Grandes Pensadores

Cerca de 7217 frases e pensamentos: Grandes Pensadores

"Goethe dizia que a maior força que existe é a personalidade humana. Para você ter força na atuação pública, a primeira coisa é: você tem de ser você mesmo. Você tem de ser mortalmente sincero com você mesmo e com Deus. Ser aquilo que você é, sem se orgulhar de ‘ser você mesmo’. Não, eu não me orgulho de ser eu mesmo, eu simplesmente sou. Eu não consegui ser outra coisa. Na medida que você aparece, não com uma personalidade forjada, não com uma máscara, mas com seu coração na mão — a sinceridade –, as pessoas te ouvem. Isto já era o segredo de Sócrates: Sócrates chamava o testemunho de seus ouvintes (…). Se você soubesse o número de pessoas que me escreve dizendo que eu disse o que elas estavam tentando dizer! Eu não estou aqui para dar minha opinião, estou aqui para dar a sua."

Age de tal forma que a máxima de sua ação seja uma lei universal

"...o homem é infante, educando e discípulo.”

Inserida por maxwellfonseca

“Aqui, como nas ciências naturais, confirma-se a lei constatada por Hegel, lei segundo a qual simples mudança na quantidade, depois de certo grau, acarretam diferenças na qualidade” (História da Burguesia Brasileira)

Inserida por Acirdacruzcamargo

Dubito, ergo cogito, ergo sum. (Eu duvido, logo penso, logo existo.)

Desejar, ter aversão, garantir, negar, duvidar, são maneiras diferentes de querer.

Muitas vezes a alegria improvisada vale mais do que uma tristeza cuja causa é verdadeira.

As matemáticas têm invenções sutilíssimas e servirão de muito, não apenas para satisfazer os curiosos como para tornar mais fáceis todas as artes e diminuir o trabalhos dos homens.

René Descartes
Discurso Sobre O Método

No mundo todos somos iguais pela raça, e a sabedoria não se conquista, ama a quem conheças.

A razão ou o juízo é a única coisa que nos faz homens e nos distingue dos animais.

Comigo tudo se transforma em Matemática.

René Descartes
DESCARTES, R. Lettres De Mr. Descartes. Paris: Chez Charles Angot, 1666.

Nota: Tradução livre de "Mais apud me omnia fiunt Mathematicè in Natura"

...Mais

Todas as coisas possíveis de cair sob o conhecimento dos homens seguem-se umas às outras da mesma maneira que não pode haver quaisquer tão afastadas a que não se chegue por fim, nem tão ocultas que não se descubram.

René Descartes
Discurso do Método

Para se pensar deve-se em primeiro pensar. Não há forma fácil de se resolver problemas difíceis.

É necessário que ao menos uma vez na vida você duvide, tanto quanto possível, de todas as coisas

René Descartes
Princípios da filosofia (1644).

Nada sólido pode ser construído sobre fundamentos tão pouco firmes.

Os únicos princípios que eu aceito, ou necessito, na Física são os da Geometria e da Matemática pura; estes princípios explicam todos os fenômenos naturais, e nos permitirem fazer demonstrações bastante acertadas a respeito deles.

René Descartes
Princípios de Filosofia

Em matéria de amor, não amar é o meio certo para ser-se amado.

Além do nosso pensamento, nada está realmente sobre nosso controle.

O que eu sou? Uma substância que pensa. O que é uma substância que pensa? Uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que não quer, que imagina e que sente.

“Não ser útil a ninguém equivale a não valer nada.”