Frases Paisagem de Fernando Pessoa
Tinha vontade de lágrimas! "Tenho vontade de lágrimas", escrevera Pessoa citando uma criança. Era a definição perfeita da sua própria experiência vivencial. Já éramos dois!
As palavras e os comportamentos revelam a personalidade de uma pessoa, mas se observar com cuidado, é possível captar essas informações mesmo sem que a pessoa fale uma única palavra!
Ao reproduzirmos um comportamento modista passageiro ou uma ação de outra pessoa, é importante termos a consciência de que estamos somente replicando, e nos fazendo mais uma réplica sem originalidade.
Não espere que outra pessoa faça aquilo que você considera correto, pois cada indivíduo possui sua própria verdade e vive em sua própria realidade.
Só o fato de você evitar gente interesseira já te torna uma pessoa interesseira; cabe a si mesmo fazer igual aos interesseiros, escolher os interesses que lhe interessam.
A diferença de você para uma pessoa ruim é apenas o motivo.
A pessoa teve um motivo para ser ruim; você ainda não.
O maior arrependimento que uma pessoa tem após estar próximo da morte é não ter acreditado que ela um dia chegaria e perceber que não viveu como gostaria.
Se você aceita uma pessoa do jeito que ela é, mas a pessoa não aceita você do jeito que você é, aceite que a pessoa não te aceita e procure quem te aceite.
Se uma pessoa tem um problema contigo, ela tem um problema; se ela tem um problema, problema é dela.
A ingratidão é problema do ingrato, e não de quem é bom. Faça o quê tiver de fazer se a pessoa for grata no final tudo bem, e se for ingrata também tudo bem. A ingratidão sempre será problema dela, e não seu.
