Frases Racionais
Penso que a arte de viver e evoluir, talvez não esteja em coerência com segurança e conforto, principalmente quando se vive em uma ideologia socialista.
A Filosofia nos força o raciocínio com as deduções lógicas; A Ciência, a precisão ordenada dos fatos; A religião, as qualidades dos sentimentos elevados.
A Filosofia nos força o raciocínio com as deduções lógicas; A Ciência, a precisão ordenada dos fatos; A religião, a qualidade dos sentimentos elevados; A Poesia, a irradiação das luzes e a magia das interpretações.
Discutir com quem não quer compreender é inútil.
Não importa o quanto a lógica esteja do seu lado: ele bagunça o debate, ignora os fatos e ainda sai se achando vencedor.
É por isso que, às vezes, o silêncio é o argumento mais forte.
Não se vive sem sonhos. Eu tenho vivido racionalmente, provavelmente você também. Nós precisamos da razão para viver. mas são os nossos sonhos que nos fazem sobreviventes da realidade.
O ser humano é um animal dito racional e se gaba de sua racionalidade. Através da suposta racionalidade, oprime, maltrata, subjuga,mata e ridiculariza os menos inferiores que eles. Até fazem isso com os semelhantes de sua nova espécie, homo sapiens. Haverá um tempo que seremos uma mera lembrança esquecida nos anais do tempo e do espaço, uma página virada nos livros futuros de história!
Acredite, o planeta terra é a esfera mais quadrada do universo, devido à racionalidade de seus habitantes.
Se a ciência se propõe ser a livre investigação racional dos dados da realidade, nenhuma conclusão que ela ofereça sobre o que quer que seja pode estar isenta de crítica e portanto nenhuma pode ter 'autoridade', exceto no sentido do prestígio intelectual desprovido de respaldo privilegiado do poder estatal. A estatização da autoridade científica, em qualquer grau que seja, prenuncia a morte da ciência e o advento da 'ditadura científica' preconizada por Auguste Comte, que aliás morreu maluco. A autoridade estatal é o refúgio do cientificismo, não da ciência.
Tenho dentro de mim de um lado o amor e do outro a racionalidade, o que equilibra. Na verdade, isto em metáfora, pois o contrário da racionalidade não é o amor, entanto para não entrar em complexidade diga-se assim (a quem não entende de outra forma). (03/01/2018)
Alguma vez na vida você já experimentou argumentar de maneira séria, coerente, culta e responsável CONTRA alguma das suas crenças mais arraigadas? Se nunca fez isso, então não saltou ainda da esfera das escolhas afetivas para a da responsabilidade intelectual. Não estou recomendando que faça esse exercício, que só deve ser praticado sob a orientação de um professor habilitado e honesto e que, by the way, nem passei ainda aos meus alunos mais velhos do COF. Só estou dizendo que, sem uma longa prática da contradição, você não entende nem mesmo as suas próprias idéias, as quais são, então, apenas crenças habituais. Ninguém deveria, é claro, obter um diploma de filosofia ou de ciências sem ter passado por essa experiência. Nada é mais emburrecedor do que certezas científicas não dialetizadas.
É lógico que é triste, é algo desolador, ver um homem já com certa idade, sendo conduzido à sua cela, deixando milhões de corações, com dor. Pois não se trata apenas de um homem comum, é um ex-presidente do Brasil, o mesmo em quem votei nos anos anteriores, em quem depositei toda a minha confiança, ver um Brasil melhor, esta era a minha esperança. Mas não foi o que aconteceu, houve sim uma certa melhora, mas tudo se tornou ilusório, o Luiz se corrompeu, traiu a minha confiança na mesma hora, enriqueceu-se, cresceu em fama... Mas aqui a fome ainda continua, muitas famílias vivem este drama. A justiça é lenta, mas ela virá, pode até não ser nesta vida, mas com certeza, da Divina, ninguém escapará!
Algumas mulheres matam ratos mas tem medo de baratas. Cadê a lógica nisso? Se a barata voar, é só se abaixar e acertar ela com algo, tipo uma raquete elétrica. O engraçado disso é que tem alguns homens que tem medo de ratos, são poucos mas eles existem.
Já expliquei, aparentemente em vão, que a 'liberdade' não é, logicamente, um princípio universal de aplicação óbvia e improblemática como a igualdade perante a lei ou a proibição do falso testemunho, e sim apenas uma conveniência prática que deve ser administrada com prudência, já que, como toda conveniência prática, inclui em si sua própria limitação e, estendida sem critério, se perverte automaticamente numa rede de limitações chamadas ironicamente de 'liberdade'. Essa advertência torna-se ainda mais importante no caso da 'liberdade religiosa' -- uma bolha de sabão verbal que estoura no ar à primeira tentativa de levá-la à prática. Estudei Hegel o suficiente para entender que ele tem razão ao dizer que todo preceito particular tomado como universal se converte automaticamente no seu oposto tão logo sai do papel para a realidade. Apenas, não vejo como explicar isso a nenhum político, militante ou eleitor apaixonado pelos 'valores ideais' que imagina defender. [...]
O mesmo aplica-se à 'expansão dos direitos democráticos', tão louvada por bocós como Marilena Chauí e até por homens supostamente inteligentes como Norberto Bobbio."
O mal não opta pelo bem da vida, e se não optar pelo bem é lógico que escolheu o mal e do mal não sai nada que preste.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
