Grandes poesias sobre Vida
AOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
No vai e vem desta vida
Devemos raciocinar
E prestar justa homenagem
A quem vive a nos ensinar
Embora não cobrem nada
Tampouco sabem assinar
Mas creiam, são professores
Quando o assunto é amar.
Eu falo dos animais
Bichos de estimação
Cachorro, gato e roedores
Tem até quem tem leitão
Coelho, mico e iguana
Nos amam de coração
É só ver os seus semblantes
Nos olham com devoção.
O primeiro dessa lista
Com certeza é o cão
Cachorro, cadela e filhotes
Não importa a condição
Nos ensinam muitas coisas
Por nós, tem adoração
E não pedem nada em troca
Só um pouquinho de atenção.
Outro animal querido
Esperto e inteligente
Às vezes é preguiçoso
Outras vezes impaciente
Por ser muito mimoso
Até dorme com a gente
Eu falo do amigo gato
Que vive sempre contente.
Agora é a vez dos roedores
Lampeiros e peludinhos
Tem todo tipo de raça
Gerbil, hamster e porquinho
Porém são muito sensíveis
Pequenos e dentucinhos
Embora serem tão pequenos
São gigantes no carinho.
Como disse o poeta
Não importa o bichinho
Iguana, leitão e mico
Coelho e cordeirinho
Tem gente que tem um pato
Outros tem o seu peixinho
Bichos de toda espécie
Que não nos deixam sozinhos.
Mas nem tudo é amor
O que se vê nos caminhos
Eu jamais ia esquecer
Dos mais lindos passarinhos
E da maldade do homem
Que prende os pobrezinhos.
Bichinhos que vivem livres
Felizes sempre a cantar
A ninguém fazem maldade
Felizes pra lá e pra cá
Cantam e nos alegram
Vivem a se doar
Tomara que o homem aprenda
Ao bichinho respeitar
Que joguem fora as gaiolas
E deixem eles voar.
É como diz o começo
Da nossa reflexão
No vai e vem dessa vida
Escutem a petição:
"Cuidem de todo bicho
Selvagem ou de estimação
E lembrem de São Francisco
E tratem-no como irmão..."
Quem viu a VIDA?
Quem pode dizer que entendeu o porquê das lágrimas que caem sem aviso…
ou dos sorrisos que surgem do nada?
A vida não se explica.
Ela se sente.
Ela chega leve como um abraço de mãe…
e, às vezes, pesa como um adeus que não estávamos prontos para dar.
A vida é feita de encontros…
mas também de despedidas que nos ensinam a valorizar o que ficou.
É no silêncio que ela fala mais alto.
É na dor que ela ensina.
E é no amor que ela faz tudo valer a pena.
Quem viu a vida…
não foi quem teve tudo.
Foi quem sentiu tudo.
“ A vida foi passando, e hoje entendo
tudo que perdi e tudo que ganhei,
antes eu era imaturo e não sabia
muitas coisas sobre o amor, mas agora se quiser conversar, eu estou aqui.”
Algumas pessoas não querem somar na sua vida, querem apenas o controle sobre ela. Elas destroem a sua paz e te prendem em explicações sem fim, só para testar até onde vai a sua 'coleira'.
Maturidade é entender que quem não tem futuro para oferecer, oferece caos. Quando as atitudes são instáveis e as desculpas são vazias, afastar-se não é orgulho. É a única resposta lógica.
Eu vou te fazer feliz por todos os dias da minha vida
Lembrarei de todos os dias que fiquei sem você
principalmente do por que
Assim como antes
sempre cuidarei de você
O primeiro olhar que te falei
sempre o terá
O Amor ratifica a razão
elucida sentimentos
A dor da ausência é cruel
mas confirma propósito
Não haverá quedas
desvios
Meus joelhos somente irão ao chão para pedir o que possa nos fortalecer
São palavras de um compromisso
de um pra sempre
Não
Você não se arrependerá
Não se trata de quebrar a sua essência
apenas de lapidá-la
Já que és um Diamante
Eu te amo
e não está evidenciado apenas em palavras
sempre estará claro
já que sentes a energia
o quão é verdadeiro
Seu Par
Agnaldo Souza
Em meio aos esbarrões da vida
...
Eis que encontro o desencontro
Interrogativas que seguem
Qual caminho seguir
O definitivo
Recomeçar
Se abrigar no desconhecido
?
Consequências geradas
na ausência do se abrir
Distração para não criar certezas
Flerte para preencher ausência
Sem objetivo
mas com causa
Contudo
De fato
Nunca havia se desviado
Agnaldo Souza
Meu bem, qual o significado da sua vida? Às vezes eu me pergunto por que você me escolheu para ser a sua mulher. Eu te vejo perdido, confuso e sem saber o que realmente quer.
Meu bem, me diga o que você quer. Você se faz questionamentos?
Meu bem...
Eu quero um homem maduro ao meu lado, não tenho tempo para homem imaturo, porém me diz, qual o significado da sua vida? Onde estamos errando, meu bem?!
