Graça
Os dois aspectos da Graça em Armínio:
Graça preveniente - "opera o que queremos".
Graça subsequente - "que coopera para que não queiramos em vão".
Enquanto o segundo é sinérgico, o primeiro é monergista.
Ainda assim, nesse sinergismo o papel humano é apenas consentir através da não resistência – o que deixa claro não haver qualquer obra humana na apropriação da salvação.
Assim é a Graça de Deus... Em um piscar de olhos Ele muda a nossa vida, nós dando novos sonhos, novas metas, novos sorrisos, novos relacionamentos...
Um Pequeno Resumo da Graça de Deus
O que é Graça?
A Graça é um favor imerecido. A Graça é algo bom que é dado, não porque a pessoa que recebe merece, mas porque a pessoa que dá é misericordiosa.
Deus nos oferece a salvação de graça; e quando alguém oferece um presente de graça, significa que quem recebe não tem que pagar pelo presente, mas tem que querer recebê-lo (João 3.16; João 3.36; João 5.24; João 11.25-26; At 16.31; Rm 4.5; Rm 10.9-10) e ser zelosos (Mt 24.13; Fp 2.12; Hb 2.3; 1º 6.20-21; 2º Tm 1.12-14; Ap 2.26) por esse precioso presente.
Portanto, a Graça é um ato de amor incondicional, não depende da pessoa que recebe, mas essa pessoa precisa humildemente aceitar essa oferta misericordiosa e zelar desse presente, ou então ficará privada dos benéficos do mesmo. A Graça revela o amor de quem dá e não de quem recebe; pois quem recebe, recebe como um mendigo com mãos estendidas.
Agora, o ato de receber um favor ou um presente pela fé não é mais meritório do que é o de um mendigo ao receber uma ajuda. Seria bizarro dizer que o mendigo teve mérito por receber um presente, e não o doador! Assim como seria uma insensatez afirmar que um mendigo que estende as mãos para receber uma esmola dada por Graça a recebeu “por suas boas obras” ou que causou a própria doação; assim também é ridículo alegar que o ato de aceitar a Graça é uma “boa obra” que “causa a salvação” e a torna “centrada no homem”.
A decisão da fé não é causa meritória ou eficaz da salvação; a única causa é Cristo e sua morte. A decisão da fé é apenas a causa instrumental de salvação (como o ato de descontar um cheque), ao fazer isso, o dom é ativado. Mas isso não acrescenta nada ao dom ou o torna menos gratuito.
Cuidado com as heresias deterministas e fatalistas do calvinismo e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Muitos teólogos abandonaram a simplicidade e a centralidade do Evangelho da Graça para tagarelarem sobre as divagações de monges obscuros da idade das trevas.
Depois da CRUZ até abismos, elevações, derrotas, vales e perseguições cumprem um papel na GRAÇA. Não há mais dimensão alguma onde a GRAÇA de Deus não possa se manifestar.
A Salvação é pela Graça
(Ef 2.8), mas mediante uma fé viva (Tg 2.24), pois a fé sem obras é morta
(Mt 25.34-40; Tg 2.14-19). Tão simples de entender.
Em momentos de Bem-Aventuranças da Graça de Deus (Asbury), o que não falta são oportunistas sedentos por uma fatia (Atos 8.9-23), maquinando diabolicamente tomar posse do mover de Deus, e tentando atrair a luz e a beleza da operação do Espírito Santo sobre eles.
A maior riqueza de um cristão não são os tesouros da terra, mas os tesouros do céu:
Graça Preveniente, Livre-Arbítrio, Expiação, Conversão, Redenção, Regeneração, Justificação, Adoção, Habitação do Espírito, Batismo com Espírito, Dons, Santificação, Segurança em Cristo e Glorificação.
Quando entendermos o quão grande pecadores nós somos, então entenderemos o quão grande é a Graça de Deus por nós.
Eu realmente queria entender qual é o prazer que os calvinistas têm em defender que a Graça não é para TODOS, sendo que essa seria a pior notícia que poderia existir para um ser humano nesse mundo caído.
O convite para salvação começa sempre de modo unilateral. É Deus quem vem em Graça na direção da humanidade; e quando a graça preveniente age nos despertando para consciência de que somos pecadores e necessitamos de um salvador, o que Deus espera é que não resistamos a esse chamado. Está tudo feito para que, em nós, possa ser feito. E em tal tarefa somos colaboradores de Deus, abrindo o ser para que a operação do Espírito não encontre o pior adversário da Graça, que é o orgulho, que provoca a resistência ao convite de Deus para vida eterna.
O pior adversário da Graça é o orgulho humano, pois ele é capaz de gerar resistência ao convite de Deus para vida eterna.
A única Graça que não pode ser resistida é a Graça Preveniente que veio sobre todas as criaturas, dessa forma, nenhuma criatura pode se esquivar de recebê-la. Quanto à salvação depender do homem, sim, ela depende do homem, mas não no sentido de trazer a salvação, mas no sentido de resistir a essa oferta graciosa de Deus, pois ela está disponível a todas as pessoas. Nesse sentido, o salvador é Deus, e o homem não passa de um ser agraciado.
O calvinismo é um atentado ao Evangelho da Graça, a ortodoxia, a razão, a coerência e a inteligência!
Graça é Misericórdia são manifestações da bondade de Deus para com o pecador nesse mundo caído.
Enquanto estamos vivos, a Graça concede bênçãos que não merecemos. Já a Misericórdia, nos preserva do juízo que merecíamos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp