Leon Tolstoi

Cerca de 100 frases e pensamentos: Leon Tolstoi
Leon Tolstói (1828-1910) foi um escritor russo, é autor do romance Guerra e Paz, um clássico da literatura russa. Com centenas de personagens, na versão original, é considerado um dos maiores romances da história

‎É absurdo não aceitarmos a vida como ela é, deixarmo-nos dominar pelo passado. Há que lutar para viver melhor, muito melhor.

O respeito foi inventado para esconder o lugar vazio onde deveria estar o amor.

(Anna Karenina)

Apenas podemos saber que não sabemos nada. E este é o mais alto grau da sabedoria humana.

Os homens parecem-se com os rios: todos são feitos dos mesmos elementos, mas ora são estreitos, ora rápidos, ora largos, ora plácidos, claros ou frios, turvos ou tépidos.

Os cavalos fogosos conhecem-se pelo porte e as pessoas apaixonadas pelos olhos.

Leon Tolstói

Nota: In Anna Karenina

Só há uma coisa neste mundo à qual vale a pena dedicar toda a sua vida. É a criação de mais amor entre os povos e a destruição das barreiras que existem entre elas.

O que conta para fazer um casamento feliz não é tanto quanto você é compatível, mas como você lida com a incompatibilidade.

Se você procurar pela perfeição, nunca estará contente.

Enquanto houver matadouros, haverá campos de guerra.

Antes de falar sobre o bem da satisfação das necessidades, é preciso decidir quais necessidades constituem o bem.

A música obriga a esquecermo-nos da nossa verdadeira personalidade, transporta-nos a um estado que não é o nosso. Sob a influência da música temos a impressão de que sentimos o que não sentimos; que compreendemos o que na realidade não compreendemos; que podemos o que não podemos. É como o bocejo ou o riso. Não temos sono mas bocejamos quando vimos alguém bocejar. Não temos vontade de rir, mas rimo-nos, ouvindo rir. A música transporta-nos, de surpresa e imediatamente, ao estado de alma em que se encontrava o artista no momento da criação, confundimos a nossa alma com a dele e passamos de um estado a outro sem saber por que o fazemos.
(Sonata a Kreutzer)

As grandes obras de arte somente são grandes por serem acessíveis e compreendidas por todos.

Até pelo modo de olhar se conhece o homem devasso.

Leon Tolstói
Sonata a Kreutzer

Uma pessoa arrogante se considera perfeita. Este é o principal dano da arrogância. Isso interfere na principal tarefa de uma pessoa na vida - tornar-se uma pessoa melhor.

Eu sou chato, até te ver triste... Eu sou insensível, até te ver chorar... Eu sou maduro, até te ver sorrir... Eu sou completo, até perceber que você é a minha metade.

Se não procurares senão a recompensa, o trabalho vai parecer-te penoso: mas, se apreciares o trabalho por si mesmo, nele próprio terás a tua recompensa.

...doentes serão todos os que nos outros vêem sintomas de loucura quando não têm um espelho em que possam ver o que lhes vai dentro da alma. (A Tortura da Carne)

A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira. (Léon Tolstoi)

A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor. (Joseph Addison)

Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia.

Quando se pensa na morte, a vida tem menos encantos, mas é mais pacífica.

Leon Tolstói
Anna Karenina