As janelas da vida estão abertas para amores, decepções… Para pessoas que não sabemos se são certas na hora de amar, compreensivas na hora de ajudar,
sinceras na hora de conversar, verdadeiras na hora de desejar, aconchegantes como as noites de luar, firmes como o chão que queremos pisar, sensíveis como a melodia que insiste em nos tocar, inconstantes na hora de caminhar. Como saberemos então se as pessoas que encontramos são certas ou erradas?
Nunca saberemos… O essencial é amar, amar muito, amar sempre, e ver com os olhos da alma.
Acreditar que a nossa vida não é melhor ou pior do que a de ninguém. Nunca sentir-se maior ou menor, mas igual...
Fazer o bem sem olhar à quem e não esperar nada em troca, é uma maneira de encontrar a felicidade...
Procurar sorrir sempre, mesmo diante das dificuldades e não se envergonhar das lágrimas, diante da necessidade, é outra maneira de irmos ao encontro dela...
Ser humilde, prestar favores sem recompensas abrir as mãos e oferecer ajuda, é uma maneira de buscar a felicidade...
Chorar e sofrer, mas lutar e procurar vencer, sem deixar o cansaço te derrotar, nem o desânimo ou o preconceito te dominar, é uma maneira de ganhar a felicidade...
Aprender à defender seus ideais e a amar seus semelhantes, à conquistar seus amigos pelo que é e não pelo que queiram que seja, é mais uma maneira de abraçar a felicidade...
Saber ganhar e saber perder, é uma rara conquista, mas você consegue...
Tenha fé, acredite em Deus!
Viva cada momento de sua vida como se fosse o último.
Faça de sua vida uma conquistas de vitórias, uma virtude e aproveite tudo o que ela te der como oportunidade. Mesmo sofrendo, sofra amando, pois, é através do amor que você encontrará as chaves para abrir as portas da felicidade.
Respeite quem está ao teu lado. Você não sabe o que se passa na vida e no coração dessa pessoa.
Não julgue... AME
Tem sempre um sol nascendo.
Tem sempre uma vida amanhecendo.
Sempre tem um coração acreditando,
Sempre tem um coração amando.
Tem sempre um novo dia, uma nova porta, uma nova chance, um novo momento.
Sempre temos grandes motivos pra sermos felizes.
Ame demoradamente, mas, não demore amar. A vida sem amor é um fardo pesado.
O que nós temos é apenas esse instante.
toque de mágica
às vezes a vida muda
não com barulho
mas com um pequeno gesto
um olhar que encontra o nosso
uma palavra que chega na hora certa
e de repente
o peso vira leveza
como se o mundo
tivesse encostado na alma
com um toque de mágica ✨
Eu gosto de construir.
Na vida, tudo é construção.
Gosto de propósito também.
Construir relacionamentos,
com propósito.
Construir projetos,
com propósito.
Construir a mim mesma,
com propósito.
A vida tem propósito.
Mas o que é propósito, afinal?
Propósito é cuidar quando ninguém está olhando.
É seguir, mesmo sem ter certeza de nada.
É continuar vivendo.
Propósito é o que te move.
Propósito é o que te cura.
Propósito é a decisão silenciosa
de construir algo bom no mundo.
Ana Caroline Marinato
Aniversário é um marco do tempo,
um convite silencioso para agradecer a vida.
É lembrar de quem caminhou ao nosso lado,
de quem esteve presente nos dias bons
e também nos dias difíceis.
Mas quando a celebração vira vitrine do ego,
e a festa existe apenas para exaltar quem nasceu,
algo se perde no caminho.
Pedir que cada convidado pague o preço da festa
para que alguém seja o centro de todas as luzes
não é celebração…
é vaidade disfarçada de comemoração.
Porque a beleza do aniversário
não está em ser servido,
mas em reconhecer quem esteve ali.
Celebrar a própria vida é bonito,
mas mais bonito ainda
é ter gratidão suficiente
para não transformar carinho em obrigação.
Às vezes a festa mais elegante
não é a que exige algo dos outros…
é a que oferece presença, simplicidade
e um coração humilde.
O planeta é minha casa, porque é nele que eu vivo, respiro e vivo tudo o que a vida oferece. Ele me abriga, me sustenta e tudo ao meu redor faz parte da minha vida.
Meu teto é o céu, porque ele está acima de mim e me mostra que faço parte de algo maior. O céu é o limite do que vejo, mas também mostra tudo o que ainda posso alcançar.
Minha família é toda a humanidade, porque todos nós estamos ligados. Não é só sobre parentes, mas sobre respeitar, ajudar e cuidar uns dos outros. Cada pessoa importa, e todos nós temos que cuidar uns dos outros e do mundo em que vivemos.
Mais uma quarta e eu aqui preocupada, olhando os carros passarem, achando que no girar da lua a vida vai mudar.
A cada remédio que a senhora toma, mãe, acendo um cigarro pra me aliviar, achando que essa fumaça vai me salvar.
Tem gente que anda pela vida carregando tanta amargura que acaba espalhando isso por onde passa.
Mas cada um oferece aquilo que tem dentro de si.
Alguns espalham leveza, outros preferem espalhar peso.
No fim, a gente aprende que vale mais manter o coração em paz do que responder à amargura de quem ainda não aprendeu a ser luz.
