Frases sobre racismo para desconstruir estereótipos
O tipo de racismo que se vive no Brasil é um racismo que esvaziou o preto. Ele não deixou nem o ódio. Porque o ódio é um sentimento útil numa guerra, entendeu? Uma coisa é você ter revolta, outra coisa é você não ter nada.
(Mano Brown)
Ser gentil não exige cor;
Ser gentil é ter consciência;
Ter consciência é não ter racismo;
Ter consciência é promover igualdade e amor.
Em pleno século XXI, é incompreensível ainda existir racismo e preconceito social. Falamos tanto em Deus e sobre seu amor, mas ainda não aprendemos nada sobre Ele e seu amor.
O racismo é a amplitude do egoísmo, do indivíduo se achar o centro do universo, como sendo a pessoa mais importante dentre todos os demais, independente de vários fatores socioeconômicos ou culturais.
O racismo é muito mais
presente na mente dos que se dizem vitimados, do que naqueles que de fato o praticam.
Problemas sociais, como o racismo e o feminicídio, entre outros, são frequentemente apresentados pela mídia capitalista de maneira a atrair audiência, em vez de abordar profundamente as raízes dessas questões sociais.
Não são combatidos; são vendidos.
Não somos inimigos senão do racismo e da opressão.
Se há uma lição que podemos aprender com a luta contra o racismo, tanto em nosso país quanto no seu, é que o racismo precisa ser conscientemente combatido, e não discretamente tolerado.
Sim, existem ainda pontualmente racismo, machismo, homofobia e etc; por uma simples razão: o mundo nunca se livrará dos idiotas.
E essa é a perversidade do racismo. Porque ele simplesmente te impede de visitar os próprios infernos.
"Assim como o câncer aflige o corpo, o racismo e o preconceito corroem a alma da sociedade. É hora de tratarmos essas doenças sociais com compreensão, empatia e respeito, para curarmos nossa coletividade."
O rei do pop era preto. O rei do futebol era preto. O rei do baião era preto. Se o racismo no mundo fosse realmente estrutural como dizem aqueles que o instrumentalizam, nenhum dos três tinha sido rei.
O racismo é o cárcere psicológico onde aprisionamos a dignidade humana, perpetuando uma ilusão de superioridade que corrói a fundação ética de nossa sociedade.
