Governo
“Enaltecer-se apenas os aspectos positivos do Governo de turno e ingenuamente escamotear seus defeitos mais conspícuos, não é outra senão contemporizar com situações ardilosas e subestimar a inteligência alheia. Outrossim: defender-se deliberadamente os governantes de proa sem qualquer crítica acerca de seus equívocos contumazes ou posturas desajustadas é, para todos os efeitos, tomar a população por uma manada de nefelibatas”
Na véspera o diretor me tinha dito:
— Necessitamos um governo forte, seu Luís, um governo que estique a corda. Esse povo anda de rédea solta. Um governo duro.
E eu havia concordado, naturalmente:
— É o que eu digo, doutor. Um governo duro. E que reconheça os valores.
Considerava-me um valor, valor miúdo, uma espécie de níquel social, mas enfimvalor.
(em Angústia, 1936)
Portugueses e o pelo ingrato governo, exagerado aumento dos combustíveis...
Porque andas, Tone Costa a permitir;
A com tais, teu POVO tanto explorar;
A com tais, nosso POVO, tão roubar!
Será que em ti não existe esse sentir?
Será que não vês, que este tão aumentar;
De impostos sobre os ditos combustíveis;
Estão pra o POVO a tornar-se impossíveis;
De a por, indispensáveis, suportar!
Que pena assim pagares a victoria;
Que a ti deram por em ti confiarem;
Neste passado acto eleitoral...
Que pena estares a gerir tão mal;
Tais custos, que a por cá tanto aumentarem;
Irão deixar-te gravado na história.
Com uma profunda, por verificada/comprovada competência existente, (quer em ti, quer no, para todo o nosso por vós políticos tão explorado nobre/pobre POVO, útil, fiscal-mor do reino nosso, ou nosso ou selfies-quentes-copos, quer em toda a oposição política, que a teu/vosso desgoverno neste país sequer existe) pena de todos vós;
Pensar o quão longe o ser humano poderia ter ido sem o governo para atrapalhar desafia a imaginação.
Quando o governo gasta mais do que arrecada, é o contribuinte que paga a conta, na forma de sacrifícios sobre àqueles que nada decidiram.
O governo é para você o que Deus é para os agnósticos: ele deve ser invocado somente quando seu próprio bem-estar estiver em risco.
Lembrando o óbvio: Democracia não é Teocracia - governo de Deus. Democracia é - governo do povo. E se não houve manipulação eleitoral, a democracia ganhou, mesmo que no futuro todos possam perder.
Democracia não é governo de crente ou descrente. Também não é teocracia - governo de Deus. É governo do povo. Da maioria simples ou representada.
Penso que democracia - governo do povo é o melhor sistema de governo que possamos ter. Mas ela contempla os que pensam diferente. Quem vota nesse sistema já se manifesta concordando. O resultado das urnas deve ser respeitado. Quem acusa sem prova, transgride a lei e fica sujeito à penalidade. E se tiver prova? Recorre à justiça, que por mais imperfeita que seja, é melhor do que a justiça pessoal. É no pluralismo que a justiça, como virtude moral, pode ser melhor aplicada.
Joseph Maistre estava certo quando afirmou “Todo povo tem o governo que merece.” Cada pessoa precisa pensar e melhor refletir se o governo que tem é o que merece. A vantagem da democracia é permitir que um povo esclarecido tenha um melhor governo, lutar por ela faz bem ao povo e buscar esclarecimento faz parte.
O erro não está no sistema de governo de um país, muito menos no líder, mas no povo e seu comportamento materialista, sua omissão ao não exigir seus direitos e necessidades e que transforma o país num inferno.
O que Amado Batista diz sobre o governo da "Ditadura": "Eu acho que estava fazendo uma coisa errada, também..."
"...eu acho que não tinha que estar contra, brigando contra o governo; o governo tava defendendo, também, de pessoas que estavam querendo tomar o Brasil à força, com as armas nas mãos..."
Torço muito para que a esquerda faça um governo exemplar onde todos tenham as suas participações dentro de um governo que será Participativo como manda a nossa Democracia onde a Justiça sejam iguais para todos é onde a igualdade seja maior que a desigualdade é que o Racismo acabe é a desigualdade seja substituída pela igualdade.
O governo do PT nunca nesse 22 anos que ficou na Presidência da República tanto do Lula quanto da Dilma Rousseff nunca foram um governo participativo e nem Democrática.
