Ja Chorei de tanto Rir
Não é tanto o que fazemos, mas o motivo pelo qual fazemos que determina a bondade ou a malícia. O mundo é o que é, sim, mas não é possível enxergá-lo apenas a partir do que ele nos apresenta. Para encontrá-lo, é preciso antes encontrar-se. Fugir das idéias fáceis, dos caminhos marcados, do véu das aparências e dos interesses financeiros obscuros. Olhar para dentro é muito mais difícil do que olhar para fora. É esse exercício que nos propõe este livro, em reflexões que percorrem com sensibilidade e inteligência as artérias da alma humana, das relações afetivas, de uma religiosidade mal resolvida e dos conflitos imiscuídos dentro de uma sociedade moderna. Um convite para refletir e admirar a vida, sem fórmulas exatas ou teorias absolutas, porque o mundo não é um paraíso metodológico. O mundo é cheio de contradições e incertezas. De casamentos e separações. De coisas palpáveis e de ilusões. E são essas experiências que vão construir a personalidade de cada um. Saber viver é encontrar-se consigo mesmo e deixar que a fluidez do tempo e do que nos cerca nos transforme em pessoas melhores. Como uma cobra que larga a pele, o ser humano também pode se renovar. Pode aprender a contemplar a própria existência, sem tanta angústia ou preocupação. Para mim, às vezes importar-se menos significa saber usufruir mais. O mundo é o que é, sim. Com suas celebrações, cerimoniais de enganação, más influências e encontros com o seu silêncio e sofrimento. Mas é possível ser feliz – muito feliz – nele. Baseado na experiência, estes textos a seguir nos apresentam características sociais e humanas, cheias de sensibilidade, malícia, aprendizados, felicidades, decepções e sucessos.
As pessoas passam tanto tempo sendo entretidas, tendo prazer, conforto. Mas a gente não quer prazer, entretenimento e conforto apenas. A gente quer significado. Porque senão é todo mundo igual.
A vida será curta para aqueles que desejam e buscam tanto vivê-la como compreendê-la com maior intensidade, mas será pequena para aqueles que se limitam e são desprovidos de maturidade.
Deus prepotente, capaz de salvar a todos,
Escolheste nos punir durante tanto tempo,
Sem data de termino, para nós ensinar,
Erros marcam, não são esquecidos,
Mas podem ser perdoados, diante disso,
Ele nos deu sua maior dadiva,
A vida, onde a morte nos causa medo,
E a vida nos puni por existir.
Meu Amor
Por que você foi embora? Por que me deixou aqui sozinha?
Se havia tanto Amor que nos unia, e agora não resta mais nada, apenas restou as lembranças e o vazio que ficou no meu coração, que continua dia após dia, me destruindo, acabando comigo, nunca pensei que logo você fosse me deixar.... Pensei que me amasse pra sempre, mas não imaginei que você não falava isso de coração, você nunca me amou, isso é impossível, ninguém nunca vai me amar... Só Deus... Perdi a pessoa que mais amei e desejei em toda a minha existência... Só te Amei, para que você me deixasse e me desprezasse como se eu não fosse nada. Até acredito que não fui nada, não sou nada e não serei nada pra você....
Em meu leito de morte estará escrito, Nada foi e nunca será! 28/08/17 as 23 e 55.
Sou responsável por cada palavra que sai da minha boca por tanto, penso bem antes de dizê-las pois o aprendizado é ganho no silêncio. E no atual momento tenho preterido falacias, tenho me vestido de silêncio mas, não me subestime!
Para minha mãe a felicidade era esforço, repetição, e se nos esforçássemos em ser felizes, de tanto fingir, em algum momento nos pegaríamos sendo realmente felizes, assim, desavisados, por puro hábito.
ELEIÇÃO: precisa-se amadurecer muito sobre este processo democrático, tanto quanto os eleitores, os próprios candidatos.
Eu e essa mania boba de ficar em silêncio...
Enquanto meu coração aqui dentro faz tanto barulho...
Mas essa sou eu né... calmaria..
Enquanto minha alma é ventania...
Uma reunião diária de cidadãos um tanto pensantes, pagando uma quantia qualquer visando um certificado de filósofo; nunca serão! Somente uma experiência de risco, poderia lhes ser dada uma fração desse status.
Queria tanto ser notado,
Mas qual sentido de você
Pensar em mim?
Eu sei que você não me conhece,
Nunca me viu, ou se quer me notou
Eu n preciso que todos saibam.
Mas que você saiba
Que eu te amo!
Eu penso tanto que as vezes acredito que tenho que andar com um bloquinho para não perder as ideias de receitas culinárias, reflexões, como ajudar alguém e acho que nessa busca incansável de achar sentido pra tudo eu consigo sobreviver aos meus fantasmas.
É difícil você ouvir, na terapia, que você é boazinha demais, sempre arrumo uma desculpa para a ruindade das pessoas e é verdade, mas quando me canso nunca volto a ter aquele afeto.
Tenho que aprender a sentir raiva, mas sinto tristeza das maldades, e que novidade, pra mim, sentir raiva faz parte da sobrevivência. E eu? Apenas guardo e sofro, mas se mexer com um dos meus essa pessoa rapidamente percebe que sei sentir raiva, defendo até quem não quer ser defendido, essa é a minha natureza, é o resultado de tudo que vivi e vivo até hoje.
Hoje falei para minha filha que eu tento ser justa e democrática, não defendo um filho se estiver errado, mas isso não me impede de estar ao lado dele porque isso é natureza, é amor!
Ah o tal do amor também descobri que não posso colocar amor em tudo, como minha filha mais nova fala “esse macarrão com brócoli está uma delícia, minha mamãe fez com amor pra mim”, esse amor está correto, mas a verdade que tem coisas se misturarmos com amor sofrerá muito mais quando tiver uma decepção.
Aos poucos vou aprendendo a me ressignificar e ser melhor pra mim mesma
Ah essa palavra que tanto nos temos escutado, desde criança sendo influenciado, a dar e receber amor !
Vivo a pensar como uma coisa boa dessa, pode a alguém machucar
o que ninguém sabe e quando a pessoa amada ira encontrar.
Sera que em algum canto, dessa imensidão, alguém ira me amar?
Ah então vivo a pensa e escrever, o que tanto queria te falar !
Sim nessa imensidão a uma pessoa em que não paro de pensar!
Ela que vou, todo meu amor lhe dar !
Farei de tudo pra lhe conquistar !
Para que em nosso lar, nosso amor tenha frutos e possa continuar !
