Jardim das Borboletas Vinicius de Moraes
A figura da 'mulher objeto' movimenta muita grana dentro do sistema capitalista, especialmente para a indústria da mídia, publicidade, entretenimento e pornografia, contribuindo para a perpetuação de normas de gênero prejudiciais.
Enquanto essa lógica permanecer, nada mudará de concreto na vida das mulheres.
Durante a gestação, o corpo da mulher passa por uma série de mudanças hormonais, preparando-o para o parto e desencadeando uma variedade de efeitos físicos e emocionais na grávida.
Atribuir exclusivamente à construção social seria desconsiderar esses elementos biológicos, negligenciando uma parte fundamental da complexidade dessa experiência.
A ascensão social de alguns negros pobres da periferia não é a regra, mas uma exceção diante de um ambiente extremamente desigual.
Isso não invalida o descaso histórico do Estado brasileiro, os efeitos da escravidão, e a necessidade das políticas de reparação social, tampouco valida a ideia de meritocracia.
A construção social é uma solução encontrada para a questão hormonal e biológica, ou seria a reação hormonal e biológica uma resposta à construção social?
Eis a questão!
A diferença na narrativa entre "eu sou ansioso" e "estou ansioso" é que na primeira há uma identificação, enquanto na segunda há uma condição provisória.
A fidelidade representa o triunfo moral sobre nossos impulsos animais, impulsividade e irracionalidade?
Liberdade total é uma ilusão; somos influenciados e moldados pelas condições sociais e materiais que nos cercam.
Estamos submetidos a nexos de causalidade comportamental decorrentes do nosso pertencimento a universos específicos.
Liberdade total é uma ilusão, pois somos influenciados e moldados constantemente pelas condições sociais e materiais que nos cercam.
A inutilidade pode nos libertar das expectativas externas ligadas à utilidade, proporcionando uma sensação de liberdade.
Nossa utilidade muitas vezes está condicionada a algo ou alguém, o que limita nossa liberdade.
A autoridade pode ser estabelecida e mantida sem recorrer ao autoritarismo ou à permissividade extrema.
Moralidade, generosidade e caridade não precisam estar vinculadas à crença na existência de uma divindade.
Nas bancas de mestrado e doutorado, frequentemente observamos muita 'banca' nos membros da mesa.
É característico das pessoas dominantes adotarem posturas ditatoriais diante de novas ideias.
É crucial estar atento às referências que estão moldando as preferências das pessoas, especialmente nas redes sociais.
Em vez de depender apenas da terapia, cada indivíduo deve refletir sobre si mesmo, olhar-se no espelho e reconhecer que ambos os lados podem ter cometido erros.
Enquanto a inclusão social for feita apenas através do consumo, não ocorrerão mudanças significativas no mundo.