Homenagem para meu irmão
O lado bom de viver em uma casa repleta de irmãos famintos é que a gente aprende a se virar logo cedo, certa vez eu tinha uma caixa de bombom, para não dividir eu fiz um buraco em baixo e deixei na geladeira, eu comi todos na encolha e ainda deixei a caixa vazia la por tempos com o lacre, até ser descoberto.
O veneno da suspeita
O Senhor odeia. . . aquele que semeia discórdia entre irmãos. - Provérbios 6: 16,19
Por 30 anos ele trabalhou como espião soviético, traindo segredos britânicos para a KGB. Para isso, HAR (Kim) Philby foi chamado de “o Napoleão do engano, o maior toupeira de todos”. Um editorial do New York Times dizia sobre Philby e seus colegas agentes duplos: “Além da informação, seu maior serviço a Moscou foi para espalhar o veneno da suspeita, colocando aliado contra o aliado.
O veneno da suspeita - poderia ser também uma descrição de fofocas súbitas e calculistas entre cristãos? Eu não estou me referindo a transmitir descaradamente falsos insucessos a outros crentes. Estou pensando em farpas divisivas que lançam dúvidas sobre a reputação ou integridade de uma pessoa por meio de uma sobrancelha levantada e um tom de voz questionador.
Uma das listas mais sérias da Bíblia é a descrição de Deus das sete coisas que Ele odeia, começando com “um olhar orgulhoso” e concluindo com “aquele que semeia discórdia entre irmãos” (Provérbios 6: 16-19). Entre esses dois são cinco outros atos de traição, cada um representado por partes do corpo: língua, mãos, coração, pés e lábios.
Senhor, ajude-nos a evitar espalhar o veneno da suspeita. Em vez disso, faça de nós Seus fiéis agentes de encorajamento e amor.
A língua pode espalhar suspeitas,
E as reputações roubam;
Mas quando o Senhor controla nossa língua,
Suas palavras vão acalmar e curar. —Sesper
O boato é uma coisa que fica mais espessa à medida que você a espalha.
David C. McCasland
Lamento tardio é o consolo daqueles que não possuíram a sensibilidade para perceber a dor do irmão ausente. Reinaldo Vasconcelos
OS IRMÃOS TENTADOS
E, soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes disseram os principais dos sacerdotes e os anciãos.
Atos 4:23
Dois irmãos — ambos distantes de casa — enfrentavam tentações semelhantes. Um, que trabalhava longe da família caiu na armadilha de uma mulher mais jovem. O seu pecado causou constrangimento e abalou a família. O outro, que estava afastado dos entes queridos devido a uma crise familiar, resistiu às investidas de uma mulher com mais idade. Sua fidelidade resgatou e restaurou a família.
Quem são estes irmãos? Judá, que caiu na armadilha desesperada da sua nora Tamar, que era negligenciada (Gênesis 38). E José que fugiu dos braços da mulher de Potifar (Gênesis 39). Num capítulo a terrível história de irresponsabilidade e desonestidade; noutro, um belo capítulo sobre fidelidade.
As histórias de Judá e José quando confrontadas em meio à “história de Jacó” (Gênesis 37:2), nos mostram que a tentação em si não é um problema. Todos enfrentam tentações, até mesmo Jesus (Mateus 4:1-11). Mas como enfrentamos a tentação? Será que demonstramos que a fé em Deus pode nos proteger e evitar que caiamos em pecado?
José nos deu uma dica sobre como escapar do pecado: reconhecê-lo como afronta a Deus e fugir dele. Jesus nos deu outra opção: responder a tentação com verdades da Palavra de Deus.
Você está enfrentando tentações? Esta é uma oportunidade de tornar Deus e Sua Palavra reais, em sua vida. Fuja delas! —JDB
Caímos em tentação
quando não nos posicionamos contra ela. Dave Branon
ASSASSINAR...
Jamais faças tal, IRMÃO; porque irás fazer sofrer, à tua continuação; tal como a todo o viver! É um horrível; FALHAR.
VIAGENS
Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho. —Filipenses 1:12
Nas páginas finais da minha Bíblia, as viagens missionárias de Paulo são mostradas em mapas por uma linha colorida, com setas indicando a direção de suas viagens. Nas primeiras três, as setas o levam para longe do seu lugar de partida e de volta a um ponto de retorno. Na quarta viagem, entretanto, Paulo viajava como um prisioneiro, sendo levado para ser julgado diante de César, e as setas apontam somente uma direção, terminando em Roma.
Poderia imaginar que nesta ocasião Paulo era um desafortunado, não fosse por sua visão de que Deus o estava guiando e usando-o tanto nesta viagem, quanto nas três anteriores.
