Justiça
Com grandes responsabilidades
vêm grandes problemas.
Só os que seguem o caminho do dever
entendem o que Jesus passou
no deserto e na terra.
O pior da vida
é que nem sempre o certo é certo,
nem sempre fazer o bem
traz o bem de volta.
A vida não é uma balança,
como a justiça faz crer.
É mistura de cosmos,
de células e micro-organismos,
de tudo o que o universo
tem para oferecer.
O Direito ensinou-me a argumentar. A vida ensinou-me a calar. E entre um e outro, aprendi que nem tudo o que é legal é justo — e nem tudo o que é justo é legal.
Oração a Santo Ivo para encontrar um bom advogado:
Glorioso Santo Ivo, defensor dos fracos e desprotegidos, dignai-vos a assistir, iluminar e fortalecer [nome da pessoa que está com problemas com a Justiça], para que vença essa causa tão difícil em que se encontra. Rogamos que envieis urgentemente um bom advogado e um juiz justo, para que possa defender [nome da pessoa] dessa causa. Santo Ivo, exercendo junto ao trono de Deus a vossa missão de advogado e protetor dos pobres, intercedei por nós, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente atendidas e que triunfe a sabedoria da lei sobre as forças da injustiça e do mal. Olhai para nós, glorioso Santo Ivo, e fazei que sintamos os efeitos da vossa poderosa intercessão. Amém.
Ser prisioneiro com privilégios excessivos ou com falta de dignidade não ressocializa ou reabilita o condenado. No primeiro caso a arrogância continua a imperar e, no segundo, a injustiça imposta geralmente faz nascer mais um marginal. As penas para os fracos são rigorosas, para os poderosos benesses e a justa medida não existe. 22/05/2019
Devemos viver e proclamar os princípios do Reino de Deus, refletindo em palavras e ações o governo justo e amoroso do nosso Rei.
D-us sempre exigirá o probo, o íntegro, o digno, e condenará as injustiças, barbaridades, atos insensíveis e impiedosos.
Superpoderes? Sim, se eu tivesse superpoderes, eu mudaria o mundo, mas eu tenho superpoderes? NÃO! Então eu não posso fazer nada, não posso impedir estrupos, sequestros, tráfegos, assassinatos, roubo e todo tipo de maldade no mundo, sou apenas um observador, que está observando com muita raiva o mundo e o rejeitando por completo.
Que sejamos humildes em reconhecer e ter bom senso nas mínimas decisões. Que não nos deixemos levar pelo ego e orgulho, visando só o nosso lado e deixando de olhar com sensatez o lado do próximo.
Que sejamos justos em todos os aspectos emocionais ao tomar decisões. Que nos transformemos em nossa melhor versão antes que todos se afastem por atos de injustiça cometidos por nós mesmos, achando que estamos corretos. Que a maturidade se desenvolva a tempo de não sermos incapazes de enxergar nossos erros e onde precisamos melhorar como pessoas e passemos a ter mais humanidade.
Que nos coloquemos no lugar do próximo para não sermos injustos; se houver dúvida, então não julgue, não decida, não machuque. Peça discernimento e sabedoria a Deus, só assim poderemos melhorar nossas atitudes e todo o nosso convívio.
"É a morte que dá sentido à vida pois sem ela, os homens se tornam injustos e miseráveis, esquecendo tanto o valor de viver quanto a razão de temê-la.
Só Rindo pra Não Chorar
Ser do Direito hoje é quase um milagre diário. A interpretação da lei muda mais do que previsão do tempo, um juiz cancela decisão de outro como se estivesse num grupo de WhatsApp. Um solta, outro prende, depende da cara, do nome ou do CPF. O ladrão de gravata anda solto, enquanto a mãe que roubou comida segue esquecida atrás das grades.
A Justiça ainda usa venda, mas parece que taparam também os ouvidos e amarraram as mãos. O sentimento? É de frustração, de impotência, de quem luta com um código numa mão e uma esperança meio gasta na outra.
No fim... é isso: só rindo para não chorar!!!...
Texto de Romildo Ferraz Filho abril de 2025
"Cristo tem demonstrado para todo o universo a terrível
natureza do pecado e a perfeição do governo de Deus, que
lida com o mal de maneira justa até que seja finalmente
eliminado. " Justificação para Principiantes, pág.47.
O ladrão é visto por muitos como vítima social; e o cidadão é quem neste jogo desigual?
Até que ponto a explicação social justifica a absolvição moral?
Ensinar racismo a pessoas brancas, às vezes, cansa tanto quanto explicar a um adulto que não se joga lixo no chão.
O esforço de educar pessoas brancas sobre o racismo estrutural assemelha-se, em sua exaustão epistemológica e afetiva, à tentativa de convencer sujeitos adultos — quaisquer que sejam suas origens — de que jogar lixo ao chão não é apenas infração ambiental, mas gesto simbólico de desapego ético e desordem civilizatória.
Ensinar a quem se recusa a escutar é como implorar a um adulto para não sujar a casa que todos habitam:
o mundo já fede, mas ainda assim me encaram como se o odor fosse meu.
A culpa é dela...
Que fala demais
Que se expressa demais
Que sai demais
Que brilha demais
A culpa é dela...
Que tem tantos contatos importantes
Que aparece demais
Que tem ideias próprias
Que tem boa relação com tantas pessoas
A culpa é dela...
Que tem o mundo, além do próprio umbigo para cuidar
Que não esconde quem é
Que não apaga mensagens
Que é feliz e autêntica.
A culpa é dela.
Em um certo dia, um amigo escritor me disse uma coisa que até hoje eu guardo comigo, ele disse que "a vida não é justa para todos", é, ele tem razão!
A liberdade é como um rio que se não pode represar.
Mas suas águas precisam fertilizar a terra da justiça.
Desculpe-me minha multidão de palavras... Acredite, foram guiadas por Deus!
E Ele há de honrar, dando o discernimento e a sabedoria necessária a este I. Juízo que se encontra com a justiça dos homens nas mãos!
Deus honra o trabalho e se agrada da dedicação em que o homem se empenha no mesmo.
