Frases de Rui Barbosa

Cerca de 102 frases de Rui Barbosa

O princípio dos princípios é o respeito da consciência, o amor da verdade.

Mas, se a sociedade não pode igualar os que a natureza criou desiguais, cada um, nos limites da sua energia moral, pode reagir sobre as desigualdades nativas, pela educação, atividade e perseverança.

A justiça, cega para um dos dois lados, já não é justiça. Cumpre que enxergue por igual à direita e à esquerda.

Criaturas que nasceram para ser devoradas, não aprendem a deixar-se devorar.

Não há judicatura, sem lei que a crie, nem processo sem judicatura, nem sentença sem processo.

Os canalhas também envelhecem.

"As leis que não protegem nossos adversários não podem proteger-nos."

Não há nada mais relevante para a vida social que a formação do sentimento da justiça.

A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade... Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real.

Rui Barbosa
BARBOSA, R., Obras completas de Rui Barbosa

Nota: Trecho de discurso no Largo de São Francisco, em São Paulo, intitulado de Oração aos Moços,

...Mais

Se um dia, já homem feito e realizado, sentires que a terra cede a teus pés, que tuas obras desmoronam, que não há ninguém à tua volta para te estender a mão, esquece a tua maturidade, passa pela tua mocidade, volta à tua infância e balbucia, entre lágrimas e esperanças, as últimas palavras que sempre te restarão na alma: minha mãe, meu pai.

A especulação é no comércio uma necessidade; é nos abusos, uma inconveniência; mas entre as inconveniências dos abusos e a necessidade do uso, está, em todos os casos dessa espécie a liberdade, que deve ser respeitada, porque se em nome de abusos possíveis nos quiserem tirar a liberdade do uso, talvez não nos deixem água para beber.

Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam com a outra.antes se negam, se repulsam mutuamente. a política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.

Rui Barbosa
BARBOSA, R., Obras completas de Rui Barbosa

Eu não troco a justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela supertição, a realidade pelo ídolo.

Aos elogios do mundo, prefiro os aplausos da minha consciência.

A acusação é sempre um infortúnio enquanto não verificada pela prova.

Rui Barbosa
BARBOSA, R., Novos Discursos e Confissões

Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles.

Se os fracos não tem a força das armas, que se armem com a força do seu direito, com a afirmação do seu direito, entregando-se por ele a todos os sacrifícios necessários para que o mundo não lhes desconheça o caráter de entidades dignas de existência na comunhão internacional.

Rui Barbosa
BARBOSA, R., A Revogação da Neutralidade Brasileira

O escritor curto em idéias e fatos será, naturalmente, um autor de idéias curtas, assim como de um sujeito de escasso miolo na cachola, de uma cabeça de coco velado, não se poderá esperar senão breves análises e chochas tolices.

Rui Barbosa
BARBOSA, R., A Imprensa e o Dever da Verdade

É preciso ser forte e consequente no bem, para não o ver degenerar em males inesperados.

Dilatai a fraternidade cristã, e chegareis das afeições individuais às solidariedades coletivas, da família à nação, da nação à humanidade.