Ha mil Razoes para Nao Amar uma Pessoa
O Verdadeiro valor de uma pessoa não se baseia em cálculos ou números e nem na multiplicação de coisas que ele tem, mas sim na porcentagem de cada qualidade que ela possui,ela não será perfeita, mas será a pessoa mais equilibrada que se possa existir.
Quando não tem a intenção ou possibilidade de cumprir uma promessa simplesmente não a faça. A pessoa que esperou sua promessa ficará triste, mas supera. Já a sua credibilidade fica manchada eternamente.
Embora eu não possa controlar nada a respeito de uma outra pessoa, eu posso tentar compreender suas atitudes e ponto de vista!
"Se você não quer se decepcionar amargamente com uma pessoa, nunca seja sincero demais, nunca acredite demais, nunca espere demais dela."
Uma Pessoa Boa Não é Aquela que Faz o Bem Só Pra Ganhar Fama, Mas Aquela que Faz o Bem de Todo o Coração.
Não consigo perceber como uma pessoa pode querer tanto mal a outra e fingir gostar dela! Pergunto-me se essas pessoas são doentes (...) ou se adoram representar!
De nada adianta ser uma pessoa boa para o mundo se você não consegue ser bom dentro da sua casa com a sua própria família.
O que prende uma pessoa a outra não é uma aliança e muito menos um papel, o que prende uma pessoa a outra é a liberdade e o coração.
O sucesso de uma pessoa não é só medido pelas vezes em que se venceu, mas também pelas vezes em que ao cair, você teve forças para conseguir se levantar.
VIDA
Sim, sou uma pessoa forte, mais do que gostaria que fosse, ou talvez não. Talvez eu ache que sou forte, mas no fundo não sou. A questão é que até mesmo os mais fortes um dia se rendem a fraqueza de dentro. Seja por conta de um sentimento ferido ou pela aquela vontade louca de sumir, sair gritando pelo vazio ou simplesmente recolher-se com seu travesseiro e ficar ali com ele por horas chorando como uma criança recém-nascida sem motivos até que não haja mais lágrimas para sair dos olhos.
Queria que a vida fosse mais simples. Que tivéssemos a oportunidade de tirar todas as mágoas de nosso interior de uma vez só. Que uma vez por dia tivéssemos aquele momento de introspecção e que as lágrimas tivessem o poder de lavar e tirar todas aquelas tristezas e mágoas que de uma certa forma guardamos dentro de nós muitas vezes involuntariamente, pois por mais que tentamos não guardar certas lembranças que nos fazem mal, o nosso coração sempre acaba se negando a abrir mão delas. Aí chega aqueles dias que do nada você começa a chorar e se perguntar o porquê de tantas coisas e nunca chega a uma resposta concreta. Mas talvez o coração faça isso porque essas más recordações nos fazem mais emotivos, mais sensíveis e acima de tudo: mais compreensivos com os outros. Se não tivéssemos más recordações, não saberíamos valorizar, reconhecer ou silenciarmo-nos no momento em que alguém próximo de nós passa por um momento delicado...
Aliás, tenho que parar com essa mania de dizer que a vida é complicada, pois pensando bem ela não é. Quem complica a vida somos nós mesmos. A vida nada mais é do que respirar, falar, sorrir, andar, correr, brincar, chorar, lembrar enfim, viver. A vida sempre foi vida e nós que escolhemos como ela vai ser. Geralmente escolhemos erradamente certas coisas, e aí transferimos a culpa para a vida sendo que na verdade quem a desvirtuou fomos nós mesmos.
Pensando bem, a vida não tem que mudar. Quem precisa mudar somos nós e, ao invés de reclamar, devemos agradecer a vida, pois ela nos dá essa chance de mudar, e mudar para melhor. Ela aposta diariamente na nossa capacidade de evolução e aprimoramento e por isso nos dá o dia e a noite todos os dias para termos essa oportunidade de rever nossas falhas e aprimorar os nossos acertos. Temos que parar com essa mania boba de perpetuar momentos que nos fizeram mal e esquecer aqueles que nos fizeram bem.
A partir de hoje prometo que vou agradecer mais a vida que tenho, pois, ainda que ela não seja ou esteja como eu quero, ela me escolheu entre milhares de concorrentes ainda dentro do ventre de minha mãe e querendo ou não eu já nasci vitorioso.
Não me vejo como opçao, me vejo como chance, chance de você conhecer uma pessoa que possa fazer diferença na sua vida.
Mesmo que dure pouco, mas tenha certeza que o tempo que durar será diferente de tudo que você já possa ter vivido!
Do que adianta viver uma pessoa, se seu amor o ignora como se você não tivesse vida? Ame sem medo de errar, sem medo de perder, pois a única coisa que tens a perder é o medo de não amar!
Viva como se cada dia fosse o último, fale para todos ao seu redor o que você sente, o que você passa. Compartilher, cresça e apareca!! Oh, mas eu não sou visto por ninguém... Mas você sempre será amado por alguém. Nem tudo na vida é do jeito que queremos que seja, se contente com o pouco, mas corra atrás do muito, o que não podemos é ficar sem nada. Seu esforço será recompensado, não em dinheiro ou bens materiais, mas por sentimentos e afetividades. Não perca tempo, ame, ame e ame!
