Ideias Iluministas
Só Deus pode criar.
Deus é Aquele que é, o Ser em si mesmo.
Deus contém em si mesmo todas as idéias como arquétipo das coisas.
Existem dois modos distintos de ler os autores: um deles é muito bom e útil; o outro, inútil e até mesmo perigoso. É muito útil ler quando se medita sobre o que é lido; quando se procura, pelo esforço da mente, resolver as questões que os títulos dos capítulos propõem, mesmo antes de se começar a lê-los; quando se ordenam e comparam as idéias umas com as outras; em suma, quando se usa a razão.
Pelo contrário, é inútil ler quando não entendemos o que lemos, e perigoso ler e formar conceitos daquilo que lemos quando não examinamos suficientemente o que foi lido para julgar com cuidado, sobretudo se temos memória bastante para reter os conceitos firmados e imprudência bastante para concordar com eles.
O primeiro modo de ler ilumina e fortifica a mente, aumentando o entendimento. O segundo diminui o entendimento e gradualmente o torna fraco, obscuro e confuso. Ocorre que a maior parte daqueles que se vangloriam de conhecer as opiniões dos outros estuda apenas do segundo modo. Quanto mais lêem, portanto, mais fracas e mais confusas se tornam as suas mentes.
O indivíduo nasce nu, cego e sem senso crítico algum. A leitura é a bússola que o guiará até a fonte do conhecimento e, este por sua vez, é a luz que lhe afasta as trevas da ignorância, que busca a todo custo e por intermédio de todos os artifícios, ofuscar esta mesma luz.
Homens de intelecto elevado às vezes obtêm seus maiores avanços quando trabalham menos (...) uma vez que suas mentes então se ocupam com suas ideias e com o aperfeiçoamento dos conceitos aos quais mais tarde darão forma.
Quando surge uma idéia na cabeça e ela não sai mais, é porque é boa! Ser gênio e por uma boa idéia em prática!
As boas oportunidades serão mais difíceis de serem encontradas, e normalmente, serão poucos que as enxergarão, portanto não titubeis quando elas aparecerem, pois o tempo é implacável e ligeiro. O grande barulho das ideias fervilhando em nosso cérebro chega a ser ensurdecedor, porém o silêncio e a falta de inspiração será a nossa decadência. Revoltamo-nos por alguma falta de liberdade, porém isto é resultado de nossa própria fraqueza. Se houver luta, submissão alguma se instalará. Tudo o que temos pertence ao agora, se ficar para amanhã, arriscamo-nos ao risco de termos que reconquistar o que nos achávamos já ser nosso. O amanhã somente passará a ter valor quando se transformar no hoje, pois o ontem já o consumiu. Nunca exija de si a perfeição, pois ela não existe. Isto além de atrasar a realização de teus projetos, ainda te roubará a satisfação de sua conquista. Só perderemos a oportunidade de aprender aquilo que nos interessa, se perdermos muito tempo aprendendo aquilo que em nada nos acrescentará. Uma coisa é certa, quem acredita que o dinheiro compra tudo, é porque estará sempre à venda. Somos todos sofredores, quando erramos, sendo otimistas ou não, a diferença é que somente os pessimistas sofrerão duplamente, e por antecipação.
(teorilang)
Posso ser leve como uma pluma,
Ou pesada feito bigorna,
Depende de como você interpreta meu senso de intensidade.
Sou uma ideia, não possuo rosto não tenho endereço e tão pouco nacionalidade, transcendo gerações e enquanto existir em escrituras ou em pensamentos serei imortal.
O amor,
Não é feito sob imposição,
Do coração ele é ladrão,
Simplesmente acontece e é leve,
Se um dia se tornar pesado,
Fardo,
Torne-se em copo,
Bebendo o gosto amargo da distância, Vento que trás o tempo cura,
Dá lugar ao reinicio,
Retorno do Eu,
Recomeço.
Quando você tiver aquela ideia bem maluca. Sabe, aquela? Que você nem acredita que surgiu de sua cabeça...
Só dou um conselho...
