Futebol
Se lhe falarem de política, futebol ou religião, considere a revolta de suas escolhas e atitudes erradas para não se tornar também vítima de seus maus comportamentos, buscando sabedoria para não concordar com suas más influências ou más informações.
Falamos muitas vezes como se o futebol fosse individual, mas não é este o caso. Fato é que o importante não é apenas a capacidade e as habilidades individuais, mas também as ideias de jogo.
Dei a vida pelo futebol, e o futebol me recompensou.
O futebol nasce da mente. Michelângelo dizia que os quadros se pintam com o cérebro, as mãos são apenas instrumentos. O mesmo vale para o futebol.
Sou apaixonado pelo futebol de Minas Gerais. Admiro o Atlético; gosto do Cabuloso, simpatizo pelo América, aprecio o Vila Nova e o Democrata de Governador Valadares.
Religião, política e futebol mate no peito, deixe na rede e tome conselhos das Escrituras à luz do Sol da Justiça com os sábios e experientes cristãos do que ouvir modas mil no dia mau.
Sobre o tempo,
Ele é implacável.
Não é feito o retrovisor do carro, ou o futebol da tv.
O tempo não tem marcha ré,
Ele é um jogo sem replay.
Aprenda de uma vez por todas,
Só há uma primeira vez...
Por que vou ter que gritar gol? Futebol é uma cobertura jornalística. A imagem diz tudo.
"A questão de Ronaldinho Gaúcho não é saber jogar futebol. O fato é que ele não tinha mais paciência, e muito menos necessidade, de fazê-lo. Ou seja, não suportava mais se submeter à rotina que exige disciplina, concentrações, viagens, e é claro, boa forma. Estava na hora de aproveitar a vida com o que ganhou de forma honrosa, com o talento e o suor de seu trabalho, ao longo de quase 20 anos."(Lance Prees - Extra On-line O Globo)
Assuntos proibidos no Natal
em família:
Dieta, política, futebol,
e sobre a minha vida, foca
no panetone, rabanada, e
no arroz, nada de passas.
“A vida, diferente do futebol, não tem ‘replay’ nem ‘VAR’.
O que aconteceu não pode retornar no momento seguinte e só resta a lembrança que se tornou história.”
Livro: Opiniões e Reflexões Polêmicas de um Sexagenário
Autor: GessimarGO
O futebol brasileiro só é
bem aceito quando a ideia
de ganhar títulos vem primeiro,
o torcedor desanima quando o
time não rende o campeonato inteiro.
A ambição, interesses pessoais e corrupção empresarial, vão acabar com a magia do futebol brasileiro.
Para mim, o futebol não é o fim das coisas. O futebol é um meio para que a vida seja melhor.
Faça o seu golaço
No futebol, os campeonatos estaduais já estão bombando. É o momento dos jogadores se prepararem para os grandes torneios e também da oportunidade dos atletas, com menos projeção ou que ainda treinam nas categorias de base, sonharem com a chance de poderem mostrar o seu valor em campo. De serem aproveitados para explorarem os seus talentos diante de times, muitas vezes, considerados menos expressivos.
Os estaduais são o pontapé inicial para os amantes do futebol, torcedores apaixonados pelos seus clubes aquecerem a garganta para, nas arquibancadas, durante todo o ano, serem o décimo segundo jogador da equipe incentivando o elenco que estará em campo a fim de tentar garantir uma volta para casa com a vitória sobre o adversário. E de promoverem a alegria geral, com uma comemoração de quem lavou a alma em noventa minutos.
De alma lavada ou não, uma vez que a realidade é que os torcedores podem também voltar para casa com a derrota para o seu adversário ou, simplesmente, com um empate que igualará, naquele jogo, a qualidade em campo dos dois times, é preciso ter em mente que tratar-se-á apenas de mais uma disputa entre times rivais. E que, independente do resultado, todos têm uma vida com uma família para tocarem em frente, depois da partida.
Seja lá qual for o placar de um jogo, seja qual for o torneio, e não importa o time, nenhum torcedor deve esquecer que o nosso clube do coração terá disputado apenas mais um jogo deste esporte que é uma paixao nacional, onde todos os admiradores do futebol são nivelados, no âmbito do amor e do apoio, estando na condição de ADVERSÁRIO de algum outro time.
Adversários não devem ser considerados inimigos.
Se somos capazes de nos unirmos, de nos harmonizarmos, pelo Brasil, na Copa do Mundo. De nos tornarmos uma só torcida; pergunto: onde está escrito que sendo brasileiros, temos que nos desarmonizar, nos tornando desafetos entre nós só porquê, em território nacional, temos paixões por clubes diferentes?
