Biografia de Leon Tolstói

Leon Tolstói

Leon Tolstói (1828-1910) foi um escritor russo, é autor do romance Guerra e Paz, um clássico da literatura russa. Com centenas de personagens, na versão original, é considerado um dos maiores romances da história. A obra retrata o jogo da política, as intrigas da corte e a brutalidade da guerra.

Leon Tolstói nasceu em Iassnaia-Poliana, Rússia, no dia 09 de setembro de 1828. Filho de importante família ligada aos Czares ficou órfão aos nove anos de idade, sendo criado por tias e educado por preceptores. Em 1841 muda-se para Kazan, onde estuda línguas orientais e Direito, mas insatisfeito com o ensino formal abandona os estudos antes da graduação.

Em 1847, por herança, torna-se senhor de vastas terras. Era chamado de “Conde de Tolstói.” Entusiasmava-se pelo luxo, mas procurava oferecer as melhores condições para seus empregados, preocupado com as contradições dos dois mundos.

Em 1851 alista-se no exército e luta na Guerra da Crimeia, entre russos e turcos. Inicia sua carreira literária, escreve a autobiografia “Infância” (1852), que é publicada na revista O Contemporâneo, de São Petersburgo. Em seguida escreve "Adolescência" (1853).

Em 1855 volta para São Petersburgo, após a derrota das tropas Russas. Vai para a propriedade da família. Casa-se com Sônia Andreievna. Em 1856 escreve, "Crônicas de Sebastopol" e em 1857 escreve "Juventude, completando a trilogia autobiográfica. A vida na corte o deixa decepcionado, administrar suas propriedades não o satisfaz e a vida militar o repugnava.

Leon Tolstói escreve seus dois maiores romances “Guerra e Paz” (1869) e Anna Karenina (1877). Nessa época entra em crise espiritual, questiona a sociedade em que vive, rejeita a autoridade da Igreja Ortodoxa e é excomungado em 1901.

Toistói repudia a nobreza, veste-se como camponês e anda descalço. Abandona sua casa e morre de pneumonia na estação ferroviária de Astapovo, na província de Riaz, Rússia, no dia 20 de novembro de 1910.

Acervo: 135 frases e pensamentos de Leon Tolstói.

Frases e Pensamentos de Leon Tolstói

Aquele que conheceu apenas a sua mulher, e a amou, sabe mais de mulheres do que aquele que conheceu mil.

Leon Tolstói
11 mil compartilhamentos

A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira.

Leon Tolstói
14 mil compartilhamentos

O amor começa quando uma pessoa se sente só e termina quando uma pessoa deseja estar só.

Leon Tolstói
3.6 mil compartilhamentos

Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência.

Leon Tolstói
1.8 mil compartilhamentos

A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.

Leon Tolstói
4.6 mil compartilhamentos