Inteligência e Esperteza
Não é através do silêncio que alguém tolo e confuso se torna um sábio. Aquele que é sábio, como se tivesse uma balança, pesa e adota apenas aquilo que é bom.
É fácil notar um homem sábio e um arrogante, o sábio pouco afirma e muito escuta. O arrogante muito afirma e por vez muito fala;
Sábio é o que se cala, e deixa o tolo falar a vontade, pois o sábio aprende mais pela boca do tolo, do que o tolo pode aprender por mil dizeres bem colocados pela boca do sábio.
O tolo é tolo mesmo, e por mais que tente favorece-lo para o torna-lo mais sábio, é em vão o seu trabalho nisso.
Para aquele que é sábio e conhece dos seus entes, o caráter, os pensamentos mais ocultos, sabe o que esperar, e também o que não esperar.
O humano em sua ignorância, jamais irá se contentar com o simples, o difícil, o complicado, o atraí, assim sendo irá encontrar somente a tristeza e amargura.
Não aprendemos pela alegria, mas somente na dor, logo abra-se uma grande chaga, para que a lição da vida, seja assimilada.
O sábio não seria sábio se alguém não achasse ele sábio caso contrário ele não seria sábio a sabedoria só existe porque alguém acredita que ela é sábia caso contrário ela não existiria
Inspiração Ds
Diante do Sábio: Escute
Diante do Inteligente: Aprenda
Diante do Observador: Se oculte.
Porquê:
O Sábio vai falar o que você não sabe.
O Inteligente vai te explicar o que você não entendeu.
E o Observador em silêncio, vai conhecer sua profundidade.
O último suspiro do sábio foi: "A tolice é vaidade e a sabedoria é vaidade! Mas o respeito profundo de buscar a Deus é o que mais importa nesta vida."
Acreditar com otimismo é mais sábio e poderoso do que criticar sem propósito. Para que sua vida seja plena e significativa, cultive otimismo e propósito.
O sábio é um instrumento divino, pois sua sabedoria é um dom de Deus. Sejamos prudentes em Cristo e, com discernimento, ensinemos a fé cristã verdadeira.
O sábio chega à conclusão de que seu conhecimento sobre Deus é limitado, pois percebe a infinitude e a profundidade desse entendimento.
As perguntas assertivas tornam o líder mais sábio e na falta delas reside a ignorância. A sabedoria é o eixo do bem enquanto que a ignorância é o eixo do mal na liderança.
José Guaracir
