Frases sobre Historiadores

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[O TEMPO DOS HISTORIADORES]


⁠O tempo dos historiadores ordena (define origens para os processos que examina, atribui-lhes um sentido). Nesta operação, é já também um tempo 'territorializado'. Ao definir sentidos e criar significados para os períodos de tempo que examina, os historiadores exercem poderes de diversos tipos (ou tornam-se instrumentos para o exercício destes poderes).

A demarcação das diversas épocas constitui um dos sinais mais visíveis desta territorialização do tempo pelos historiadores. Estão sempre abertos os limites entre os grandes recortes que são habitualmente denominados de “eras”, “idades”, ou outras designações mais amplas. Quando termina a Antiguidade, e quando começa a Idade Média? Em que momentos(s) esta última já começa a se transformar em uma Idade Moderna? Como denominar cada um destes períodos? Como lidar com recortes e designações que foram herdados de uma cultura histórica que já não é mais necessariamente a nossa, mas às quais já estamos demasiadamente habituados? Quais os limites destas escolhas de recortes no tempo, e quais são os seus potenciais de convencimento como períodos ou épocas que podem ser propostos para serem instrumentalizados, para questões mais gerais, por todos os historiadores?

Delimitar um grande período historiográfico no tempo, separando-o de outro que se estende atrás dele e de outro que começa depois, é uma operação que traz marcas ideológicas e culturais que nos falam da sociedade na qual está mergulhado o historiador, dos seus diálogos intertextuais, de visões de mundo que de resto vão muito além do próprio historiador que está estabelecendo seus recortes para a compreensão da História. Os próprios desenvolvimentos da historiografia – os novos campos históricos e domínios que surgem, a emergência de novas relações interdisciplinares, os enfoques e abordagens que se sucedem como novidades ou como reapropriação de antigas metodologias – trazem obviamente uma contribuição importante para que a cada vez se veja o problema da passagem de um a outro período histórico sob novos prismas. Ademais, é preciso lembrar que, ao se trabalhar sobre um determinado problema histórico, específico de uma certa pesquisa, essas grandes balizas já nem sempre serão úteis para o historiador. Pensar um problema histórico já é propor novos recortes no tempo.


[extraído de 'O Tempo dos Historiadores'. Petrópolis: Editora Vozes, 2012, p.27-28].

Inserida por joseassun

⁠Os historiadores mais tradicionais nos seus modos de escrever a história costumam se esquecer de que, ao elaborar o seu texto, eles mesmos são ou deveriam ser os ‘senhores do tempo’ – isto é, do seu ‘tempo narrativo’ – e de que não precisam se prender à linearidade cronológica e à fixidez progressiva ao ocuparem o lugar de narradores de uma história ou ao se converterem naqueles que descrevem um processo histórico. Se o texto historiográfico é como que um mundo regido pelo historiador, por que não investir no domínio de novas formas de dizer o tempo? Por que tratar o tempo sempre da mesma maneira, banal e estereotipada, como se estivéssemos tão presos a este tempo quanto os próprios personagens da trama histórica que descrevemos, ou como se fôssemos mais as vítimas do discurso do que os seus próprios criadores? Indagações como estas, naturalmente, implicam em considerar que a feitura do texto historiográfico se inscreve em um ato criativo destinado a produzir novas leituras do mundo, e não em um ato burocrático destinado a produzir um relatório padronizado que pretensamente descreveria uma realidade objetiva independente do autor do texto e de seus leitores.

O moderno romance do século XX em diante, na sua incessante busca por novos modos de expressão e de apresentação do texto literário, e também o Cinema desde os seus primórdios, já acenaram há muito com uma riqueza de possibilidades narrativas que não parecem ter sido assimiladas por uma historiografia que, pelo menos neste aspecto, é ainda demasiado tradicional. Acompanhar este movimento iniciado no âmbito da literatura do último século, mas também no campo do cinema e das artes em geral – e podemos lembrar aqui, adicionalmente, as experiências cubistas de representação de diversos momentos de uma mesma figura na simultaneidade de um único quadro – poderia contribuir para enriquecer significativamente o discurso historiográfico, ajudando-o a romper os tabus e as restrições que têm limitado a historiografia profissional enquanto uma disciplina que acaba reproduzindo os mesmos padrões, mesmo que nem sempre adequados aos novos objetos e abordagens já conquistados pelos historiadores.

Romper os padrões habituais de representação do tempo, como ousaram fazer os grandes romancistas, artistas e cineastas modernos, implicaria em inventar novos recursos discursivos no que se refere ao tratamento da temporalidade no âmbito da historiografia, com possibilidades regressivas, alternâncias diversas, descrições simultâneas, avanços e recuos, tempos psicológicos a partir dos vários agentes – ou o que quer que permita novas maneiras de representar o passado, mais ou menos na mesma linha de ousadias e novidades que os romancistas modernos encontraram para pôr em enredo as suas estórias de uma maneira mais rica e criativa.


[extraído de 'O Tempo dos Historiadores'. Petrópolis: Editora Vozes, 2012, p.250-251].

Inserida por joseassun

⁠[JORNAIS, DO PONTO DE VISTA DOS HISTORIADORES]


Em uma busca de definir e delinear as características dos jornais com vistas ao seu potencial como fontes históricas, frequentemente podemos nos deparar com a referência de que estes tipos clássicos de periódicos constituem um ‘meio de informação’, o que não deixa de ser também verdade. Todavia, a face ‘meio de comunicação’ costuma se sobrepor, nos jornais dos tempos contemporâneos, à face ‘meio de informação’, principalmente aos olhos dos historiadores e sociólogos. Isto ocorre porque os jornais não transmitem apenas informações. Eles também comunicam ideias e valores, e através destas ideias e valores buscam agir sobre a sociedade, além de representarem certos interesses políticos, sociais, culturais e econômicos – não necessariamente um único setor de interesses, mas sim um campo de interesses no interior do qual diversos fatores interagem.

O fato de ser um ‘meio de comunicação’ interfere na função jornalística de se propor a ser um ‘meio de informação’, e este aspecto precisa ter uma centralidade na análise dos historiadores. A informação transmitida pelos jornais mescla-se com a elaboração de um discurso, com a comunicação de valores e ideias, com os projetos de agir sobre a sociedade, com a necessidade de interagir com fatores políticos e econômicos.


[extraído de 'Fontes Históricas - introdução aos seus usos historiográficos'. Petrópolis: Editora Vozes, 2019, p.183].

Inserida por joseassun

Não há vilões autoproclamados, apenas regimentos de santos autoproclamados. Os historiadores do lado vitorioso decidem onde está o bem e o mal.

Inserida por pensador

⁠[Os historiadores] são os memorialistas profissionais do que seus colegas-cidadãos desejam esquecer.

Inserida por pensador

Satanás conhece as Escrituras mais do que todos os catedráticos, historiadores e teólogos do mundo; porém, é o mais burro das criaturas soberbas, pois caiu feio de onde foi formado.

Inserida por HelgirGirodo

Historiadores, antropólogos e arqueólogos confirmam que a vida de Jesus é a figura mística mais histórica e a mais real da humanidade e de todos os tempos.

Inserida por HelgirGirodo

Grandes historiadores são fascinados pelas antiguidades das civilizações, mas não conseguem ter paixão pela história da vida, morte e ressurreição de Jesus.

Inserida por HelgirGirodo

⁠Se colocarmos na mesa teólogos, educadores, moralistas, psicólogos, historiadores, cientistas e ateístas, para saberem se a Bíblia tem razão, o mínimo que podemos esperar é que todos acreditem em um só Deus, o qual julgará os propósitos, as intenções e os segredos de todos os corações, logo após o espírito subir ao Tribunal de Cristo, julgamento este previsto para cada ser humano.

Inserida por HelgirGirodo

Historiadores são, em sua grande maioria, "estoriadores".

Inserida por Alextrindade

Os historiadores vivem do presente e do futuro, e não do passado como se prega.

