Frases dos Melhores Pensadores

Cerca de 6989 frases dos Melhores Pensadores

Todos os homens dão mais atenção às palavras do que às coisas; o que faz com que concordem muitas vezes com termos que não entendem e que não se preocupam em entender, ou porque acreditam tê-los entendido noutros tempos, ou porque lhes pareceu que aqueles que lhos ensinaram conheciam-lhe o significado e que eles o aprenderam pelo mesmo meio.

Só os mortos conhecem o fim da guerra.

George Santayana

Nota: Trecho adaptado da frase que costuma ser erroneamente atribuída a Platão.

Apenas os mortos verão o fim da guerra.

Douglas MacArthur

Nota: Citação inspirada no pensamento de George Santayana erroneamente atribuída a Platão.

Só a crítica pode cortar pela raiz o materialismo, o fatalismo, o ateísmo, a incredulidade dos espíritos fortes, o fanatismo e a superstição, que se podem tornar nocivos a todos e, por último, também o idealismo e o cepticismo, que são sobretudo perigosos para as escolas e dificilmente se propagam no público.

Todos os que desfrutam acreditam que da árvore o que importa é o fruto, quando na verdade o que importa é a semente: eis a diferença entre os que desfrutam e os que crêem.

Quem conta uma mentira raramente nota o fardo que assume; pois para sustentar uma mentira ele tem que inventar outras vinte.

O mundo do sofrimento é necessário para que o indivíduo seja obrigado a criar a visão libertadora, porque só assim, abismado na contemplação da beleza, permanecerá calmo e cheio de serenidade

Tudo o que existe é justo e injusto, e em ambos os casos igualmente justificável.

O melhor amigo terá provavelmente também a melhor mulher, porque o bom casamento residente no talento da amizade.

Tem tão pouco valor tudo aquilo que tem preço.

Com ajuda da moralidade do costume e da camisa-de-força social, o homem foi realmente se tornou confiável.

Nossa vocação toma conta de nós, mesmo quando não a conhecemos; é o futuro que dita a regra do nosso hoje.

Eu não dou esmolas. Não sou pobre bastante para isso.

Quanto mais imperfeita for a nossa percepção, maior será a extensão do bem.

Ela ama o erro, porque, vive, e ama a vida!

Quando o amor ou o ódio não participa do jogo, a mulher é jogadora medíocre.

"Então a multidão dispersou-se, porque até a curiosidade e o pavor se cansam..."

Aquilo que não gostamos, costumamos tratar com injustiça.

"É muito mais difícil dar o bem do que aceitar o bem, porque dar o bem é uma arte. É a última e mais astuta arte, a bondade".
(Em "Assim falava Zaratustra" - página 236)

Evitem o martírio! O sofrimento "pela verdade"! E até mesmo a defesa de si! Corrompe a inocência e a sutil neutralidade da sua consciência.