Linhas Gerais de Pareto

Cerca de 1680 frases e pensamentos: Linhas Gerais de Pareto

O CÉU DA MINHA INFÂNCIA

Quando criança eu morava no colo de uma serra no sul de Minas Gerais. Lembro-me bem das tardes de céu aberto, cheio de nuvens e cores lá no topo da serra, com tons dourados e alaranjados, tão digno das tintas de um pintor.

Meus irmãos e irmãs, primos, primas, tias e tios, todos reunidos no alpendre da casa de meus avôs, sentados num grande e comprido banco de madeira, olhando para cima e admirando aquele céu mágico, feito tela de TV que nem imaginávamos que existia. Como se começasse a sessão de um filme, o céu aos poucos deixava mover as nuvens formando estranhas figuras, figuras de animais, de pessoas e de coisas que tirávamos do fundo da imaginação.

Era um encanto quando conseguíamos descobrir uma imagem no céu. E mais encantado ainda ficávamos quando conseguíamos dos outros o espanto repentino: “Nossa é mesmo!”, “Olha lá, estou vendo também!”. “Veja, estou vendo um cavalo enorme! (apontando com o dedo) Olhe cabeça dele lá!” Aquele céu era mesmo pra gente como um enorme aparelho de televisão, a qual nem imaginávamos que já haviam inventado.

O céu da minha infância foi a primeira televisão que assisti!

Inserida por PAULODELRIBEIRO

Eu em Ouro Preto e demais cidades de Minas Gerais, dias: 26/27/28 e 29/2011
Eu , Chirley minha filha e as amigas da Universidade em algumas das cidades de Minas Gerais, como tem muitas cidades lindas e históricas! Gostei muito de ter conhecido: Ouro Preto, Congonhas,São João Del Rei onde passeamos de trem até Tiradentes, Mariana e passamos por muitas outras cidades de MG, uma paisagem encantadora, exuberante e riqueza das cidades, fiquei encantada com tanta beleza , conheci a Grande Muralha em Tiradentes de frente a Igreja do padroeiro da cidade que é o Santo Antônio e o Chafariz simbólico dele, a grande Muralha onde já foi feito a mini-série "Memorial de Maria Moura", conheci a Mina de "Santa Rita, as igrejas "O Barroco" com suas lindas estruturas , pinturas e esculturas feitas por famosos do "Barroco", conheci a" Mina da Passagem" em Mariana, onde há um trenzinho que leva os visitantes até o subterrâneo da mina de ouro preto e demais minérios ,a "Estrada Real" onde passamos por ela para ir nas cidades de Minas Gerais, conheci de perto o artesanato, lojas, ruas de pedra sabão, jóias, museus, restaurantes com as comidas típicas e outras maravilhas de refeição, paisagem e variedades de atrações como passeio de trem em São João Del Rei. Foram quatros dias de viagem maravilhosos, conheci lugares fiz novas amizades, e isso contribuiu para meu conhecimento. Fiz um um relatório de viagem para certificado de horas da Universidade e fiz uma agenda pessoal minha mais específica, eu relato todas minhas viagens em uma agenda pessoal e tudo que compro como lembrança de viagem. Aconteceu a viagem no dia 26 ao dia 29 de maio de 2011, saída quinta-feira ás 17:30 do local de embarque em frente a Universidade "Fortium".
Ficamos hospedados no hotel "Sesc Estalagem" maravilhoso hotel em Ouro Preto.
Todas essas fotos foram tiradas por mim, são encontradas em meu arquivo pessoal, foram autorizadas, o guia E.Brandão nos orientou de quais lugares poderíamos tirar as fotos sem prejudicar os direitos reservados históricos.

Inserida por adaildianaalves

Que geralmente retoma a tese, sintetizando as idéias gerais do texto ou propondo soluções para o problema discutido. Mais raramente, a conclusão pode vir na forma de interrogação ou representada por um elemento-surpresa. No caso da interrogação, ela é meramente retórica e deve já ter sido respondida pelo texto. O elemento surpresa consiste quase sempre em uma citação científica, filosófica ou literária, em uma formulação irônica ou em uma idéia reveladora que surpreenda o leitor e, ao mesmo tempo, dê novos significados ao texto.

Que o teatro seja uma forma alternativa de ensino e aprendizagem, é inegável. A escola sempre teve muito a aprender com o teatro, assim como este, de certa forma, e em linguagem própria, complementa o trabalho de gerações de educadores, preocupados com a formação plena do ser humano. (conclusão)

Quisera as aulas também pudessem ter o encanto do teatro: a riqueza dos cenários, o cuidado com os figurinos, o envolvimento da música, o brilho da iluminação, a perfeição do texto e a vibração do público. Vamos ao teatro! (elemento-supresa)

(Teatro e escola: o papel do educador: Ciley Cleto, professora de Português).

