Inconsciente
A sutil e talvez inconsciente veneração a deusa Nike (Nice), faz com que o seu devoto, no ímpeto de conquistá-la, sacrifique a sua integridade nos seus altares.
JL
Guardei o cheiro na memória, sem nem me dá conta que meu inconsciente me levaria a relembrar como é sentir o teu cheiro, que eu encontrei perto do seu peito, que me estimulou a mapear teu corpo. É tão de repente, a forma que teu perfume se faz consciente, faz-me sentir-me ao teu lado de novo, mesmo sem estar. Uma lembrança viva, como se pudesse sentir cada momento novamente, e a tradução do meu pensamento é apenas uma mensagem, o seu nome. É tão envolvente a sensação de ter aquele momento de forma tão intensa e espontânea. Automaticamente o teu cheiro me faz querer abraço, fazer morada. Só te sentir, por segundos ou quem sabe uma eternidade. Posso sentir o frescor que ficou na manga da minhacamisa que você não resistiu muito tempo para retirar mas ainda seu cheiro ficou marcado lá, foi breve, logo se foi, roupa lavou. O meu deve ter preenchido a tua nuca, o teu colo recebeu a essência do cheiro do meu cabelo, dos momentos que passei deitado congelando meu olhar no teu. A eternidade que guardarei está em como foi sentir tudo isso, eque mesmo sem ter teu cheiro me acompanha onde quer que eu vá, para que assim eu te reencontre quando o amor nos chamar. Eu te guardo em mim, bem querer, o cheiro, o gosto do beijo, o tchau que não queríamos ter dito, o Oi meu amor nos reencontros, e o eu amo você sempre que houver amor para nos guiar.
"A DOENÇA QUE VEM DA ALMA" (Psicologia do Inconsciente)
É indispensável que o médico, o "especialista em doenças nervosas", aprofunde seus conhecimentos psicológicos, se quiser ajudar seus clientes, porque as perturbações nervosas (ou tudo que se designa por "nervosismo", histeria, etc.) são de origem psíquica e exigem, obviamente, um tratamento da alma. Água fria, luz, ar, eletricidade, etc, são de efeito passageiro e muitas vezes não produzem nenhum efeito.
O padecimento do doente vem da alma, de suas funções mais complexas e profundas, que mal ousamos incluir no campo da medicina. Nesses casos, o médico precisa ser psicólogo, isto é, um conhecedor da alma humana."
No solo da mente inconsciente, no leito dos mortos antigos, enterramos aquilo que era vivo para vê-lo renascer no útero da mente criativa, transformado pelos deuses imortais.
São...
"Muitas perguntas para poucas respostas.
Muito inconsciente para pouca memória.
Presentes enviados em cavalos de Tróia.
Pouquíssimas chaves para muitas portas."
O querer sem tempo e dedicação é uma mentira inconsciente, se não há esforço, se não há ação, você engana a si próprio e ao próximo sem intenção.
"O formato dos pés e as disposições dos dedos e unhas são um reflexo exato do inconsciente de uma pessoa."
Não escolhemos os outros ao acaso. Encontramos aqueles que já existem em nosso inconsciente.
"Na dissociação e repressão, o inconsciente tenta nos proteger, mas a verdadeira liberdade emerge da temeridade de encarar os fragmentos do desejo e da dor."
Deixe-me explicar o porquê não podemos dar conta do nosso inconsciente sozinho. Primeiro, imagine o seu inconsciente como a Lua e a sua consciência como à Terra, e imagine que o movimento físico de rotação seja igualmente similar ao movimento inconsciente-consciente das suas ações, nesse sentido, da Terra só podemos ver o lado aparente da Lua, bem como, sozinhos e ainda que nos esforçamos, só podemos ver o lado da superfície do nosso inconsciente, apenas a ponta do iceberg.Para alcançar o nosso inconsciente mais profundamente, precisamos de um meio que como homem através do foguete foi até a Lua para vê-la completamente, a análise leva você para o lado oculto que sua consciência por si só não consegue alcançar.
