Igreja
Soneto "Et Incarnatus Est"
Quando entrei na Igreja Matriz
São Francisco de Assis
daqui de Rodeio pela primeira
vez só eu sei o quê senti.
Deparei-me com as cores
de "Et Incarnatus Est",
orei devotadamente
e agradeci imensamente.
A paz que fui tomada me dizia
que aqui no Médio Vale do Itajaí
em Rodeio havia chegado em casa.
E foi assim que desfiz as malas
com toda a poesia e estabeleci
de alvorada em alvorada a morada.
Tocando está o sino da Igreja Matriz
São Francisco do Centro de Rodeio,
que é a minha bela cidade
amada do Médio Vale do Itajaí.
Madrugada de Outono e eu ainda buscando pelo meu amável sono,
Entrego-me nos braços da poesia
e do silêncio para me buscar e encontro.
Com os meus sonhos de olhos
abertos derrotando o enfadonho
até o próximo passo sem pressa
cultivando firme nesta terra
oportuna gentileza, virtudes e festa.
Sem limite para foragir de tudo
o quê é tristonho, torna o convívio
bisonho e os princípios avilte,
não permito que me tomem de assalto
e tampouco me drenem,
peço para ter forças para reagir
atirando em um absurdo por segundo
se for preciso para vencer o mundo.
Festa de São Pedro e São Paulo
A chave de cera por alguns
será levada até a Igreja,
As fitas branca, rosa e azul
estão todas amarradinhas,
E da sua cabeça não saem
mais cada uma das minhas
poesias e meu nome tem sido
a música favorita dos teus dias.
Cada um escolhe a chave
que interessa na vida,
no meu caso o quê eu queria
mesmo é saber a chave
para abrir o seu coração,
E escalar o pau de sebo
para descobrir o segredo
para acabar com esta solidão.
É Festa de São Pedro e São Paulo
a fogueira em forma de triângulo
foi acesa pelo primeiro Pedro
que por sorte foi encontrado,
Você nem faz ideia que te
escolhi para ser o meu amado
e paguei ao Pedro a recompensa.
É Festa de São Pedro e São Paulo,
é tradição junina brasileira,
São Paulo por muito é esquecido
e não custa nada lembrar:
Peguei o meu barquinho,
não quero me atrasar
e fui navegar para encontrar
a procissão na beira do mar.
Toca o Sino da Igreja Matriz
São Francisco de Assis
rompendo com o silêncio
desta manhãzinha fria
daqui da cidade de Rodeio,
o amor para toda a vida
por aqui ainda não veio.
O galo canta a terça-feira
e como poetisa deste
Vale Europeu Catarinense
poesia tenho sempre feito.
Morar em Rodeio é motivo
de orgulho que neste
poemário tenho o feito.
Rodeio na Hora
Toca o sino da Igreja Matriz
nesta nossa linda cidade
do Médio Vale do Itajaí,
Rodeio na hora do almoço
e a sua paz amorosa por
aqui que inabalável vigora
e a polenta saborosa
sobre mesa fala muito
sobre cada um e toda a História.
O grande marketing usado pela Igreja Primitiva era a comunhão e a vida vivida na dedicação ao outro.
O que é a Casa de Deus? A casa de Deus não é uma estrutura que o sistema religioso chama de igreja. Você é a Igreja, é dentro de você que Ele habita ou deseja habitar. E se Ele não habitar em você, não habitará em nenhum outro templo, em nenhum outro lugar!
A Igreja Primitiva se reunia nas casas. Não precisavam de grandes estruturas, pois eles criam ser eles mesmos a igreja. E para que a Igreja se reunisseera necessário apenas ter duas ou mais pessoas juntas em comunhão, independente do local.
"Por que é que, geralmente, quem mais procura Igreja são pessoas humildes, modestas e tementes a Deus?"
Otávio Bernardes
Não vou dizer a vocês para qual igreja devem ir. No entanto, de acordo com os evangelhos, direi em qual não devem permanecer.
Escute: os pecados daqueles que frequentam a igreja não diminuem a grandeza de Deus. Deus continua sendo santo, independentemente de os homens pecarem ou não.
Se você frequenta uma igreja e ainda se mantém soberbo e orgulhoso, é sinal de que não conheceu o Jesus simples e humilde das escrituras.
Por que Paulo falou mais sobre a unidade da igreja do que sobre a santidade dela? Para o apóstolo, a santidade de uma pessoa é vista na maneira como ela se relaciona com os outros, e não na quantidade de jejuns e orações que realiza.
Se você me dissesse que saiu da igreja por causa da hipocrisia de Deus, eu te entenderia. No entanto, você saiu por causa da hipocrisia de alguns homens, e isso apenas revela o quão imaturo e soberbo você é.
Nenhum outro dom tem sido tão atacado, tanto pelos que frequentam a igreja quanto pelos de fora, como o dom da profecia. O desprezo por quem profetiza é visível de leste a oeste e de norte a sul, e esse é um dos principais motivos pelo qual parte da igreja atual está se dissolvendo de dentro para fora. Devemos nos voltar às escrituras, pois está escrito: não desprezeis as profecias. Mas lembre-se de que é função do falso mestre anular exatamente o que eu lhe digo; na verdade, não sou eu, mas as escrituras. Por fim, concluo dizendo: não despreze os profetas, assim como vocês não podem desprezar as profecias.
