Homem Exigente
Sou concreto,
com pensamento abstrato;
Sou exigente,
e ao mesmo tempo flexível;
Sou decidido,
mas também receoso;
Sou inabalável,
e às vezes emotivo;
Somos tudo,
e nos reduzimos a nada.
Bordão do solitário exigente:
"Existem milhares e milhares de pessoas maravilhosas espalhadas por aí. Só que estão tão espalhadas que não encontro uma."
Uma receita infalível para a infelicidade é sermos críticos e exigentes. Uma vida assim lhe garantirá a certeza de muitas dores pelo corpo, uma insatisfação e angústia constantes, bem como uma assegurada solidão.
..."A maturidade não transforma ninguém em chato ou exigente. Ela apenas nos dá a grata oportunidade de discernir do que vale a pena se preocupar e o que é mera perda de tempo." ... Ricardo Fischer.
Sou
Ciumento
Talvez
Eu seja
Exigente
Um pouco
Inseguro
Mais sou
Carente
Um cara
Descente
Porém
Envolvente..
"Tenho em meu corpo marcas que a vida deixou. Vejo em cada grito de exigência. Um pedido de carência, um pedido de amor".
...e chega um dia em que a gente cresce!
Passamos a ser mais críticos, mais exigentes, mais meticulosos, mais chatos - me desculpem a verdade!
E crescer significa abrir mão de ser idiota de vez em quando, de falar abobrinhas e outros chuchus, de ter que ser coerente, sensato - sempre - que saco!
A gente cresce e esquece uma coisa boa que não trouxemos com a gente: nosso lado infantil - como diriam os mais letrados - ou o nosso lado mais idiota - como EU diria!
E dá uma peninha... Não se abandona assim alguém que só fez tanto bem pra gente... Mas a gente abandona, afinal, o que irão falar de nós? O que irão achar? O que isso, o que aquilo, o que, o que , o que ... Meu Deus me tira daqui, por favor!
Até o dia que a gente se dá conta - Graças à Nossa Senhora do Bom Senso - que crescer demais é um pé no saco! É feito andar de terno e gravata sob um sol escaldante de 40º...na sombra!
Então a gente relaxa... Relaxa e se encaixa de novo naquele nosso lado perdido, desmiolado, engraçado, inconsequente (adoro esta palavra)... e finalmente a gente entende que crescer é preciso, mas nem tanto, nem tanto...só o suficiente pra gente não sair por ai dando saltinhos no meio da rua e mordendo os coleguinhas... Não na frente dos outros!
Mulher exigente
Que escolhe demais
E se acha inteligente
Sempre fica pra trás
Com um dedo de prosa
Que murcha sua rosa
Hoje se acha gostosa
Sozinha estará
Quando tiver idosa
É provável que a gente fique mais exigente com o passar do tempo. Uma exigência diferente daquela antiga, que nos fadigava. Não mais uma exigência pra sermos os primeiros, e sim para sermos melhores. Cabe dizer também que a gente vai ficando chato (e quem tem alguns anos a mais que eu pode me dizer se isso é passageiro, ou não - by Caetano Veloso). Uma chatura que beira a impaciência com relações frias e superficiais. Gente dá medo, mas gente também tem coisa boa. Gente faz evoluir. Evoluir para a exigência que fundamenta as outras: a de ser feliz.
O tempo passa e ficamos mais exigentes. Talvez seja, porque evoluímos e não acreditamos em qualquer eu te amo não, não mesmo! Ficamos mais espertos e firmes em saber o que realmente nos importa, nos faz bem e queremos. Temos sonhos e corremos atrás deles. É claro que cremos no amor verdadeiro e queremos estar junto ao lado de alguém até a velhice. Levando a sério o “até que a morte os separe”. A maturidade chega ou deveria chegar a todos. Mas ainda continuo a saber que o amor é brincalhão, descontraído e quer sempre nos pegar desapercebidos. Então é assim: o amor não precisa de teses e teses, esse amor é simples e de início o sentir é um bom começo.
"A partir de hoje vou ser mais exigente ao escolher meus relacionamentos e menos com legumes porque marcas em tomates a gente tira mas coração partido não se pode jogar fora..." Arnaldo Lopes..
Hoje é presente, que no silêncio exigente te cobra o mais insistente, olhar-se incessantemente, com um espelho verdadeiro por inteiro sem rachaduras e reluzente.
Não, eu não sou essa pessoa tão exigente que andam falando por aí, é que às vezes eu reclamo mesmo, mas eu reclamo porque eu gostaria de receber em troca ao menos a metade daquilo que dou. Isso não se chama exigência, isso se chama reciprocidade.
Coração convertido, é coração exigente. Não aceita qualquer tipo de amor, não aceita amor de qualquer qualidade. Alguém só bagunça o seu coração, se ele já estiver bagunçado."