Jardim das Borboletas Vinicius de Moraes
VOCÊ É...
Às vezes me pergunto porque eu não te conheci antes, porquê antes de conhecer você, eu era apenas uma tela em branco. Depois que te conheci me tornei um desenho, e agora que vou ganhando intimidade contigo, também vou ganhando cor vida e sentimento.
Você é o pincel que desenha com delicadeza sobre minha pele, sobre meu corpo, mas você não usa nada físico para me tocar. Apenas suas palavras, seu jeito, suas manias. Mesmo de longe você me colore. Eu fui de branco a arco-íris com você, sua voz doce é como o assobio do vento, que me leva assim como folhas pelo campo.
Você me fascina como as ondas do mar, que atraem os turistas. Você me é necessária como a água é para os peixes. Cavalos marinhos, criaturas pequenas frágeis e indefesas, belas como você porém eles não brilham como a estrela que brilha dentro dos seus seios.
O céu noturno não é nada sem o seu brilho. Quando tu passas ofusca o brilho da lua. Hó minha estrela cadente, me conceda um desejo. O de estar ao seu lado viajando pelos céus realizando os desejos das pessoas pelo mundo afora.
Mulher chega ser sinônimo de dinheiro.
É, e o homem sem dinheiro não pega, não pega nem o busão pra voltar pra casa; triste realidade.
Porém, apesar do interesse desculpado por ser na necessidade, ninguém disse que mulher é para ser pega, não nenhum sábio disse isso; mulher é para ser amada, ouvida, compreendida, respeitada e fazê-la feliz!
E, se eu não quero perder, para o passado do futuro o que eu estou a fazer hoje, preciso fazer tudo aquilo, que seja consolidado a lembrança sólida, motivo de orgulho, aceito pelo futuro, a ser inesquecível, valeu a pena, fiz o certo, o que eu queria fazer, foi bom, e legal, é, eu vivi.
Como reconhecer a felicidade, se não reconhece a infelicidade?
Não perguntar se fulano é feliz, mas, se já foi ou é infeliz, é duro mas quem não assume a infelicidade, está mentindo quanto a felicidade; pois só é feliz de verdade, aquela que passou pela infelicidade e hoje reconhece, aprecia e vive a felicidade.
As condições que vivo no momento, pedem para eu ter vontade, vontade de chorar; mas é difícil sentir e as lágrimas não saem, talvez elas estejam com frio ou, de greve, não sei bem ao certo.
O que eu sei, é que tudo realmente, inevitavelmente, sendo coisa boa ou não, passa.
Como uma doença (exemplo), é inútil focar nela, seria sinônimo de perda de tempo e energia, pois ou ela passa ou eu passo; de qualquer modo vai passar.
Viver a raridade no tempo precioso é o que se deve fazer, com gratidão para ser feliz de verdade, fazendo valer a pena.
A morte...
Odiada e repudiada seja.
Morte...
Você não avisa...
POR QUÊ????
Por quê?
Não é justo, ninguém merece sofrer; a dor de quem fica é indescritível, imensurável e triste.
Não; coração que bate com amor por alguém, tem que ser feliz.
Ah, eu queria poder fazer algo, qualquer coisa, que amenize esta dor inaceitável.
#F.X:'(,\o/<3.
Deus está nem aí para o pecado que você prática, mas Ele está aí, se importa, quanto ao seu arrependimento, sincero e genuíno.
A morte seria mais compreensível, se soubéssemos quando viria, e pudéssemos realizar uma despedida digna, mostrando o quanto amamos tal pessoa, e o quanto ela é importante.
Mas não sabemos, e nos esquecemos de abraçar, apontar a importância e dizer que ama; parece que desprezamos o que podemos fazer, e valorizamos o que não podemos mais.
Os que possuem percepção do tempo, sabem apreciar a importância do agora feliz, que é ser e fazer o seu melhor, eternizando o momento que valeu a pena, pois não voltará mais.
Os que carregam dores profundas na alma, são capazes de tal, podem ser os mais felizes.
Já os que sofreram, possuem dores e são infelizes, mas vivem futilmente, talvez sejam anestesiados, acomodados, se não refletem, não percebem, não compreendem o significado de racionalização, não conseguem ao menos pronunciar esta palavra, seres humanos são?
Complexo, vida, vida...
Vai?!
Se a definição de "normal" é tudo aquilo mais comum, composto pelo que a maioria faz e, é, a lista vasta de normalidades mundanas, é duramente triste e lamentável.
Sou feliz, porque sonhos são raízes de grandes árvores, e eu comecei a plantar as minhas sementes; passos em direção, ações.
Liberdade de expressão, é a libertação da alma; não sufoque palavras, verdades, em seu coração, fale, escreva, cante, grite, permita sua alma respirar, ou já morrerá.
Há "cristãos" aflitos intimamente em seu interior, buscando irracionalmente, inconscientemente, razões para não crer em Deus.
E, há "ateus" aflitos intimamente em seu interior, buscando racionalmente, porém ainda inconscientemente, “razões” por meio de contestações e indagações, motivos para crer em Deus.
O que diz crer não consegue ir além, e viver firmemente com poder o que professa crer; já o que diz não crer, não consegue aceitar a ignorância do não saber o tudo realmente necessário e viável, sobre o que aconteceu, acontece e acontecerá, ele sabe que tem sempre mais, e enxerga encaixes.
O problema do primeiro, é que além de ser naturalmente limitado, se faz e acomoda-se na mediocridade; o problema do segundo é o orgulho de não dar o braço a torcer, não saber como se redimir, não compreender a liberdade que traz a entrega e comprometimento em busca de viver o conhecimento profundo.
- O que sabe ir viver.. viver; caminho a fazer
Nas vias da vida
Logo se avista
O que acredita
Estar ao lado oposto
Da minha realidade de viver
Ele, está focado, atarefado
Imerso nos problemas a resolver
Não sente a essência do parar
Olhar e respirar, refletir na vida, que não te traz dinheiro e sim mais vida, gosto ao sabor na sede de viver
Triste realidade mundana, que corre, corre em busca do sucesso, e só anda para trás
São pessoas, negligentes?
Nervosas são, com gana por ganhar o que se perde, esquece
Mas possuem vitalidade, saudáveis são; daí-me um pouco de vigor para correr mais, e suar beneficamente?
Prisioneiros libertos que trabalham entre grades de ilusões estabelecidas pelo sistema da sociedade; mas aptos estão, para viver a vida
Sabem o que buscam, assim, estão imunem de errar e sofrer?
Ei você, acha mesmo que perder é sinônimo absoluto de fracasso?
Você tem certeza que sempre, só está disposto a aplicar energia de anseios por vitórias, vitórias e mais vitórias? e ainda sim seu objetivo maior é ter sucesso?
Então, que sucesso é esse?
Desconheço
Vitória fundamental é errar, fracassar, perder, chorar... somente assim, podemos enxergar, o que é o quê
E chegar, a onde deseja estar
Não permita passar, não perda esta chance de alcançar, a plenitude de conquistar, experiência a desbravar; não fique triste quando não chegar
E eu, eu que já não me prendo mais, na aflição por ganhar
Xô de mim frustração, decepção
Vencedor?
O que é absoluto?
Prefiro ser um fazedor de momentos
Vivo a respirar, lentamente a apreciar
A beleza de estar
Vivo a vagar
Na felicidade do amar
Para em paz estar
Aqui não vai faltar
É assim que escolho passar
Então, meu amigão
Olha aqui, bem aqui
Na minha direção
E constata se há mediocridade
Não
Você está a esconder, as razões que eu vivo, as guarda para ter, quando chegar lá, mas não ver, que isso te faz sofrer?
Não faça isso consigo
A vida não é correria
É respirar em frente a paisagem, deitado na grama, olhando as estrelas, ouvindo músicas boas, sorrindo de verdade, cantando, beijando, falando algo, com quem ama, viver a vida
Se você busca isso, saiba que eu não tenho o que você quer ter, pra viver
Por que obscura o simples?
Não há vergonha de ser singular, se desprender do comum e deixar o corpo pular
Eu, eu que nunca fui de submeter-me, sujeitar-me as rotinas triviais do mundo
Uno todas as mãos de quem está ao meu redor
E invento o momento da alegria que faz a vida valer
E isso, só pra viver de boa, em paz, feliz
Se isso é sucesso, então é o que o vencedor procura
Eu já estou aqui
Quem quer, não é.
(Pensamento refletido sobre a letra da música: Hermanos - O vencedor)
