Liberdade
A liberdade não é apenas um sonho. Ela está lá, do outro lado dos muros que construímos para nós mesmos.
Liberdade, Estado, Igualdade e Fraternidade, são as bases da Sociedade Politicamente falando, não há mais do que um princípio - a soberania do homem sobre si mesmo. Essa soberania de mim e sobre mim chama-se Liberdade. Onde duas ou mais destas soberanias se associam principia o Estado. Nesta associação, porém, não se dá abdicação de qualidade nenhuma. Cada soberania concede certa quantidade de si mesma para formar o direito comum, quantidade que não é maior para uns do que para os outros. Esta identidade de concessão que cada um faz a todos chama-se Igualdade. O direito comum não é mais do que a proteção de todos dividida pelo direito de cada um. Esta proteção de todos sobre cada um chama-se Fraternidade. O ponto de intersecção de todas estas soberanias que se agregam chama-se Sociedade.
Ora, sendo essa intersecção uma junção, por consequência esse ponto é um nó. Daqui vem o que nós chamamos laço social. Dizem alguns «contrato social», o que vem a ser o mesmo, visto que a palavra contrato é etimologicamente formada com a ideia de laço. Vejamos agora o que é a igualdade, pois se a liberdade é o cume, a igualdade é a base. A igualdade, cidadãos, não é o nivelamento de toda a vegetação; uma sociedade de grandes cânulas de erva e pequenos carvalhos; um tecido de invejas; é, civilmente, a admissão de todas as aptidões; politicamente, o mesmo peso para todos os votos.
Liberdade, onde estás? Quem te demora?
Quem faz que o teu influxo em nós não Caia?
Porque (triste de mim!) porque não raia
Já na esfera de Lísia a tua aurora?
Da santa redenção é vinda a hora
A esta parte do mundo que desmaia.
Oh! Venha... Oh! Venha, e trémulo descaia
Despotismo feroz, que nos devora!
Eia! Acode ao mortal, que, frio e mudo,
Oculta o pátrio amor, torce a vontade,
E em fingir, por temor, empenha estudo.
Movam nossos grilhões tua piedade;
Nosso númen tu és, e glória, e tudo,
Mãe do génio e prazer, oh Liberdade!
Páscoa...
Passagem para a vida
Para a liberdade
Renascimento...
Páscoa, ovo que dá a luz
A um ser, frágil e magnífico
Páscoa no sentido histórico, comemorada
E no presente não entendida
Como lembrança para a luz da transformação
E da harmonia em todos os sentidos.
É impossível falar em ética se nós não falamos em liberdade. Quem não é livre não pode evidentemente ser julgado do ponto
de vista da ética.
UMA CARTA PARA VOCÊ DE SAGITÁRIO
Você é o ar da liberdade que corre nas veias, é o espírito livre que contagia.
Aventureira, espontânea e otimista, é a inspiração em constante ventania.
Você sabe que a sinceridade é a sua melhor qualidade, então se liberte de algumas prisões
Você merece ganhar o mundo.
Sou filha do fogo, sou pura energia.
🌈✨Graça, Fé, Força, Esperança, Liberdade, Humildade, Vitória, Honestidade, Disposição, Vontade, Capacidade, Certeza, Coragem, não são simples palavras! São impulsionadores do nosso destino. Usa-las sempre pode mudar seu dia!
Feliz sexta feira! 🦋
LIBERDADE É FAZER O CERTO PODENDO FAZER O ERRADO.
"Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. ... Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade."
“Julguei que seria resolvido com muita facilidade: é possível conciliar fidelidade e liberdade? E se for, a que preço? (…) Se os dois aliados permitem-se apenas ligações sexuais passageiras, não há dificuldade, mas isso também significa que a liberdade que se permitem não merece o nome que tem. Sartre e eu fomos ambiciosos; foi nosso desejo experimentar amores contingentes. Mas, há uma pergunta que evitamos deliberadamente: como a terceira pessoa se sentiria em relação ao acerto?”
Suprimir a liberdade de expressão é um erro duplo. Viola os direitos do ouvinte, bem como os do falante.
Quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á, quem a perder continuamente, encontrará a liberdade. Só alcança o fundo de si mesmo, só conhece as profundezas da existência quem deixa tudo, aquele para quem tudo desapareceu e se viu a sós com a verdade.
Os homens parecem mais preocupados em limitar a liberdade das mulheres do que em exercitar a deles mesmos.