Atenção: a linguagem do texto dissertativo-argumentativo costuma ser impessoal, objetiva e denotativa. Mais raramente, entretanto, há a combinação da objetividade com recursos poéticos, como metáforas e alegorias. Predominam formas verbais no presente do indicativo e emprega-se o padrão culto e formal da língua.

O Parágrafo

Além da estrutura global do texto dissertativo-argumentativo, é importante conhecer a estrutura de uma de suas unidades básicas: o parágrafo.

Parágrafo é uma unidade de texto organizada em torno de uma idéia-núcleo, que é desenvolvida por idéias secundárias. O parágrafo pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho variável. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos devem estar todos relacionados com a tese ou idéia principal do texto, geralmente apresentada na introdução.

Embora existam diferentes formas de organização de parágrafos, os textos dissertativo-argumentativos e alguns gêneros jornalísticos apresentam uma estrutura-padrão. Essa estrutura consiste em três partes: a idéia-núcleo, as idéias secundárias (que desenvolvem a idéia-núcleo), a conclusão. Em parágrafos curtos, é raro haver conclusão.

A seguir, apresentarei um espelho de correção de redação. A faixa de valores dos itens analisados sofre alteração a cada concurso, os aspectos macroestruturais e microestruturais são variáveis na maneira como são expostos. No entanto, os espelhos não fogem ao padrão pré-determinado.

ESPELHO DA AVALIAÇÃO DA PROVA DISCURSIVA - MODELO CESPE/UnB

Inserida por LucyaneSchneider

Escrevo para entender a loucura humana em geral e a loucura particular que é Minas Gerais.

Autran Dourado

Nota: depoimento prestado na Faculdade de Letras da UFMG, em 1992.

Inserida por autran1956

Lá pra Minas Gerais avistei


A fumaça insana, de cor


Esverdeada


Olhos em chamas...


No vermelho de uma fogueira,


Avistei uma cidade em chamas,


Chamas de um graveto, chamas


Em meus olhos, em meus


Olhos em chamas...


Explorando o infinito, conhecendo


O desconhecido chamas em negrito,


Chamas em meus discos,


Olhos em chamas...


Crianças loucas, poucas são as


Suas ganâncias, sobre a derrota


Dos oprimidos, Chamas na minha


Mente, chamas em meus olhos,


Chamas em meu corpo,


Olhos em chama...



"Olhos em chamas", poema criado em 29 de julho de 2003.

Inserida por Graonedematoz7640

Pouso Alegre, que fica aqui no Sul do Estado de Minas Gerais, pode não ser a mais bonita cidade do mundo nem ter o melhor IDH do Brasil, mas tem uns pássaros que cantam bonito o dia inteiro.

Eu tenho até medo de um dia aparecer algum governante que se irrite o tempo todo com o cantar dos pássaros e decida acabar com eles.

Inserida por joseguimaraes

Bom dia, doce amiga das montanhas frias das Minas Gerais! Um beijo bem quente. Eu te adoro.

Inserida por luizborgesdosreis

Os pais, família e responsáveis gerais, também precisam receber advertências quanto ao descumprimento de suas obrigações na escola de seus filhos, afinal, essa função é peculiar de cada um deles. O bom andamento e acompanhamento dos mesmo também na vida do aluno reflete no bom aprendizado

Inserida por prrsoares

Tudo procede naquele que se esconde
Vindas poucas vezes paradas gerais
Minha veneração chega a pontos cruciais
A ponto condenais ferida ao fogo banais.

Inserida por matheuscostha

É POSSÍVEL SONHAR

Minas Gerais é mesmo um chão de talentos...

No seguimento cultural os mineiros emergem,dos mais variados setores; e nas vocações que forem chamados; brilham.

Livres ou no cárcere; adultos ou crianças; graduados ou sem instrução. Isso não importa: os amantes das artes desta terra só querem mesmo - cada um ao seu modo -, arvorar a bandeira da cultura.

Contar suas histórias e compartilhar seus saberes e sentimentos; propagar uma cultura de paz, levar o entretenimento...a alegria; onde o povo estiver.

Iniciei falando que:

“Somente o amor pelas letras é que pode nos trazer tanta emoção...”.

Realmente, presenciar a realização daquele sonho foi muito emocionante!...

A antologia literária de autoria dos alunos da E.E.C.L e convidados, editado pela Editora Literato está na sua segunda edição.