Ele escreveu: “Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus” (Filipenses 1:12-14).
Mesmo quando nossa jornada na vida é marcada por confinamento e limitações, podemos ter certeza que o Senhor encorajará outros através de nós, à medida que declaramos Sua Palavra e confiamos nele. —DCM
Para o cristão, o que parece um desvio pode, na verdade ser um novo caminho de bênçãos. David C. McCasland
CABRAS SERVEM JESUS
Ora, aquele que possuir recursos […], e vir a seu irmão padecer […], e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? —1 João 3:17
Quando o casal Mueller sentiu que Deus os chamava para trabalharem como missionários, no Sudão, tudo o que sabiam é que ajudariam a construir um hospital naquele país destruído pela guerra. Como poderiam saber com antecedência que as cabras fariam parte de seu futuro?
Quando ela começou a trabalhar com as mulheres, descobriu que muitas eram viúvas por causa da devastadora guerra civil e não podiam se sustentar. Surgiu-lhe então uma ideia. Se pudesse dar apenas uma cabra prenha para cada mulher, essa pessoa teria leite e consequentemente uma fonte de renda. Para dar continuidade ao programa, a mulher lhe devolveria um filhote recém-nascido — mas todos os outros produtos provenientes da cabra seriam usados para sustentar a sua família. O cabrito, em algum momento, seria doado a outra família. Este presente seria dado por amor a Jesus e mudaria a vida de muitas mulheres sudanesas — e abriria as portas para que a missionária compartilhasse as boas-novas do evangelho.
E para você, o que seria o equivalente àquelas cabras? O que você poderia dar ao seu próximo, ao seu amigo ou até mesmo para um desconhecido? É uma carona? Oferecer-se para ajudá-lo na jardinagem? Uma oferta de recursos materiais?
Como seguidor de Cristo, temos a responsabilidade de cuidarmos das necessidades alheias. (1 João 3:17). Nossos atos de amor revelam que Jesus habita em nossos corações, e dar aos necessitados, pode nos ajudar a falar de Jesus a outras pessoas. —JDB
Deus nos dá tudo que precisamos, então façamos o mesmo com os outros em suas necessidades. Dave Branon
DISFARCE QUASE PERFEITO
[…] foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. —Apocalipse 12:10
Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios na Bósnia e acusado de genocídio, foi um dos homens mais procurados do mundo. Deixou crescer uma longa barba branca, portou documentos falsos e praticou a medicina alternativa, e assim enganou a todos — por algum tempo. Após 13 anos escondido, ele finalmente foi preso.
A Bíblia diz que Satanás também usa seus disfarces para enganar as pessoas. Desde o começo da história da humanidade, ele fingiu ser um sábio conselheiro, dizendo a Eva que Deus não tinha sido honesto com ela (Gênesis 3:4). Ele se “transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14), mas o Senhor Jesus Cristo o desmascarou como um “mentiroso e pai da mentira” (João 8:44).
As pessoas geralmente erram nos dois extremos de sua visão de Satanás. Alguns o ignoram, enquanto outros atribuem a ele mais poder do que merece. Que não sejamos enganados. Satanás é poderoso como o “deus deste século” (2 Coríntios 4:4). Mas os cristãos não precisam se acovardar diante dele, temerosos, “porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 João 4:4). Aproxima-se o dia em que Satanás será lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:10).
Até esse dia chegar, não sejamos enganados, pelo contrário, vivamos vidas santas que reflitam a imagem de Cristo, pois Ele é “verdadeiro, e nele não há injustiça” (João 7:18). —CPH
Satanás só oferece truques e enganos. C. P. Hia
AMIZADE VERDADEIRA
Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão. —Provérbios 17:17
O escritor de faroestes Stephen Bly diz que nos tempos do Velho Oeste americano havia dois tipos de amigos (e cavalos): os que fogem e os que permanecem ao seu lado. Ao primeiro sinal de perigo, aqueles que fogem, desapareceriam — abandonando-o diante de qualquer perigo que você enfrentasse. No entanto, aqueles que permanecem, ficariam com você sob quaisquer circunstâncias. Infelizmente, você não saberia que tipo de amigo seriam os seus, até que as dificuldades chegassem. E já seria tarde demais — a não ser que seu amigo fosse um daqueles que permanecesse ao seu lado.
Ao invés de nos preocuparmos com que tipo de amigos temos, devemos considerar que tipo de amigo somos. Nos dias finais do ministério de Paulo, enquanto ele aguardava a morte, alguns dos que haviam ministrado com ele, fugiram e o abandonaram, deixando-o para que enfrentasse sua execução sozinho. Em sua última carta, Paulo listou alguns que haviam fugido (Dimas, por exemplo), depois simplesmente afirmou: “Somente Lucas está comigo” (2 Timóteo 4:11). Lucas foi um amigo que permaneceu ao lado de Paulo. Mesmo indubitavelmente desapontado com aqueles que o haviam abandonado, Paulo deve ter se sentido profundamente confortado em saber que não estava sozinho.
