Governantes
Tal é o governante do povo, tais são os ministros; tal é o chefe da cidade, tais são os habitantes. / Um rei sem instrução arruína o seu povo, e uma cidade terá prosperidade com o bom senso dos seus chefes.
(Eclesiástico 10, 2-3)
Terra solta.
Onde a água não irriga
é triste a situação
o governante nem liga
se falta chuva no sertão
se não brota uma espiga
a dor que vai pra barriga
também fere o coração.
Quando o povo elege um governante e após a posse, ele abdica dos direitos do povo. Ele está te dando um recado grave: o povo já tem o que merece.
Um governante que não é líder, não consegue nem mesmo ser um chefe fraco. E jamais será um estadista, mas exalará sempre a empáfia dos ditadores sem chicote.
O político corrupto e vaidoso adora se cercar de bajuladores ignorantes, o governante sábio coloca ao seu lado conselheiros que te digam a verdade, mesmo sabendo que estas verdades sejam duras e lhe machuca.
Quando um governante inspira sentimentos como medo, submissão e pessimismo no seu povo significa que já está na hora dele ser deposto.
Quando, em toda a história de seu país, o governante mais justo foi um autocrata, o povo perde seu interesse pela liberdade.
A vontade de Deus revelada, é a conservação da vida de muita gente. Portanto, o papel do governante é o sustento de seus subjugados.
Quando um governante pensa que está acima dos governados, ele sobrevoa a inundação de helicóptero. Se houvesse a consciência de que o governante é um servidor público, ele andaria pela inundação de barco.
Ai de ti... Ó Nação... Quando o teu
Governante é inexperiente...
Os teus príncipes balela...
Logo pela manhã.
Ai de ti, ó Nação... Quando o teus
Mensageiros diz-que-diz...
Da manhã... À noite...
Os consultores batalham ente si...
E Legislam quando sol a serenar
...destrói os sonhos do teu povo.
Ai de ti... Ó Nação...
Quando os Protetores da Lei...
A Perder o passo, na visão...
Claudicam na sensatez!
[...]
Ai de ti… Ó Nação...
Cujo rei é criança.
O governante deve ser exemplo de prudência, pois somente aquele educado para o bem coletivo pode distribuir justiça com equidade e discernimento.