Estiviram presentes na solenidade oficial, representantes de vários órgãos, e seguimentos da sociedade.

Eu, tive a graça e a honra de estar na oportunidade representando duas entidades culturais da cidade e da região metropolitana de BH: ANELCA/ALB/MG/RMBH.

Tendo a oportunidade da fala... disse que: "aquele projeto foi uma semente que vingou..."

“A literatura nevense, mineira e brasileira,se tornam mais ricas a partir desta obra”.

Palavras do parceiro no projeto “Viajando na Leitura” prof. M.J.de Moraes,no prefácio da obra literária,em questão.

Estou viajando na leitura de “É possível Sonhar” e percebendo a grandeza da obra, através dos textos maravilhosos que aqueles alunos produziram.

Posso concluir que,o corpo físico de uma pessoa,tendo privações de liberdade ou pouca instrução; não impede a liberdade dele, de se expressar, e produzir coisas belas por meio da sua escrita, ou outra arte qualquer.

Porque o imaginário e a inspiração não estão limitados à quatro paredes; ou outra coisa qualquer.

Não podemos nunca perder a esperança de dias melhores para a população carcerária.

A educação,e as mais variadas formas de artes,são ferramentas poderosas na formação de uma sociedade mais justa, consistente e consciente do seu papel.

Parabéns alunos e E. E. Cesar Lombroso; parabéns aos parceiros neste projeto modelo, de ressocialização de pessoas em conflito com a justiça.

Todo projeto de promoção humana,que trabalha a auto estima das pessoas, é de grande relevância. E a semente que cai nesse terreno germina,cresce,vinga...e perdura a vida inteira.

Por isso sempre digo:é possível sonhar...

04.11.16

Inserida por NemilsonVdeMoraes

Conhecimentos gerais são praticamente desnecessários.

Inserida por AndersonRitzmann009

►Filho De Minas

De Minas Gerais para Goiás
Na mala, recordações da mãe e do pai
Várias pessoas lendo seus jornais
E do lado de fora, campos rurais
As paisagens entram e saem
Os olhos lacrimejam pela saudade do café da tarde
Os amigos e amigas que deixará para trás
Despedindo do pão de queijo e dos festivais
Das mineiras se suas belezas naturais.

O relógio do seu avô, que já não mais funciona
Mas ele serve muito bem como uma bela lembrança
Em um guardanapo, embrulhado, uma broa e um recado de abraços
O coração apertado, temendo o novo mundo
Medo, sozinho, com os chinelos sujos
Porém, com a simplicidade de poucos,
E o sonho de muitos.

Em retrato, guarda o sorriso de Fátima
O espírito de liderança de Ana, feito Átila
Sem mencionar a bela Larissa e sua pele branca
Sentirá falta também dos conselhos da dona Antônia
Mas se lembrará de todas elas ao olhar a imagem da Santa,
Que fora dada pela tia Ângela.

A palha de seu chapéu lhe serve como distração
Ao sair da estação, roupas belas esbanjam em sua visão
Não seria fácil viver na cidade, com pessoa de outra classe.

Pobre Pedro, filho de um simples lavrador
Teu pai era um bom senhor, era trabalhador
Mas Pedro? Coitado, frágil, porém sonhador.

Inserida por AteopPensador

Pessoas que julgam situações reais mediante um raciocínio dedutivo que parta de princípios gerais erram SEMPRE. Entre o mundo dos princípios e o mundo dos fatos a relação é analógica e problemática, porque os princípios não dizem respeito aos fatos e sim apenas à estrutura da possibilidade. Princípios podem ajudar você a afastar as hipóteses impossíveis, mas não a saber o que aconteceu.
***
Por exemplo, partindo do princípio de que toda violência feita a qualquer ser humano é errada, o sujeito acaba não enxergando a diferença entre homicídio e genocídio.
***
No mundo dos princípios não há gradações nem nuances. O mundo dos fatos é feito delas.

Inserida por LEandRO_ALissON

O Estado é a única instituição que garante o estabelecimento de processos gerais capazes de submeter toda extensão da realidade". Não há outra instituição capaz de desempenhar papel semelhante".

Inserida por Liszt1999

Um dos princípios gerais da tributação é que se deve tributar fatores inelásticos, uma vez que não há efeitos adversos à sua oferta. Terreno não desaparece quando é tributado. Henry George, um grande progressista do final do século XIX, argumentou, em parte nesta base, por um imposto sobre a terra.

Inserida por andre_levy

"vem ver o amor passando
pelas ruas de minas gerais
donzelas suspiram ao ver
passar , o amor passa de
vagar , ele olha é não fica!
arisca um sorriso maroto
sem gosto! sem véu!
caminha , na rua lisa , sem
brisa ... mulheres experientes!
segura é empurram ele se arrasta
se afasta é segue pela rua como
se fosse só dele , nas janelas
mulheres maduras falam! deixe
ele passar... ele passa caminhando
deixando muitas em planto ,nas
ruas lindas de MINAS GERAIS''...

Inserida por joaojoy

►Minha Minas Gerais

Ando de dia em uma cidade agitada
Desfilo a noite sobre a cidade iluminada
Onde existem estrelas disfarçadas,
Onde a Lua se perde dentre tanto brilho
Onde os vaga-lumes encontram suas casas,
Onde os pássaros se escondem do frio.

Faço caminhadas por entre os passeios
Caminho sem rumo, sem senso
Sinto o vento me ultrapassar pelos becos
E, como uma fornalha, me aqueço, sem medo.

Vejo sombras a passar
Vejo criaturas metálicas a transitar
E no bosque, aquele aroma de final de semana,
Aquela sensação que meu corpo tanto ama
E mesmo sem ter o mar, eu viajo em ondas imaginárias
Escutando os sons vindos das minas
Memorizando as pedras nas idas e vindas.

Os tempos estão deveras mudado
Poucas são as vezes que vejo bois fora dos cercados
Os carros de madeira hoje estão nos museus
Mas se passo perto do arame farpado, escuto os mugidos do gado
E por dentro das rochas de minha igreja,
Ressoa as vidas dos escravos, imortalizados em lendas
Onde as pessoas dizem escutar o bater de suas algemas.

Meu querido estado, construído pelo barro
Das crianças dos pés descalços
Dos amantes do pão de queijo, e do caldo
Lindas mineiras, formosas por natureza
E sobre as montanhas, o nascer das cachoeiras
A selva verde, que torna a paisagem uma nova forma de beleza
O sabiá, que viaja por entre as árvores,
E descansa quando percebe que já está tarde.

Dos bosques e os parques ecológicos
Das chácaras aos incríveis zoológicos
E os diversos monumentos históricos
Mariana, Tiradentes, Outro Preto
São partes do descobrimento perfeito
Belo Horizonte, a capital do meu trânsito
Onde os semáforos entram em pânico.

Minha terra, que se estende através das serras
Meus córregos e rios, que percorrem por dentro das florestas
Aqui está meu recanto, vivo enxergando encantos
O Sol brilha, e reflete as pedras valiosa
Transformando as colinas em vistas maravilhosas
A terra de onde brota as flores mais belas
As andorinhas, que fazem acrobacias durante o dia
Eis que, acerca dos morros, estão os refúgios do louro
Ó terra divina, origem de minha vida
Ó terra de poetas, progenitora de palavras eternas.

Inserida por AteopPensador

Lembrei de minha infância vivida nas Minas Gerais,fiquei nostálgico,um comportamento normal em pessoas que se afastaram de sua terra.
A musica de Dorival Caymmi a respeito do pescador,`tem dois amores,um de terra e outro de mar,em que ouvia quando menino,pois o meu irmão adorava,me faz pensar em dois amores.
Venho dos morros e colinas de Minas Gerais,de onde venho não esqueço jamais||
Voltar matar a saudade das minhas origens,meu passado faz parte da minha história,momentos tão especiais e inesquecíveis vivi lá,Minas é um de meus amores,talvez minha mãe.
O outro amor,São Paulo,onde a vida se tornou escola,me transmitiu uma energia estimulante,tive oportunidade de descobrir o fascínio do mundo adotado por ela,me deu dois filhos e um amor apaixonante pela vida.

Inserida por manoel_belico

Lembrei de minha infância vivida nas Minas Gerais,fiquei nostálgico,um comportamento normal em pessoas que se afastaram de sua terra.
A musica de Dorival Caymmi a respeito do pescador,`tem dois amores,um de terra e outro de mar,em que ouvia quando menino,pois o meu irmão adorava,me faz pensar em dois amores.
Venho dos morros e colinas de Minas Gerais,de onde venho não esqueço jamais||
Voltar matar a saudade das minhas origens,meu passado faz parte da minha história,momentos tão especiais e inesquecíveis vivi lá,Minas é um de meus amores,talvez minha mãe.
O outro amor,São Paulo,onde a vida se tornou escola,me transmitiu uma energia estimulante,tive oportunidade de descobrir o fascínio do mundo adotado por ela,me deu dois filhos e um amor apaixonante pela vida.

Inserida por manoel_belico

No meu país minas Gerais eu não temos isso

Inserida por matheus_boechat

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp