Jorge Luiz Borges Felicidade
Se quer contestar a hipótese que defendo, primeiro a conheça, depois reflita sobre ela, tire suas conclusões, e então volte para discutí-la comigo.
Existe uma diferença abismal entre não abandonar uma idéia porque, ao compará-la com as demais, se concluiu que é a que apresenta mais sentido, e recusar-se a aceitar uma alternativa para onde toda lógica aponta, apenas porque contraria tudo o que acostumou-se a acreditar antes dela.
Não existe ignorância alguma em se acreditar na verdade errada. A ignorância está em recusar-se a conhecer as alternativas disponíveis para escolher a verdade certa.
Nos últimos anos venho descobrindo que não é propriamente o avanço da idade que faz com que as pessoas desenvolvam tanto medo da velhice, mas sim a indiferença social que passam a receber por parte dos demais, independente de revelar algum tipo de limitação física ou mental para realizar qualquer coisa com a mesma desenvoltura de antes. O que leva tantas ao ridículo de querer aparentar juventude eterna é o sentimento de se verem tratadas como débeis mentais por conta do passar dos anos
Sempre me perguntei porque tantas pessoas, principalmente as que alcançaram patamares sociais elevados, entram num estado de angústia tão grande ao deixar de ocupar o mesmo espaço de antes por conta da idade, e algumas não. Descobri recentemente que se trata de despreparo para entender que a perda da evidência social é pré-requisito para que a sabedoria ocupe o espaço deixado livre na mesma proporção, e o desespero só chega para as que não o descobrem a tempo.
Há algum tempo descobri que o mundo trata os espertos com muito mais benevolência. Não porque o mereçam mais do que nós, mas porque perceberam ganhar muito mais quando se queixam.
O passar do tempo, principalmente no estágio avançado de nossas vidas, nos ensina uma lição preciosíssima: a de que poderemos continuar fazendo a maior parte das coisas que sempre fizemos, só que de modo muito mais simples. Aí se descobre de que o que acontecia antes é que não existia sabedoria o bastante para não complica-las tanto quanto acreditávamos que fossem.
Os jovens de todas as épocas constroem um mito de que os mais velhos nunca sabem quase nada do que eles vivem, quando na verdade apenas descobrimos que essas coisas não são tão importantes assim que precisemos delas para tornar a vida mais gostosa de ser vivida.
Falar de amor
não é poesia,
é falar de alguém,
de uma pessoa.
É expor ao ridículo,
os próprios sentimentos,
como são ridículos
todos os poemas
que falam de amor.
Algo verdadeiro se propaga sempre por muitas fontes, bem como o que não se mostra autêntico não se repetirá por várias, preservando a íntegra do que se divulgou na primeira. Assim, cruzar as informações do maior número possível de origens oferece muito mais confiabilidade quanto à veracidade do conteúdo, seguindo-se a identificação das mais idôneas dentre elas antes de emprestar-lhe aval, acurando o senso crítico para não aceitar como real a que mais se identifique com suas próprias crenças.
O que legitima a posição de alguém como representante de um povo não é o tamanho do grupo construído para dar-lhe apoio, mas o número de indivíduos que o fazem de forma autônoma por um processo de escolha consciente entre diferentes possibilidades.
O ponto equidistante entre os extremos que se atacam é sempre o melhor lugar para permanecer. Ao ocupar trincheira em qualquer dos lados você se iguala aos piores!
"Tenho certeza que não sou tudo o que eu achava ser.
Da mesma maneira que não sou tão pouco como querem que eu seja"
"Acho que as pessoas esqueceram o que é família.
Acho que os homens e mulheres estão desistindo em fazer uma família.
Todos estão pensando em um jeito individualista.
Famílias com ganância de achar que um é melhor que o outro, esquecendo de olhar para si.
E deixando a união e o amor morrer com o tempo.
Famílias nunca é só o que te criam tipo pai e mãe, e sim pessoas que podem te amar e acolher."
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp