Frases de Frei Leonardo Boff
"Quando compreendemos o verdadeiro significado da resiliência, que flui de um amor obstinado e totalmente comprometido com o desejo de superar a nós mesmos e todas as nossas limitações interiores, vemos que o que verdadeiramente nos limitava era apenas a nossa mentalidade. Pois assim como uma pessoa se vê por dentro, assim ela se torna."
Quando o amor fala mais alto...
Não espere amor de quem nunca o conheceu. Seja você a expressão mais pura, verdadeira e espontânea do amor. Quando se sentir oprimido pelas pessoas e pelas adversidades da vida, não aja como um espinho que fere e se fere. Seja como uma rosa que, quanto mais espremida, mais revela sua beleza e perfume.
O poder de valorizar-se
O amor não se compra, conquista-se. Deveríamos nos amar mais e julgar menos. Deveríamos permitir que tudo o que precisa sair de nossas vidas, vá embora de fato. Não impedir pessoas de seguirem seu caminho se não desejam mais a nossa companhia. Isso é uma questão de amor-próprio e de respeito à vontade alheia.
A razão pela qual poucos alcançam a verdadeira sabedoria está relacionada à nossa prepotência e arrogância em buscar apenas o conhecimento que vem da nossa condição humana, negligenciando a sabedoria que vem de Deus e que se manifesta na simplicidade e humildade no relacionamento diário com Ele.
Quando o amor deixar de ser apenas um sentimento e uma concepção mental em nossas vidas, e passar a ser o nosso próprio estilo de vida, então vamos aprender que o segredo para uma vida próspera, plena e abundante começa e termina nele e nos seus princípios e virtudes que transformam nossas vidas.
Desenvolver a salvação é como respirar: não podemos viver sem o oxigênio que, ao entrar em nós, produz vida. Da mesma forma, a graça de Deus, quando compreendida e aplicada da forma correta em nossas vidas, irá produzir a verdadeira vida espiritual e, através dela, poderemos vencer cada um dos nossos pecados.
"Desde o nosso nascimento até o fim de nossas vidas, a tendência é caminhar para a morte espiritual e emocional. Por isso, devemos buscar trazer vida e esperança através da presença do Espírito Santo, que nos modela segundo o padrão de santidade de Deus, produzindo uma vida plena e abundante."
A finitude da vida, comparada à eternidade, é tão efêmera e passageira que não vale a pena gastar cada momento correndo atrás de coisas que não remetem ao amor, à bondade, à humildade e que não são fundamentadas na sabedoria de Deus, que dão sentido e significado à nossa vida, transformando-a a cada momento.
Quando você estiver com um questionamento interior e se sentir duvidoso e dividido com relação a amar e perdoar todos aqueles que falham com você, isso é um sinal de que você ainda não amadureceu para o verdadeiro sentido da vida, pois ela é um reflexo do amor e perdão de Deus para conosco.
Pessoas feridas emocionalmente ferem outras, pessoas amarguradas amarguram os outros, pois ninguém pode dar o que não tem. Por isso, devemos depositar toda a nossa esperança, confiança e expectativa no amor de Deus, para que Ele nos ensine a ser supridos por Ele e, assim, não sermos afetados pela negatividade dos outros.
Quando conhecemos as verdades libertadoras da Palavra de Deus, e ela nos revela o amor dEle por nós, descobrimos que, em meio às nossas adversidades, jamais estaremos sozinhos, pois a Sua bondade, misericórdia e graça serão sempre um firme e inabalável fundamento para nos manter em paz e prosperidade.
"Quando não nos resta mais esperança e as expectativas em nossas vidas parecem morrer junto com os nossos sonhos, lembre-se de que existe um Deus que tem o controle de tudo em Suas mãos e tem um amor imensurável por você. Através de Sua graça, Ele quer conduzi-lo pelas Suas verdades, onde há paz, prosperidade, honra e vida abundante."
"Quando nossa comunicação é excelente, tudo em nós tende a seguir essa excelência. Por isso, devemos comunicar à nossa mente, alma e espírito não o que pensamos ou sentimos sobre nós mesmos, mas a voz diretiva de Deus, através da presença do Espírito Santo, que nos leva a ressignificar tudo o que somos e fazemos."
A diferença entre uma pessoa bem-sucedida e uma pessoa que fracassa reside em onde depositam sua confiança e esperança. A pessoa bem-sucedida confia em Deus e em Sua vontade perfeita e infinita. Já a pessoa que fracassa deposita seu futuro na inconstância e nas limitações de suas próprias forças.
A autoresponsabilidade sempre será o melhor caminho para a cura interior dos males da alma. Ela só faz efeito quando aprendemos a assumir os riscos e as consequências de nossas atitudes. E quando compreendemos que somos nós que damos abertura para que o mal nos atinja, também devemos entender que somente nós mesmos podemos nos curar.
"A razão pela qual muitos não vencem seus conflitos exteriores está intimamente relacionada ao fato de não se conhecerem interiormente. Devido à ignorância e à falta de entendimento e discernimento sobre si mesmos, acabam sendo vencidos e dominados por aquilo sobre o que poderiam prevalecer."
"Para vencer as adversidades e problemáticas exteriores, primeiro precisamos ser instruídos nos caminhos da verdade, pois somente ela pode nos direcionar ao pleno conhecimento de quem somos. Dessa forma, passaremos a vencer nossos conflitos interiores para, então, podermos prevalecer sobre tudo o que nos afeta."
"O arrependimento, nascido da dor, expande nosso discernimento e entendimento. Só então percebemos como falhamos em coisas que poderíamos ter acertado. O medo nos impede de enfrentar os problemas, levando-nos a persistir no erro, ao invés de buscar a verdade libertadora e a vida plena que almejamos."
"Dentro de nós, existem três versões de nós mesmos: a versão de quem realmente somos, a versão de quem somos em Deus e que só Ele conhece, e a versão que demonstramos às pessoas. E aquela que mais alimentarmos será a que irá determinar o nosso destino e a qualidade da vida que viveremos dia após dia."
O amor expresso com compaixão, misericórdia e bondade cultiva uma qualidade de vida emocional profunda, onde a paz, a alegria e o contentamento florescem naturalmente. Essa transformação interior nos conduz a uma realidade de vida plena e autêntica, onde não buscamos a validação externa do afeto alheio.
