grande verdade!
Nenhuma religião ou política do mundo são a verdade! Jesus Cristo é o único que dará aos homens um reino de paz e de verdade. Tudo isto tem apoio bíblico!
