Instinto
Amor é treino porque raiva é instinto. Amor não. Amor é fruto de elaboração. Amar é desafio, é aprender a aceitar o que nem sempre é bonito ou fácil, é sentir felicidade consciente de que dificilmente do objeto amado extrairemos apenas felicidade. Amar é tolerar o desconforto.
SEM REFLEXÃO O HOMEM NÃO EVOLUI
O que me faz crer na razão sobre o instinto? Numa análise instintiva e descuidada eu diria que são as obras de artes humanas. A Nona Sinfonia de Beethoven, Dom Quixote, a Odisséia e a Ilíada de Homero, o mundo perdido de Proust, Hamlet, a inteligência crítica de Voltaire.
Mas todo este argumento me cai sobre terra, quando analiso nossos frutos podres, os das religiões, da política e da guerra.
Somos apenas instinto violento, o mais, a parte boa são animais esquizofrênicos.
"O egoismo é um ato de desespero, não raro, do homem acuado entre a razão frágil e o instinto voraz e cruel..."
"A razão kantiana é uma utopia, nem é necessário Freud, com seu homem-instinto, basta Aristóteles e sua política, para entendermos o ser humano...do branco e do preto não se faz mais a área cinza ."
"Toda ação humana é motivada por competição, somos instinto de sobrevivência em desespero, para ser o maior, o mais forte, o mais sábio, o que chega primeiro.
A razão poderia ser a nossa luz para uma consciência de cooperação recíproca, com objetivo de se preservar a vida de forma coletiva, mas no fundo, nessa luta, o que vence é a carne vaidosa com os desejos egoístas..."
O Homem não nasce bom e é mudado pelo convívio social. o Homem nasce com instinto de sobrevivência, este é quem lhe domina por toda vida, quanto a ser bom, precisa aprender administrar o instinto, para não oprimir seus semelhantes.
BEM COMUM
Pobre do homem que se faz instrutor
que anula o instinto em nome do amor
não quero com isso lhe ensinar o que sou
cairia no erro que sempre me enlaçou.
Doravante só direi não
não para tudo que é tese de alienação
não para todo sistema e esquema de dominação.
Até hoje disse sim, a fim de concordar
para sempre aceitar o melhor bem comum
de estranhos e amigo, que andavam comigo
me chamando de irmão.
Hoje fui despertado para outra razão
e voltei ao domínio da minha natureza
na sublime beleza que existe no não.
Instinto
Saudade...
Maldade!
Verdade...
Sinceridade!
Simples paixão?
Amor de verão?
Não!
Vontade do coração.
Essa é a razão
e não minto,
Falo o que sinto,
e apenas sigo o meu instinto.
Um dia o instinto vem
Não prometa algo por alguém,
Pois um dia o instinto vem,
E, de repente, sem perceber,
A fome e a vontade vão se entender.
Comprometa-se com Deus, com o que é seu,
Pois Ele em você sempre viveu.
É a força interna, a paz em flor,
A certeza quieta de um puro amor.
Na fé verdadeira está o caminho,
Que nos guia, firme, e nunca sozinho.
Com Ele por dentro, há luz e saber,
E a fome se acalma, a alma a crescer.
Tens um instinto de uma pomba que, quando pressente uma ameaça inexistente, alça vôo a fim de fugir de um "inimigo" imaginário.
09.04.2020 às 10:33 h
F.S para G.D
"O medo desgovernado destrói a capacidade deliberativa, sem a qual não existe real instinto de sobrevivência. Acuado por fantasmas, o ser humano não vê o precipício onde se atira pensando defender a própria vida.
Os grandes manipuladores conhecem de cor esta lição: embacem a inteligência de um homem pela inoculação do medo, e ele será uma perfeita marionete a reagir por reflexo condicionado".
Aprendemos logo cedo por instinto que quem não chora não mama. O problema é ter que levar esse conceito até o fim da vida.
A escolha de um parceiro (a) por instinto, resulta em cama. Já a escolha por valores e princípios pode resultar em uma vida compartilhada feliz e duradoura!
Quando se ama o sentimento predominante na relação é o cuidado. Por isso é natural o instinto de proteção até mesmo quando estamos bravos com a pessoa.
Apesar de ser um instinto animal, fortes são aqueles que se superam, indo além de sua própria natureza. Refletir antes de agir e evita decisões impulsivas e escolhas erradas, cujas consequências são inevitáveis. Criar problemas para si e para os outros, ao invés de aliviar o peso do mundo, mas apenas o tornando mais pesado.