Frases Massas
O partido revolucionário que se recusa a aprender com as massas populares, rompendo assim a unidade dialética entre ensinar e aprender, já não é revolucionário, mas elitista.
As massas não precisam ser convencidas, apenas entretidas o suficiente para não questionarem quem as controla.
"Quando a opinião das massas sobre questões éticas é levada a sério, é sinal de que a sabedoria está socialmente morta".
Massas tendem a se achar mais espertas que seus respectivos governos, mas se fossem mesmo espertas, não existiriam governos.
Conheça muito bem o comportamento humano e então poderá, conforme a sua vontade, conduzir e dominar a humanidade.
Triste realidade.
Declarando igualdade ativista
Se comovendo amparado na pobreza,
Mobilizando a massa populista
Pra se juntar com a nobreza
Construindo um partido trabalhista
Que nunca seria o dos trabalhadores
Hoje, um democrata da velha escola exigiria, não liberdade para a imprensa, mas liberdade da imprensa; no entanto, enquanto isso, os líderes se transformaram em parvenus que têm de garantir sua posição perante as massas.
“A ignorância dos pseudointelectuais faz com que eles sejam massa de manobra de tiranos que manipulam a maneira de pensar do povo através do racionalismo corruptível dos seus argumentos e da admiração do senso comum às rebuscadas palavras do "dito intelectual.”
Nos países intelectualmente menos desenvolvidos, as frases curtas de propaganda associativa e política ainda continuam a endrominar as massas e a ter muito sucesso no 'efeito rebanho'.
A alta cúpula da sociedade ama fazer com que todos se comportem de maneira parecida, assim, facilitando o seu trabalho de manipular as massas.
Somente quando o líder populista supera o seu caráter ambíguo e a natureza dual de sua ação e opta decididamente pelas massas, deixando assim de ser populista, renuncia à manipulação e se entrega ao trabalho revolucionário de organização.
A cultura popular incorpora elementos da ideologia e da cultura dominantes que, ao se converterem em senso comum, penetram nas massas.
Fenômenos como a histeria coletiva e o contágio social ocorrem repetidamente porque inserido na massa, o indivíduo abre mão de sua autonomia crítica e se deixa levar pelas emoções coletivas.