Anote todas elas, pois são destas ideias "malucas" que nascem os maiores projetos, os melhores livros e as grandes histórias.
Quando critico, não me refiro a pessoa, me refiro ao discurso dessa pessoa, não me preocupo com o corpo, esse a terra o consumirá, eu me preocupo é com as ideias proferidas pelo discurso, essas nem o céu e nem a terra hão de apagar.(Ermes Pedrosa)
Existem pessoas que gostam de falar mal da gente com os outros... Pegam "emprestado" o ouvido alheio... Seria interessante falar com a gente mesmo, quem sabe as ideias diferentes e divergentes não sejam sementes para o DIÁLOGO. Só Deus para fazer germinar as sementes do bem, SÓ DEUS e a nossa vontade de plantar amor e paz... (Gleiferson Alô...AlÔ...)
"Quando quase todos discordam de nós, é provável que estejamos profundamente errados. Assim, irão simplesmente, nos considerar antisistema, a ponto de transformá-lo ou de sermos engolidos por ele."
M.M.
As vezes tudo que eu preciso é de um lápis e um pedaço de papel, para expor meus pensamentos, criar ideias e quem sabe revolucionar o mundo
Uma ideia vai criar o chão de todas as outras. Mantenha o foco em uma única ideia, até que ela evolua até o estado da arte e deixe o seu legado. Depois disso, vá para a próxima, e faça o mesmo. UMA coisa de cada vez.
Descrevem suas emoções
Compartilhando suas frustrações.
Através das palavras,que impõem em um poema.Alimentão nossos corações de diversos sentidos qual até nós mesmos desconhecemos tal cortesia ou desespero ...
"Quem entre nós detém a verdade? Quem é o homem ou mulher que entendeu absolutamente tudo, que tem todas as respostas, que não vê contradições, não se inquieta com suas próprias questões, seus medos, suas dúvidas, ainda que sejam mínimas?
Quem disser que está acima disso, ou mente, ou é ingênuo. De um jeito ou de outro estamos todos buscando.
Diante do que somos, a forma como nos rotulamos não faz a menor diferença. Somos o que somos e nossas escolhas sempre refletirão a realidade. É isso que vale.
Esse mundo está lotado de ideias, filosofias, regras a serem seguidas, discursos absolutos, cartilhas, leis, mandamentos, donos da verdade nas igrejas, nas Tvs, no rádio, nas universidades, na política, nas esquinas da vida.
Há sempre alguém defendendo uma ideia que tem cara de definitiva, uma 'tese irrefutável', há fundamentalistas e pacifistas, religiosos, humanistas, esotéricos, místicos, capitalistas, comunistas, intelectuais, ideologias em excesso, construções em demasia, desentendimentos que levam ao mesmo lugar, à confusão, à intolerância, ao desamor.
É assim que permitimos nos condicionar: por medo. Fingimos ser o que nem nós mesmos acreditamos, tudo por medo.
A razão pela qual precisamos desses rótulos está ligada ao fato de não crermos em nada que vá além da superfície, dos discursos, das formas, das fórmulas, das palavras, do que nos dê alguma sensação de segurança. Quem admite perder o controle e dar um salto no escuro em busca da verdade?
Não ande com medo de punições. Não seja por medo. Se é para temer alguma coisa, tema o cinismo de quem finge que vê, mas é cego, a amargura de quem se resignou na própria loucura e não permite que os outros enxerguem, que se agarra à alguma teoria somente por temer ser punido. Não tenha medo, mas tenha fé.
Ter fé não é ser um devoto religioso, mas, sobretudo, é caminhar em gratidão, perplexo muitas vezes, perdido tantas outras, sabendo que a verdade e a liberdade devem se conjugar, que todo aquele que procura em verdade, pacificado, encontrará."
- Relacionados
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- Pôr do sol: frases curtas com ideias perfeitas para suas fotos
- Principais Ideias de Karl Marx
- Pensamentos de Heraclito: principais ideias e lições
- Mentes Grandes Discutem Ideias
- Principais Idéias de Theodor Adorno
- Frases sobre direito e justiça para inspirar e motivar ideias