Impressiona-me uma pessoa que possui e pode possuir qualquer bem material, não saber oferecer o amor.
ENTENDIMENTO,ATITUDE DE INCLUSÃO
"Para entender o coração e a mente de uma pessoa, não olhe para o que ela já conseguiu, mas para o que ela aspira". A frase é de Gibran Khalil Gibran, filósofo e poeta libanês, que viveu entre 1883 e 1931, e resume a qualidade do entendimento. Quem entende também atende. Quem entende também estende - estende a mão e a atenção para a outra pessoa.
Há formas diferentes de perceber a importância do entendimento. Como se sente carente aquele que, diante do juiz, não consegue entender o que ele está dizendo; ou aquele que vai ao consultório e não domina a linguagem que o médico faz questão de rebuscar; ou em uma palestra em que o conferencista faz questão de mostrar que domina termos que não são comuns ao auditório. Para o professor, o entendimento é ainda mais fundamental, porque não se pode ensinar sem entender o aluno. E o aluno não aprende se não entende. É praticamente uma relação de companheirismo.
Um filme francês (O oitavo dia) mostra um verdadeiro retrato do entendimento.
Harry é um profissional de sucesso, mas não consegue o mesmo na vida pessoal. Cansada, a mulher o abandona, levando os dois filhos. No fim de semana em que o filme se passa, Harry deveria pegar os filhos, que vêm para visitá-lo, na estação de trem. Mas, ocupado como sempre, acaba se esquecendo. Os filhos ficam loucos da vida e prometem nunca mais querer vê-lo. E Harry sai dirigindo por uma estrada, para espairecer. Georges é órfão, tem a síndrome de Down, e mora em um hospital psiquiátrico. Nessa tarde, ele fica muito chateado de não receber visita e resolve fugir. Está caminhando por uma estrada, fugindo, sob uma forte neblina, e é quase atropelado pelo carro de Harry. O encontro acidental aproxima os dois. Harry tenta se livrar de Georges, mas uma forte ligação entre ambos é quase imediata. A partir daí, uma amizade especial se desenvolve, que levará a profundas mudanças na vida de Harry.
O ator que interpreta Georges é um jovem francês, com síndrome de Down, que mostrou que talento é resultado de dedicação e esforço. Ele teve o entendimento necessário para levar, ao cinema, a angústia do preconceito e a possibilidade da superação através da gentileza que nasce da amizade, que nasce do amor.
A lição do exemplo
A situação de Georges chama a atenção para a inclusão. Seus sonhos eram os de qualquer outro jovem de sua idade.
Há um mito no sistema educacional que perdura, por mais que a legislação já tenha garantido o contrário, que é o de separar as crianças com deficiência das outras crianças. Esse mito vem do medo de que o professor não consiga lidar com as diferenças. Vem ainda da preocupação de que os alunos não entendam que o outro é diferente e o acabem ridicularizando.
A prática mostra o contrário. Nas salas de aula em que convivem os alunos com deficiência com os outros alunos, nasce um sentimento de respeito e mais do que isso, de solidariedade. É comum, em uma sala com algum aluno que tenha deficiência auditiva, ver toda a sala aprendendo a linguagem de sinais para melhorar a convivência. Alunos empurrando a cadeira de rodas daquele que só se locomove dessa maneira, outros entendendo as dificuldades daquele que traz algum problema. Já dissemos que o jovem é solidário. O aluno é solidário. O preconceito nasce muito mais do discurso viciado de alguns pais que temem que seus filhos não se desenvolvam porque há algum aluno mais atrasado cognitivamente na mesma sala de aula.
Evidentemente, o professor precisa de capacitação para que esse aluno seja de fato incluído. O aluno precisa participar, executar as tarefas que estiverem ao seu alcance. Não precisa de pena, mas de dignidade. E os alunos, ao conviverem com pessoas diferentes, estarão se preparando para a vida. Nos países mais desenvolvidos, já foi superada essa discussão. Não apenas entendem que a inclusão é necessária na escola como o é em toda a sociedade. Dos meios de transporte ao mercado de trabalho, passando por teatros e cinemas e restaurantes.
Oxalá o tempo em que essas pessoas ficavam confinadas em casa, por falta de condições de se desenvolverem, não volte nunca mais. Precisam eles de atenção e de entendimento. Entender o outro faz-me entender a mim mesmo. Entender o outro faz-me melhor porque perco a arrogância de achar que o normal sou eu. O que é ser normal? Talvez no filme seja Georges o mestre de Harry.
Revista Profissão Mestre, edição de julho de 2007
Palavras não definem o caráter de uma pessoa, são as atitudes. Se seguir a direção errada pagaras com o maior castigo que possas receber: sua consciência. Se tomares o rumo certo não vai precisar remoer uma culpa no seu subconsciente para o restante da vida. Porém, o rumo certo não está no que as outras pessoas veem, e sim no que o que você acredita que é certo. Siga o caminho no qual não terá ressentimentos, pois esse sentimento é o pior dos castigos. Somos humanos, erramos, acertamos, aprendemos, ensinamos. Mas jamais faça algo que prejudique intencionalmente um semelhante, pois isso com certeza um dia voltará pra você.
Ainda bem que quando identificamos que uma pessoa não nos faz bem, podemos nos afastar para evitar futuras decepções...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp