Ilusão

Cerca de 7847 frases e pensamentos: Ilusão

⁠A solitude é uma ilusão. A solitude não existe de forma pura, portanto não é verdadeira. A solitude nao existe sozinha no mundo, ironicamente só existe quando vem antes acompanhada de companhia. Aí sim é legal ficar um tempo sozinho. Mas em outras circunstâncias, ficar sozinho é chato e tedioso. Em outras situações, ficar sozinho é solidão, e não solitude.

Inserida por danmelga

Caminho Além da Ilusão

Certa manhã, à beira de um rio nas montanhas, uma jovem encontrou o velho mestre que recolhia água com seu discípulo.

Ela fez uma reverência e disse em voz baixa:

— Mestre, há muitos dias venho ao templo. Meu coração se voltou para seu discípulo. Desejo ser vista por ele. Como posso me aproximar?

O mestre encheu o balde antes de responder:

— Para ser vista por quem caminha, é preciso caminhar. Quando o coração está apegado ao fruto, não percebe a árvore que o sustenta.

A jovem hesitou, depois perguntou:

— Então, se eu seguir seu caminho, ele me amará?

O mestre olhou para a correnteza e disse:

— Quando seus passos estiverem no mesmo lugar que os dele, talvez já não deseje mais o que hoje deseja.

Ela se calou. E ficou.

No início, permaneceu no templo acreditando que, ao purificar-se, poderia conquistar seu coração.

Os dias tornaram-se meses. Os meses, estações. A jovem passou a servir no templo, a ouvir os ensinamentos, a observar em silêncio. Meditava ao amanhecer. Foi sendo transformada pelo próprio caminho.

Certa manhã, voltou ao mesmo rio. Lá estava o jovem monge, recolhendo água. Ele a viu, sorriu com gentileza. Ela apenas inclinou a cabeça em respeito — e seguiu andando.

Naquela noite, procurou o mestre e falou com voz serena:

— Mestre… por muito tempo acreditei que amava aquele que caminhava ao seu lado. Mas hoje entendo: eu queria tirá-lo do caminho, como quem colhe uma flor por achá-la bela demais para deixá-la onde está.

— Meu desejo era o do ego: guardar para mim aquilo que brilhava, temendo que outros vissem. Confundi amor com posse, presença com pertencimento. Queria segurá-lo como quem arranca uma flor da terra, sem perceber que, longe do seu solo, ela murcha e morre.

— Hoje, basta-me vê-lo florescer.

O mestre assentiu com os olhos fechados e respondeu:

— Quando o ego silencia, o coração vê com mais clareza. E já não deseja tocar o que pode apenas contemplar.

Inserida por alexandremrd

Dá-me Senhor a esperança necessária, e livra-me da ilusão.

Inserida por AbigailAquino

⁠A Ilusão do Jogo

No jogo da sorte, muitos vão se perder,
Tigrinho e Bets prometem fazer você enriquecer.
Mas a verdade é dura, e a vida é bem clara,
Enquanto uns brilham, outros pagam a tara.

Os influenciadores, com sorrisos de ouro,
Transformam suas vidas em um sonho em coro.
Mansões e carros, viagens sem fim,
Enquanto você luta e fica só assim.

O suor do trabalhador é o que faz girar,
Mas na pirâmide do jogo, só eles vão lucrar.
Você investe seus centavos com tanta esperança,
Mas a ilusão se esvai como uma dança.

Vendem promessas que não vão se cumprir,
Te deixando na pior enquanto eles a sorrir.
É triste ver quem crê nas palavras vazias,
Perdendo o que tem por falsas alegrias.

Cuidado, amigo, abra bem os olhos!
Nessa roda da vida, não caia nos molhos.
A sorte é um jogo que pode te enganar,
E quem realmente ganha é quem sabe lucrar.

Refletir é preciso sobre essa situação:
Quem fica em pé enquanto você na escuridão?
Que cada um veja com clareza e razão:
A vida não é jogo, é pura dedicação.

Inserida por Mykesioofc

A ilusão é um fogo de palha. Já a paixão é a porta de entrada para o amor.
❤🌹

Inserida por marcelio912

O sofrimento é uma ilusão causada pela ignorância, não um fato real da vida.

___Sim__
❤️

Inserida por marcelio912

⁠Enquanto as necessidades forem taxadas, a liberdade será uma ilusão.

Inserida por moloki

Muitas vezes, o que compreendemos como sendo a realidade é uma ilusão que a gente cria para fugir dela. Essa é a realidade.

Inserida por moloki

⁠Liberdade é Desobediência

Vivemos sob a ilusão da liberdade, como se o livre-arbítrio fosse um dom absoluto e não uma condição imposta pela percepção. O mundo se constrói sobre dicotomias: real e percepção, relativo e absoluto; mas nós, em nossa finitude, ainda não aprendemos a lidar com isso.
A verdade, tal como é, é que não somos livres. Nunca fomos. Deus não nos fez para a liberdade, mas para o pertencimento, a obediência e a servidão. A liberdade, se fosse real, seria plena; e, sendo plena, não poderia coexistir com leis, normas ou limites. Onde há regra, não há liberdade; onde há ordem, há sujeição.
A própria escritura nos inicia nesta consciência com a simplicidade terrível de Gênesis 2:

"E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás."

Aqui se revela o primeiro paradoxo: a permissão ampla precedida de uma interdição absoluta. E, novamente, não há liberdade onde há interdição. O verbo “ordenou” ecoa como revelação da condição humana. O homem é posto no Éden para lavrar e guardar, não para escolher o que é ou para não ser. Sua função é ação sob comando, e não criação de destino.

O engano nasce com a serpente, mas floresce na consciência humana...

" [...] se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal."

Até então, vivíamos numa percepção de liberdade, pois não havia transgressão. Não éramos livres, mas tampouco sabíamos que não éramos. Com a queda, descobrimos a medida da nossa servidão. O bem e o mal, antes indistintos, tornam-se fronteiras visíveis, e com elas nascem o medo, o pudor, a culpa e o peso da escolha.
Não se trata de uma questão de estado de ser, mas sim de percepção. Só quem se percebe servo pode ser tentado a ser livre. Quem acredita ser livre passou da percepção ao estado de consciência inerte, desapropriada da realidade, e também da percepção.
Para Deus, talvez, bem e mal sejam a mesma coisa — expressão de Sua vontade e de Sua justiça. Mas, para nós, homens, feitos carne a partir da poeira, são abismos distintos, assim como percepção e realidade. Não sabemos lidar com isso, porque fomos feitos para obedecer, e não para compreender o abismo.

Inserida por CatarinaL

⁠O que é Perfeito jamais poderá pertencer a uma sociedade, que se alimenta de ilusão.

Inserida por PoetaFernandoMatos

⁠Somos todos poeira cósmica e a estrela que insiste em brilhar sozinha continuará vivendo na ilusão da escuridão.

Inserida por PoetaFernandoMatos

Amor é uma ilusão, porque nós desejamos tudo aquilo que atrai o coração.

Inserida por edson_inhala

⁠Aquilo que parece verdade na consciência pode ser uma ilusão sobre aquilo que chamamos de realidade, E ambos oferecem o mesmo...

Inserida por Hysheller

É o paradigma de realidade da vida
A ilusão de achar que sabemos das coisas porque ouvimos sobre, ou lemos, vimos algo
Motivos que temos que nem ao menos degustamos, não comprovamos, não provamos a nós, nosso sabor
Motivos que compramos dos outros que pegaram de outros que vieram de mais outros
Deturpando a verdade enquanto o que temos
É só a visão da superfície
Pra mergulhar no profundo e não no raso julgo
Temos que passar a rebentação

Inserida por ReSsOoU

Não existe receita para um corpo perfeito, é ilusão. Mas para um corpo saudável, tem um só jeito: a boa nutrição.

Inserida por salvadorbrenon

O orgulho é uma ilusão que se traduz na ideia de que nós temos total competência sem Deus. E que conseguimos dirigir a nossa vida sem a graça e cuidado dele. Triste ilusão mesmo, porque nem o ar conseguimos dominar!

Inserida por alcindoalmeida

⁠⁠Existe a ilusão de que o acesso ao conhecimento automaticamente nos conduz ao Despertar, mas isso não é real. Não raramente buscamos apenas o conhecimento de temas que sustentariam nossas próprias teses. Chegamos a selecionar aqueles que se prestem a “comprová-las”, mas isso não vai além de trocar a ignorância de antes pela falsa verdade de agora, ou apenas substituir crenças erradas por novas.
Existe, porém, um teste que nos mostra, de forma inequívoca, quando chegamos ao Conhecimento – aquele real, com C maiúsculo – que se traduz pelo patamar mais elevado do saber: acontece quando os julgamentos errados dos outros não mais nos atingem, nem mexem com nossas emoções para provarmos “a crença verdadeira” a quem quer que seja. O Conhecimento real é silencioso e consciente. Ele nos fala de dentro de nós que basta que O sintamos, em lugar de O exibirmos. Portanto, enquanto te sentires tomado pela emoção, enquanto precisares provar que és tu quem está certo, então apenas trocaste teu obscurantismo de antes por crenças novas, mas elas continuam tão obscuras quanto antes, e segues acreditando nas verdades que tu mesmo criaste para ti apenas para alimentar tuas vaidades e garantir tua sobrepujança!

Inserida por bodstein

⁠Rejeitados, renegados, comparados
Por anos vivendo na ilusão
Enganados e manipulados
Aos poucos as vendas vão caindo
Sobrando a dor e a falta
Mas ainda assim é melhor que o cansaço mental e emocional de viver uma vida inteira em busca do que nunca vai ter
Recomeçar e renascer
Aprender a viver várias vezes
Desistir não é a saída
Estamos aqui
Unidos e sobrevivendo ao caos
Onde nossa existência é a nossa revolta e vingança

Inserida por Yvianne

"Não sabemos de nada e temos a ilusão de que tudo sabemos...
Muitas vezes nossa chegada pode ser também nossa despedida...
O mundo dá voltas... sempre em linhas tortas...
às vezes não há eco no 'obrigado'...
Mas uma coisa realmente é certa... como diz o poeta Fabiano": "Caminhos divergem, mas também seguem lado a lado..."

Inserida por palcodasflores

O homem aprende a compreender a ilusão ao criar um mundo de beleza para mascarar a verdade.

Inserida por palcodasflores