Frases de Henry David Thoreau

Cerca de 170 frases de Henry David Thoreau

O lavrador, o caçador, o soldado, o jornalista e até o filósofo podem ficar desencorajados; mas nada detém um poeta, pois ele é movido por puro amor.

Ser filosofo não é meramente ter pensamentos sutis, nem mesmo fundar uma escola.... É resolver alguns dos problemas da vida, não na teoria, mas na prática.

⁠A desobediência é o verdadeiro pilar da liberdade. Os obedientes serão escravos.

Mais que amor, dinheiro e fama, dai-me a verdade.

Quando em algum país o governo comete injustiças, então o único lugar onde um cidadão honesto pode viver, é na cadeia.

Thoreau, insatisfeito com o modo de vida na sociedade e procurando eliminar o desperdício e a ilusão deste, propõe o retorno ao simples.

Inserida por Gabriel86

Quanto à roupa, para chegar logo à parte prática da questão, talvez sejamos movidos, na hora de providenciá-la, mais pelo amor à novidade e pela preocupação com a opinião dos outros do que por uma verdadeira utilidade.

O custo de alguma coisa é a quantidade do que chamo de vida que é preciso dar em troca, à vista ou a prazo.

Inserida por Jezz

⁠Às vezes, quando me comparo a outros homens, parece-me que fui mais favorecido pelos deuses, afora alguns méritos de que tenho consciência; é como se eu tivesse com os deuses uma garantia ou penhor que meus companheiros não têm, e fosse especialmente guiado e protegido

Inserida por pablo_emidio_utrape

Amamos a eloquência pela eloquência e não por qualquer verdade que possa exprimir ou por qualquer heroísmo que possa inspirar.

⁠“Os homens se tornam ferramentas de suas ferramentas”

O que está para trás de nós e que está à nossa frente são questões pequenas em comparação com o que vive dentro de nós.

Muita gente se preocupa com os monumentos do Ocidente e do Oriente,quer saber quem os construiu. De minha parte, gostaria de saber quem deixou de construí-los, quem estava acima de tais ninharias

"If you have built castles in the air, your work need not be lost; that is where they should be. Now put the foundations under them."

O que importa não é aquilo que você olha mas aquilo que você vê.

"O melhor governo é o que absolutamente não governa", e quando os homens estiverem preparados para ele, será o tipo de governo que terão.

Henry David Thoreau A Desobediência Civil. Porto Alegre: L&PM Editores, 1997.

Nota: O trecho "O melhor governo é o que absolutamente não governa" pertence a John O’Sullivan e costuma ser erroneamente atribuído a Thomas Jefferson.

Quem nada possui não luta com encargos desnecessários herdados e já considera bastante a tarefa de sujeitar e cultivar seu quinhão de carne.

Inserida por Cleidi1961

Por mais que admiremos as ocasionais explorações de eloquência de um orador, as mais nobres palavras escritas situam-se normalmente tão além ou acima da fugaz língua falada quanto o firmamento com suas estrelas encontra-se além das nuvens. Há estrelas, e aqueles que podem lê-las.

Inserida por thuliomtdc

A perdiz gosta de ervilhas, mas não daquelas que vão com ela para a panela

Inserida por muriloamati

Dêem-me uma selvajaria cujo o vislumbre nenhuma civilização consegue suportar.

Inserida por RobertoMax