Inserida por Lindembergue

Para alguns historiadores, o ser humano evoluiu; para outros, se transformou; já para mim, ele se adaptou, saindo da sua zona de conforto em busca de sua sobrevivência, suprindo suas necessidades, necessidades, que se modificaram com o passar do tempo e do espaço.

Inserida por lucianamattos2016

O historiador é o artesão do tempo.

Quando o destino de uma nação está no quarto de uma mulher, o melhor lugar para um historiador é a antecâmara.-

Inserida por lucijordan

Nenhum historiador sério, seja protestante ou católico, jamais contestou que a Igreja reformada, na Alemanha, na Inglaterra e na Suíça, embora pregando a livre interpretação do texto bíblico, reprimiu com severidade e violência as opiniões divergentes, sendo esse aliás o motivo pelo qual muitas comunidades protestantes desses países fugiram para a América. Foi SÓ NA AMÉRICA que a liberdade de opinião e culto floresceu realmente. Ninguém tem o direito de negar a realidade e ainda imaginar que faz isso por zelo religioso. A mentira que se orgulha de si mesma é a definição mesma da soberba diabólica.

Inserida por LEandRO_ALissON

Tome Nota

Um historiador britânico disse:
"O adiamento é a forma mais mortal da Negação!

Então, meu irmão e minha irmã, peço-te por Allaah;
-Não morra negando a si mesma a oportunidade de procurar o conhecimento da Religião, adiando a sua decisão em Estudar!

Que Allaah nos facilite um conhecimento benéfiQue Allaah nos facilite um conhecimento benéfico!

Inserida por ramadan

Não sou poeta
nem tão pouco historiador,
mas desejo rabiscar
para que isto venha me acalentar.

Inserida por BEVANELIMA

Comentário de Claucio Ciarline, professor e historiador,escritor e poeta,sobre o livro JOAZ JEANETE Uma história de vida e de amor. de autoria de Yeda de Moraes souza Machado:

"Príncipe e princesa...

Personagens imortalizados pela história...

de livros , registros e jornais...

Eternizados por seus grandes feitos, por suas belas realizações...

Através dos olhos e sentidos por sua herdeira e escritora...

Que bem os pintou...Em tela suave...límpida...

Com a leveza da alma,e a textura do coração...

Que hoje nos mostra, na verdade,escancara...

Toda a emoção de uma vida, dedicada à família...

De encontros e ensinamentos,

Percepções e aprendizagens...

Ela, que é, dentre inúmeras outras coisas...

O fruto do amor, da união, da amizade...

Desde casal que bem nos soube nos legar,

a mensagem mais importante de todas...

E qual seria...Se não o Amor?

Juntos ...sempre juntos...Eles estavam...

O Príncipe e a Princesa desta maginífica obra...

Destinados à paixão e a tantos sentimentos,

que podem e que rodeiam os casais mais eternos...

E assim permaneceram...entre sorrisos, beijos e abraços...

carinhos e palavras, declarações...

Viagens...suspiros e emoções...

Até que um dia, uma lamentável dia...

O Príncipe partiu de encontro ao Rei, como bem a filha citou..

Deixando lágrimas e muita saudade...

A quem tanto o amava e o queria por perto...

sua família - O seu porto seguro!

Porto Seguro esse que vários outros poetas já bem definiram...

que pude ter...de conhecer...e mergulhar...

Descobrir.redescobrir...

Ler e sentir...este porto seguro em especial...

essa família, esse amor...

Da linda e envolvente história de ...

JOAZ e JEANETE!"

Inserida por yedamsm

Nenhum historiador profissional aceita hoje a idéia -- ainda um dogma, para os intelekituar brazuca -- de que o fascismo foi uma reação do grande capital ao avanço do proletariado. Nenhum ousa contrariar a conclusão unânime dos grandes -- François Furet, Ernest Nolte, Emilio Gentile, A. James Gregor -- de que o fascismo foi parte integrante do movimento revolucionário mundial.

Inserida por LEandRO_ALissON

Hoje eu me sinto um poeta, sou um sonhador
Me sinto um historiador
Que entre a história e a dor, escolheu o amor .

Inserida por ChrisBorges