Provérbios nos diz que “em todo tempo ama o amigo” (17:17). Em momentos de adversidade, precisamos de amigos em quem podemos confiar. Quando as pessoas que conhecemos enfrentarem dificuldades, que tipo de amigos seremos — alguém que foge ou aquele que permanece? —WEC
Um verdadeiro amigo permanece conosco em tempos de provações. Bill Crowder
Unidade em Cristo
Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa, e que não haja […] divisões. —1 Coríntios 1:10
A coruja pintada está desaparecendo dos Estados Unidos. Pensou-se originalmente que o crescimento do desmatamento fosse sua grande ameaça. As pesquisas mostram, no entanto, que um dos parentes da coruja pode ser o problema. Durante os últimos 15 anos, a coruja listrada migra em número cada vez maior em direção ao oeste. Corujas listradas, que costumavam viver exclusivamente ao leste do Mississipi, competem pelo mesmo alimento que as corujas pintadas, mas são mais agressivas e adaptáveis.
De modo semelhante, nossos maiores conflitos espirituais vêm, não de fora da igreja, mas de outros cristãos. O mesmo acontecia na igreja de Corinto, e Paulo parou para dar atenção a esse espírito divisor que havia crescido nessa congregação. Esse espírito ameaçava a unidade da igreja. Paulo, com um empurrãozinho pastoral, encorajou-os a concordar quanto aos elementos essenciais e a não se dividirem quanto aos não essenciais. As pessoas estavam discutindo por que estavam se alinhando a diferentes líderes cristãos — Paulo, Apolo, Pedro, e até Cristo. Ao criar tais divisões, eles passavam a valorizar seu líder favorito acima da unidade em Cristo.
Paulo disse que o elemento essencial que deveria unificar a igreja é a pregação das boas-novas. Esse deveria ser o nosso alvo também.
Uma igreja unida é uma igreja forte. Marvin Williams
Sempre estarão ocultas as pegadas daquele que ajudou o irmão;
Sempre estará acesa a chama vivificadora da gratidão;
É necessário fazer da caridade uma preciosa missão.
Não precisamos do mesmo sangue para sermos irmãos... Espiritualmente somos filhos do mesmo Pai., DEUS!
Todo bom amigo é simplesmente, um outro irmão, nascido de uma outra mãe, com a mesma magia e respeito de um irmão sanguíneo, as vezes até mais.
Não é a religião que os torna irmãos em cristo,mas por sermos todos obras do senhor,todos somos filhos do mesmo criador.
Suplício das Ruas
Ouçam os gemidos da rua!
Lá fora pode estar um irmão
que necessita ajuda
e anseia por um pedaço de pão.
Nenhum teto para lhe cobrir a cabeça.
Sua cama? apenas o duro chão!
Vestes escassas e surradas, ele treme de frio
e no breu da noite, ninguém para lhe estender a mão.
Dele se desviam os olhares!
Aos insensíveis, sua presença incomoda.
e seu silêncio implora um gesto de amor, em vão.
Ah! olhemos o drama das ruas!
Mas que transformemos o nosso olhar
na mais nobre e solidária ação.
Cika Parolin
Não te Culpes...
O que tenho a oferecer-te?
Diz um irmão doente ao sadio:
Amizade sincera
Amor fraterno e verdadeiro
Estar pronto a ajudar-te
E à sua família, se necessário
Guardar de ti teus segredos
Com a própria vida, se preciso
Atravessar noites a cuidar-te
Quando pegar-te abandonado
Por aqueles a quem se dedicou
Nos anos de sua melhor saúde
Vá e olha-te no espelho
Não repare rugas e nem a feição
E pergunta-te, no silêncio
De sua exposta pequinês
Sou eu o filho que do céu
Meu pai vê com olhos de mel
Ou sente em mim ser qual fel?
E consolando aquele pai
Deus o abraçou em amor
E disse: “Não te culpes,
pelo que teu filho é, faz e fez
pois senhor, sou Eu O Criador!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Mensagens de Incentivo para um Irmão
- A dor de perder um irmão: frases de luto para eternizar a saudade
- Mensagens de saudade do irmão: palavras que confortam no luto
- Frases de irmãos unidos para aqueles que são unha e carne
- Mensagens para os Irmãos
- Poemas sobre irmão
- Amor de irmão: frases e textos sobre o vínculo fraternal