Frases para Facebook
A ética kantiana aplicada ao desgoverno na Prefeitura de Pirapora: "Tudo que não puder contar como fez, não faça! – Immanuel Kant
Bom,hoje to muito feliz em compartilhar uma frase simples, portanto profunda!
Eu nao teria conseguido sem eles: Imanuel kant e o Platao "mito da carverna"
Bom, aqui está:
Uma amizade é dolorosa quando aquele amigo te traí
A nós, intelectuais, é suspicaz tudo o que é normativo e ou moralizante. A vós, ao menos, dever-se-á no que tange a sua imposição axiológica, haja vista, que nos é arguido o "dado", e não o "a priori". No que concerne, por sua vez, o senso comum.
O bem, o bom, o certo, está à mercê da necessidade, vontade e julgamento do indivíduo ou de algum grupo. Creio que o critério da universalidade kantiana não é suficiente. A base deve ser buscada na Bíblia, em Deus.
Desde que um homem foi reconhecido por outro como um ser sensível, pensante e semelhante a si próprio, o desejo e a necessidade de comunicar-lhe seus sentimentos e pensamentos fizeram-no buscar meios para isto.
0 que o homem perde pelo contrato social é a liberdade natural e um direito ilimitado a tudo que o tenta e pode alcançar; o que ganha é a liberdade civil e a propriedade de tudo o que possui.
Todo povo que, por sua posição, se acha na
alternativa entre o comércio ou a guerra, é em si mesmo débil.
O mais forte nunca é forte o suficiente para mandar para sempre, se não transforma sua força em direito e a obediência em dever.
Há no fundo das almas um princípio inato de justiça e de virtude, com o qual nós julgávamos as nossas ações e as dos outros como boas ou más; e é a este princípio que dou o nome de consciência.
Para satisfazer as necessidades da vida, a sensação, a experiência e o instinto podem bastar, como bastam aos animais.
Os compromissos que nos ligam ao corpo social só são obrigatórios pelo fato de serem mútuos, e é tal sua natureza que, respeitando-os, não é possível trabalhar para outrem sem trabalhar também para si mesmo.
Deixemos que discutam esses problemas o homens justos, que jamais pecaram e que nunca necessitaram para si mesmos de perdão.