A geografia do país continua sendo a mesma. Falamos o mesmo idioma, gostamos intensamente do mesmo esporte, apenas algumas cores no escudo do clube nos diferenciam. Diferenças que na Copa do Mundo inexistem e nos fazem implacáveis, quando formamos uma só corrente. Fazem do nosso grito uma só emoção que ecoa pelo planeta.
Vocês não acham que é incoerente a inimizade e a violência justamente num ambiente que tem o poder de nos tornarmos unidos e grandiosose onde a alegria tem uma só conotação de prazer e vibração?
Mais um ano de expectativas para fortes emoções, em campo. Mais um ano que teremos a oportunidade de fazermos do futebol uma das nossas fontes de respeito pelas diferenças. Respeito pela adversidade que nos permite zoar um amigo, de forma saudável. Respeito pelo próximo o qual aprendemos, através dos ensinamentos religiosos, que são nossos irmãos planetários. Respeito pelo direito do outro vibrar, apoiar e ser feliz com as cores da camisa que ele escolheu amar. E isso não significa que o amor dele por uma camisa diferente da nossa o torna um inimigo. Inimigo que para alguns chega a tal ponto de insanos entenderem que precisam feri-lo ou até mesmo matá-lo. Tamanha a violência impregnada na sua essência. Tamanha a violência com que tratam um torcedor adversário.
Basta as atrocidades que foram cometidas até 2023.
É preciso que façamos a nossa parte, quanto torcedores que possuem uma visibilidade mundial, dada as tantas estrelas que exportamos para os demais clubes fora do país. Precisamos dar o exemplo de civilidade e respeito às diferenças.
Além de sermos o décimo segundo jogador do nosso time, nas arquibancadas, precisamos mostrar aos nossos ídolos negros que aliados aos torcedores adversários, juntos, lutaremos para que haja respeito à pele de cor preta e pela obrigação do mundo de exterminar com o racismo nas arquibancadas fora do Brasil. Edificações que foram projetadas para acolherem, acomodarem gente feliz e humana e não gente mal resolvida com a sua alma. Gente sem empatia. Gente desprovida da sensibilidade no coração. Precisamos ser exemplo para tudo que condenamos no futebol e na sociedade como um todo.
Quando fores ao estádio assistir a uma partida de futebol, faça o seu golaço. Não xingue o seu adversário para não estimular o ódio, para não despertar o lado primitivo de ninguém que lá esteja. Simplesmente, curta e agradeça por poder fazer parte, assim como o torcedor adversário, de um momento especial da história dos clubes que se enfrentarão naquele dia.
Melhor do que ter ocupado uma das cadeira da arquibancada é contribuir para que todos possam voltar para as suas casa e deitarem em seguros nos seus travesseiros. É ter a certeza que neste quesito -paz no futebol - todos sairemos vencedores.
SAUDADE DO FUTEBOL ARTE
Foi-se o tempo em que a nossa seleção
Empunhando bandeira pelo mundo,
Era garra e talento tão profundo,
Um orgulho premente da nação.
No toque envolvente e na precisão
Do drible genial, no pé fecundo,
O Brasil se tornava, num segundo,
Senhor do gol, do encanto e da emoção.
Agora resta apenas a memória
Do tempo em que o gramado era magia,
Quando o gol reluzia em nossa história.
Porém, persiste ainda essa alegria,
Esperança na garra e na vitória
De um futebol que tem ginga e poesia.
Poema - Carta para o Santos Futebol Clube (2024)
Carta para o Santos
Juntos ainda estamos
Voltaremos mais forte
Ser santista, não é sorte
É um privilégio
Só quem merece
Nascer, viver e no Santos morrer
É um orgulho que nem todos podem ter.
Apenas uma mancha na história
"Dias de luta, dias de glória"
Já dizia o eterno Chorão
Santista de coração
Dias melhores virão
Eternamente serei Peixão
Nos momentos de dificuldade
Sabemos quem são de verdade.
O verdadeiro torcedor não abandona
"Levanta e anda"
Verso de Emicida
Mais um santista
O Santos é a nossa vida
A queda foi dolorida
Mas tudo passa
Vamos buscar mais uma taça.
"O meu Santos é sensacional
Só o Santos parou a guerra
Com Rei Pelé, Bi-Mundial
O maior time da Terra"
Salve, torcida Jovem!
Nóis por nóis
Respeita a peita
Branca e preta.
