Irmaos que Brigam muito
Buscar o passo a frente do próximo passo é uma característica de quem vai sofrer muito até aprender a caminhar.
Quem tem uma vida feliz, plena, aprende com facilidade e vive muito. Mas a verdadeira sabedoria esta na resposta de que tipo de humildade têm aqueles que viverão muito em uma vida só.
Ah, meu caro, tu és, de fato, o retrato do que Machado poderia muito bem ter desenhado em suas crônicas afetuosas, ou em seus romances cheios de nuances humanas. Permita-me, então, evocar o espírito de nosso venerável Machado para celebrar a nobreza de tua amizade.
Em tua figura, meu caro, vejo refletida a saga de um Quincas Borba, mas sem suas misérias filosóficas; possuis antes a lealdade de um José Dias, sempre pronto a oferecer não só conselhos, mas também teu sincero apoio nos momentos mais tristes e incertos. És aquele amigo que, mesmo nas adversidades da vida, jamais se desdobra em egoísmo; ao contrário, expande-se em generosidade, abrindo não só as portas de tua casa, mas principalmente as do coração.
As vezes, nos encontramos em encruzilhadas de capítulos difíceis e enredos complicados que a vida nos apresenta, semelhante aos dilemas que Machado gostava de explorar em sua vasta obra. Em tais momentos, tuas palavras possuem a força de um conselho de Brás Cubas, porém sem seu amargo ceticismo. Tens o dom de aliviar os pesos da vida com a leveza de teu espírito jovial, uma verdadeira raridade neste nosso palco terreno, cheio de atores que frequentemente esquecem de seus papéis.
Tu me recordas que, apesar de vivermos em um mundo onde as aparências muitas vezes prevalecem, a essência de uma verdadeira amizade nunca perde seu valor. Como Machado nos ensinou através de suas personagens complexas e multifacetadas, é na simplicidade dos gestos de bondade e na constância do apoio fraterno que as relações humanas encontram seu maior significado.
Não precisamos de muitas palavras para confirmar as verdades do coração, mas, como bem saberia nosso sábio Machado, é sempre bom reiterar que tua amizade é um livro aberto, sempre pronto a oferecer novos capítulos de companheirismo e entendimento mútuo. E por tudo isso, meu estimado amigo, tu és, verdadeiramente, o mais certo das horas incertas.
Com esta pandemia global pela qual acabamos de passar, nos causou um abalo emocional muito grande, nos fazendo refletir que a vida é um espetáculo único e digno de toda nossa admiração e nos levando a perceber a fragilidade do sistema a nossa volta.
Aprendemos a chorar nossas perdas ao mesmo tempo que acreditamos mais em nós, tirando forças da fé para jamais desistir da vida, mesmo que o mundo desabe sobre nós.
Podemos compreender que um simples vírus foi capaz de assolar sonhos e amores, nos fazendo compreender da pior forma possível que independentemente da classe social, sexualidade, da cultura, da cor da pele ou da religião que se professa, somos seres humanos frágeis e finitos, mas de toda a forma somos sensacionais e podemos fazer nosso melhor revertendo erros cometidos no passado e nos tornando seres humanos melhores de hoje em diante.
Com essa vivência aprendemos que devemos julgar menos e amar muito mais, onde no meio a quarentenas, dentro de nossos próprios lares nossos olhos se abriram para realidades explicitamente ensinadas na Bíblia a séculos, aumentando nosso cuidado com a higiene, consumindo alimentos mais saudáveis ao cozinharmos juntos à nossas famílias.
feitos de contornos ilusórios
olhei de muito perto e vi átomos,
olhei de mais perto ainda e vi um oceano universal
feito de pequenas ondas vibrantes fundamentais
olhei de muito longe e vi galáxias com suas bilhões de estrelas
olhei de mais longe ainda e vi aglomerados de aglomerados de galáxias
mas só agora parei pra olhar a olho nu,
e então vejo mãos, seres, palavras, números, objetos, formas,
muitas muitas formas, uma quantidade inumerável de formas,
porém todas feitas de falsas divisões e contornos ilusórios, que ocultam a
unidade do todo, de tudo o que somos, tudo o que é
agora basta uma pausa, um respiro no meio o dia,
ou a paz dos cômodos antes de dormir, pra nos vir um vislumbre da verdade,
um lampejo de consciência e sermos novamente impressionados por uma
percepção humana que apresenta uma realidade de aparência inacreditável
Se dormes muito é porque necessita de mais atualização da fonte do software da vida. Da sabedoria e consciência divina!
Por muito tempo deixei outras pessoas me sacudirem para cá e para lá. Depois de alguns abusos, percebi que não sou um fantoche que pode ser levado a dançar desse ou daquele jeito só porque preciso de ajuda. Devo estar no controle e não ser controlada por minhas emoções.
Se você não se importa com a imundície e desordem ao seu redor é muito provável que você não se importa que a sua vida seja um monturo.
Contei muitas mentiras para mim mesma durante muito tempo, até que um dia elas se transformaram em verdades.
Há quem imagine que a mulher muito ocupada é ainda melhor que aquela que não faz nada. Das duas, acho ainda melhor a mulher que sabe assim como o remédio e veneno, viver ambas as maneiras, na dose certa..
por muito tempo eu vivi segundo a opinião dos outros com medo do que vão pensar de mim hoje vivo com o pensamento o que espero de mim mesmo.
Temos os livres-pensadores, todos muito anti-fascistas, muito pelo respeito à liberdade de roubar, de mentir, de matar. Para esses tudo o que é ordem, respeito, hierarquia, autoridade, responsabilidade, não passa de fascismo.
- Relacionados
- Frases de irmãos unidos para aqueles que são unha e carne
- Mensagens para os Irmãos
- Textos para uma pessoa especial se sentir muito amada e valorizada
- Frases para Irmãos
- Muito Triste não poder Viver nosso Amor
- Frases carinhosas para a pessoa que você ama muito
- Frases de Amor que te Machuca Muito