Você ainda não sabe quem é? Pergunta-te em teu silêncio que ouvirás a gritos de teu inconsciente que eclodem como um Vulcão a cada passo de tua ação. Não te aterrorizas com teu reflexo! Pois no monstro que veis está o mais belo e real diamante em lapidação constante. Ainda não sabes quem és? És tu quando em silêncio estás.
A solução está em trazer à tona o inconsciente —
mas a dor vívida martiriza.
Não saber lidar com traumas, decepções, medos...
Acessar a porta errada é dar de cara
com algo que talvez nos faça afundar,
sem saber nadar nesse grande e profundo mar de incertezas...
"Do mais profundo do teu inconsciente eu emerjo sem pudores, na forma de sonhos, impulsos e desejos. Estou na angústia de todas as tuas buscas, e no arrepio de todos os teus tremores. Me revelas no brilhos dos teus olhos ou no ofegar do teu suspirar, mas me matas quando por mera covardia me ignoras" (O Mentor Virtual)
A inconsciente sede do poder.
As dificuldades criadas por nós em um relacionamento revelam os nossos problemas em aceitar as diferenças. Procuramos até mesmo sem perceber mudar o modo de ser e agir d@ noss@ companheir@ e encontramos sempre algo que não nos agrada na pessoa amada e, com isso tentamos modulá-las a nossa maneira; fazendo da pessoa a qual um dia apaixonamo-nos em um indivíduo totalmente diferente do que ela é na realidade. Inconscientemente queremos poder e por isso tentamos mudar o comportamento entre outros daqueles de nós mais próximos. Às vezes nem nos damos conta das nossas exigências e expectativas e, com extrema autoridade decidimos o que fazer com a vida dos outros. Tomamos posse de uma vida, manipulamos suas vontades e juramos se preciso for que isso é amor à dita pessoa. Sendo que foi justamente aquele gesto atrapalhado, aquela conversa monótona, aquele sorriso maroto que fez com nos apaixonássemos. Todavia, ao sentirmo-nos proprietários queremos mudar toda essência e, quando isso conseguimos e com sucesso o trocamos como uma peça de roupa velha que não mais interessa, pois, somos idealistas e queremos ver resultado. Entretanto; não gostamos de sósias, não queremos nossa própria cópia. Tentamos realizar com as pessoas mais próximas, exemplos filhos, aquilo que não conseguimos ter ou ser por um motivo o outro e, frequentemente nos esquecemos que essas pessoas são seres com vontades e interesses próprios. Não queremos mudar nosso jeito de ser por e pra ninguém. Sobretudo pelo fato de não haver necessidade, estamos bem como estamos e para próximo só queremos o bem e por isso a mudança se faz necessária. Estamos cientes que assim agindo estamos fazendo o bem; mas, a pergunta é, bem pra quem?! Um relacionamento seja ele qual for precisa ser mantido com respeito, compreensão e aceitação. Se conseguirmos mudar noss@s companheir@s, amig@s é pelo simples fato dessas pessoas não ter personalidade ou amor próprio e assim sendo perderemos o interesse, pois, na verdade não queremos uma marionete. Somos seres humanos e por isso mesmo confusos e complicados e, nunca nos damos por satisfeitos com nada. Acredito que com nosso idealismo inconsciente destruímos muito mais que construímos com o nosso querer o MELHOR.
Queria estar morto, ou melhor inexistente: Alheio a tudo e a todos, inconsciente sobre a minha condição, indiferente à minha própria indiferença. Não querer, não sentir e não ter necessidade de nada. Imune à dor, livre da escravidão do prazer. Rijo e insensível como uma pedra, invisível como o vento. Um nada absoluto que nada quer, nada sente, nada sofre. Simplesmente um nada!
O inconsciente não é oculto — é ritualizado.
Ele opera por rítmica, repetição, símbolos, como uma liturgia interna que insiste.
